Sobre o Projeto 1001

Nos últimos meses, este blog tem divido as atenções desta blogueira que vos escreve com outro projeto. E embora, eu tenha postado algum conteúdo relacionado por aqui, nunca de fato expliquei ou apresentei o Projeto 1001 adequadamente para meus leitores. Então, sem mais delongas, chegou a hora!

Talvez você ainda não tenha percebido, mas minha praia é escrever. Nunca tive interesse por projetos em vídeo, mas com o aumento do interesse do público para este tipo de conteúdo, comecei a cogitar produzir algo nesse formato há algum tempo. Entretanto não queria apenas recriar o que todo mundo está fazendo. Foi então que decidi recriar o que eu mesma já fiz! 

Lá em 2010 eu participei, ao lado de duas amigas, do projeto DVD, Sofá e Pipoca. Cuja proposta consistia em assistir uma lista de filmes, resenhá-los e descobrir curiosidades. O projeto durou seis anos, e nos últimos cinco acompanhava uma lista aleatória criada por nós mesmas. Mas no primeiro ano tiramos a lista de um livro, o Almanaque do Cinema Omelete, que tinha 50 filmes. 

Para este novo projeto, escolhi um livro mais ousado e conhecido: 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer, catálogo famoso de Steven Jay Schneider. E as resenhas escritas deram lugar à vídeos curtos no TikTok que apresentam e demonstram um pouco da minha experiência ao assistir cada título. A frequência de postagem é de dois filmes por semana.

Inicialmente tentei criar um projeto que unisse vídeo e texto, publicando por aqui o conteúdo extra que não cabia nos vídeos. Mas depois de algumas semanas ficou evidente que os públicos dos dois veículos não se conversam (uma pena!).  Então resolvi encerrar os posts por aqui. Talvez eu traga uma ou outra atualização esporádica do que acontece por lá.

A edição do livro que estou usando é a de 2010 (capa do Coringa de Batman: O Cavaleiro das Trevas), que tem filmes lançados até 2009. E sim, cada nova edição é atualizada com novos títulos. No Brasil a edição mais recente lançada é de 2013 (capa de A Vida de Pi), mas todas as versões já estão esgotadas na editora. Em seu país de origem, a publicação mais recente é de 2021. 

Talvez no futuro eu tenha acesso as versões atualizadas e expanda a lista. Por hora, ainda tem muito filme para me ocupar na lista atual. E claro, que agora vou colocar a lista do que já saiu por lá para você dar uma olhada!

Clique nos títulos para ver os vídeos no TikTok!

E.T.: O Extraterrestre (1982 – EUA) - Resenha - Curiosidades

O Mistério da Torre (1951 - Reino Unido) - Resenha 

A General (1926 - EUA) - Resenha 

Laranja Mecânica (1971 - Reino Unido/EUA) - Resenha - Curiosidades

A Regra do Jogo (1939 - França) - Resenha 

Duas ou Três Coisas que Sei Dela (1967 - França) - Resenha 

Soldado de Laranja (1977 - Holanda) - Resenha 

Desejos Proibidos (1953 - França, Itália) - Resenha 

O Fantasma da Ópera (1925 - EUA) - Resenha 

Ivan, O Terrível (1944/1958 - União Soviética) - Resenha 

Pinóquio (1940 - EUA) - Resenha 

A Fantástica Fábrica de Chocolates (1971 - EUA) - Resenha - Curiosidades

Estação Central do Cairo (1958 - Egito) - Resenha 

O Bebê de Rosemary (1968 - EUA) - Resenha 

A Felicidade Não se Compra (1946 - EUA) - Resenha 

Os Pássaros (1963 - EUA) 

A Última Gargalhada (1924 - Alemanha)

Pequena Miss Sunshine (2006 - EUA)

18 filmes em dois meses! Só faltam 982... Me seque lá no TikTok pra ver se consigo completar a lista!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem