O longa é baseado no livro infantil homônimo de Roald Dahl, publicado em 1964. O autor também é responsável por outros clássicos que já ganharam as telas como, Matilda, As Bruxas (que deu origem aos filmes Convenção das Bruxas), O Bom Gigante Amigo e James e o Pêssego Gigante.
Roald Dahl não gostou do roteiro do filme e por isso proibiu qualquer adaptação futura do livro e da sequencia Charlie e o Elevador de Vidro. A adaptação de 2005, dirigida por Tim Burton e estrelada por Johnny Depp só aconteceu após a morte do autor, com o consentimento de sua viúva.
A música que Wonka canta no barco "There's no earthly way of knowing... " é a única retirada do livro. As outras fora escritas especificamente para o filme. Talvez por isso o autor não tenha gostado!
Ofilme foi rodado em Munique, na Alemanha, mas os produtores precisaram que sair do país para recrutar mais Oompa Loompas. Muitos deles não falavam inglês por isso a sincronia labial nos números musicais não é correta.
A sequência dos créditos de abertura foi filmada em uma fábrica de chocolate real (a Tobler) na Suíça.
A maioria das barras de chocolate eram feitas de madeira, mesmo assim muitos dos objetos e plantas do filme eram mesmo comestíveis, inclusive os pirulitos gigantes. Já a flor-xícara que Wonka saboreia após beber seu conteúdo era de cera. Gene Wilder, mastigou pedaços de cera até o fim do take.
Depois de ler o roteiro, Gene Wilder disse que iria fazer o filme sob uma condição: que ele seria permitido fazer uma cambalhota na cena quando ele encontra pela primeira vez as crianças. Quando perguntado por que, Gene Wilder respondeu que, ver Willy Wonka começar mancando e acabar dando cambalhotas iria definir o tom para o personagem. Ele queria retratá-lo como alguém cujas ações eram completamente imprevisíveis.
A razão para todos os objetos no escritório de Wonka serem cortados ao meio, é que seria chato assistir a um escritório comum após tantos cenários criativos no filme.
A reação das crianças ao verem a sala cachoeira de chocolate foi real, era a primeira vez que viam o cenário.
A cena em que Augustus Gloop foi entrevistado por ser o primeiro a encontrar o Bilhete Dourado foi filmado em um restaurante alemão de verdade. A maioria dos figurantes estava para almoçar e esbarraram com as gravações.
No filme Veruca é "descartada" por ser um ovo ruim, no livro ela é considerada uma noz ruim.
Outros detalhes que não estavam no livro e foram criadas pelo roteirista David Seltzer, são as pérolas de conhecimento proferidas por Wonka. A maioria citações de personalidades conhecidas, confira algumas delas:
"O suspense é terrível, eu espero que dure" - The Importance of Being Earnest de Oscar Wilde
"Candy is dandy, but liquor is quicker" - Reflections on Ice Breaking de Ogden Nash
" Volta ao mundo e casa de novo, essa é a maneira do marinheiro!" - Homeward Bound de William Allingham
"É minha alma que me chama pelo meu nome?" - Romeu e Julieta, William Shakespeare
O trecho da musica Pure Imagination:
"Sweet lovers love the spring time... " - As You Like It de William Shakespeare
Leia a resenha de A Fantástica Fábrica de Chocolate
O Projeto 1001, é um desafio cinéfilo que está rolando aqui no blog e em meu TikTok. Nele eu tento assistir as produções listadas no livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer de Steven Jay Schneider. Sempre deixando minhas impressões, apontando detalhes e curiosidades.
Postar um comentário