Soldado de Laranja - Projeto 1001

Você também tem a sensação de que as histórias sobre a Segunda Guerra Mundial nunca se esgotam? Principalmente quando uma obra deixa de lado os grandes nomes, e olha para as milhares de pessoas que tiveram suas vidas afetadas pelo conflito. Soldado de Laranja até tem um bom vislumbre do macro, mas foca mesmo é no impacto da guerra na vida de um grupo de estudantes holandeses. 

O filme acompanha um grupo de universitários durante os anos de guerra, com foco maior em Erik. O personagem de Rutger Hauer passa pela empolgação de defender seu país, pela captura, fuga, luta, desesperança, desistência, retorno à causa, e quase todas as possibilidades que um jovem poderia enfrentar naquela situação. 

O que Erik não enfrenta podemos ver através de seus amigos. Tem quem lute na surdina, quem é encurralado pelas circunstâncias, quem perde a vida, e até quem resolva lutar pelo outro lado. O filme nos convida a refletir e compreender porque cada um dos personagens faz as escolhas que faz, mesmo que a gente não concorde com elas.

Paul Verhoeven traz todos esses conflitos e reflexões, em paralelo com a guerra de fato. Tanto com cenas grandiosas de batalhas e perseguições, quanto com a sutileza da espionagem e da cautela nas ações. Sem receios em mostrar, sangue, tortura e nudez, a guerra que o diretor entrega é impactante e aflitiva. O que acentua ainda mais nossa empatia e preocupação pelos personagens. O filme mais caro e grandioso da Holanda de sua época, que faz jus ao título com boas cenas de ação, muitas locações e uma reconstrução de época eficiente. 

Com tanta história para contar (vale lembrar, o filme acompanha toda o período da guerra), o filme é um tanto longo. Tem mais de duas horas e meia de duração, e até o tradicional intervalo no meio. Isso, e a barreira idioma para quem não conseguir cópias dubladas, pode ser um fator de afastamento do público. Afinal, passar tanto tempo em tamanha tensão não é fácil.

Entretanto, aqueles que persistirem, terão como recompensa, mais um retrato particular deste período tão relevante da história da humanidade. O longa, apesar de ficcional, tem sim inspirações em pessoas e acontecimentos reais. 

Soldado de Laranja tem importância histórica e cultural para a Holanda. Para nós, é mais uma produção para refletir sobre a guerra, suas consequências e a forma como afeta a pessoas. Além de ser bem produzida, intrigante e rica. Vale a sessão e merece um lugar na lista de indispensáveis de muita gente!

Soldado de Laranja (Soldaat van Oranje)
Paul Verhoeven
1977 - Holanda - 2h35min
Drama, Suspense, Guerra

O Projeto 1001, é um desafio cinéfilo que está rolando aqui no blog e em meu TikTok. Nele eu tento assistir as produções listadas no livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer de Steven Jay Schneider. Sempre deixando minhas impressões, apontando detalhes e curiosidades. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem