Duas ou Três Coisas Que eu Sei Dela - Projeto 1001

Este é apenas meu segundo filme de Godard, em 2010 assisti Acossado para outro projeto e admito, ainda não fui conquistada pelo diretor.  Sua técnica e experimentação são admiráveis, mas não conversam muito com esta blogueira que vos escreve. 

Duas ou Três Coisas Que eu Sei Dela acompanha um dia na vida de uma dona de casa e prostituta parisiense, ao mesmo tempo que reflete sobre a guerra do Vietnã e outras questões contemporâneas.

Godard observa o cotidiano de um fenômeno apontado por uma revista francesa da época. O de mulheres casadas do subúrbio que se prostituem, com aval do marido, para melhorar a renda em casa. Ao mesmo tempo, reflete sobre capitalismo, consumismo, e até a guerra do Vietnã. O “ela” do título é na verdade a Paris, a vida urbana na capital em 1967.

Essa especificidade de local, época e até grupo da população, são uma das características que tornam o filme difícil de se relacionar para o público de hoje. Outro fator determinante é o exercício de linguagem que o diretor propõe. Usando recursos que ao mesmo tempo dão um ar documental à ficção, e distanciam o espectador da ação. Um exemplo gritante dessa construção de distanciamento são os vários takes em que personagens ficam muitos minutos de costas para a câmera, entretidos em suas atividades, sem se importar com o avanço da narrativa. Não significa o filme não esteja evoluindo ali. Está sim, mas ao invés de história, este entrega reflexões sobre seu tempo e realidade.  

Takes aleatórios da cidade, narração sussurrada, cartelas com temas, personagens olhando para câmera, muito ruído ambiente e ângulos de câmera esquisitos, tudo parece pensado para causar estranheza e desconforto com a realidade apresentada ali. Sendo este o propósito de Godard, não posso dizer que Duas ou Três Coisas Que eu Sei Dela, não seja excepcional no que promete entregar.

Por outro lado, também não posso afirmar que é uma produção que me agrada. É um filme de seu tempo, retrata a experiência de um período e locais específicos. É pelo registro de sua época, e no caráter experimental de seu formato, que acredito que ainda se mantenha relevante. Mas não está entre meus favoritos!

Duas ou Três Coisas Que eu Sei Dela (2 ou 3 choses que je sais d'elle)
Jean-Luc Godard 
1967 - França - 1h27min
Drama, Comédia

@bastosfabiane Esse eu não gostei! #DuasOuTresCoisasQueEuSeiDela #Godard #jeanlucgodard #projeto1001 #filme #cinema #classicos #desafio1001 #desafiocinefilo #1001filmesparaverantesdemorrer ♬ som original - gii
O Projeto 1001, é um desafio cinéfilo que está rolando aqui no blog e em meu TikTok. Nele eu tento assistir as produções listadas no livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer de Steven Jay Schneider. Sempre deixando minhas impressões, apontando detalhes e curiosidades. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem