A Fantástica Fábrica de Chocolate - Projeto 1001

Ano passado a primeira versão para os cinemas do livro de Roald Dahl, A Fantástica Fábrica de Chocolate, completou cinquenta anos. Surpreendentemente, apesar de datado em alguns detalhes, a maioria das críticas e temas abordados aqui ainda é extremamente atual.

 Se você passou a vida preso na Loompalândia e nunca ouviu falar desse clássico do "Cinema em casa" (a seção da tarde do SBT) , o filme acompanha cinco crianças sortudas que ganham bilhetes para visitar a misteriosa fábrica de chocolates de Willy Wonka. Um lugar mágico povoado por Oompa-Lompas, comandado por um sábio louco, que vai ensinar algumas lições para a molecada e seus pais.

A promessa é de uma aventura simples e deliciosa, mas a entrega é de algo muito mais rico do que o esperado para um filme infantil. Oficialmente um filme para toda a família, além do encantamento e das lições para os pequenos, o roteiro traz críticas à sociedade do consumo que se aplicam até hoje. 

Um filme sobre ganância. A ganância que desperdiça toneladas de chocolate na busca pelos bilhetes dourados, a ganância de querer mais como Veruca, ter mais, ser o primeiro como Mike Tevê, ser o melhor como Violet, ser especial... e todos os danos e consequências que essa ambição desenfreada pode trazer.

Outra crítica bastante coerente, e sempre atual é sobre a criação dos filhos. Pais alienados, competitivos, que fogem da responsabilidade de educar apenas dando tudo que a criança deseja... não faltam maus exemplos a serem notados aqui. Um mal exemplo acidental, no entanto, é o vício em fumo do Vovô Joe e a conivência da família. Charlie e sua mãe insistem em pagar seu tabaco, mesmo que este dinheiro seja necessário para coisas mais importantes, como comprar comida. Um dos poucos temas que não envelheceu muito bem.

Entre as lições a mais relevante é a da honestidade, que eventualmente será recompensada. Embora o filme convenientemente esqueça que Charlie e seu avô também burlaram as regras. E na vida real a recompensa por fazer o certo talvez nunca chegue. 

O elenco mirim faz um bom trabalho especialmente nos números musicais, mas a atuação que chama mesmo atenção é a de Gene Wilder. Seu Willy Wonka é tão sábio quanto louco, e absolutamente imprevisível, embora pareça prever o que vai acontecer às crianças. 

Técnica e visualmente tem momentos datados, mas aí entra o fator nostalgia e charme. A montagem moderninha cheia de intervenções e os efeitos práticos são um charme. E as canções um tanto quanto repetitivas e melosas para os ouvidos de hoje, não vão desagradar quem de fato gosta de musicais. Só o rio de chocolate com cara de água marrom tóxica é difícil de comprar. 

A Fantástica Fábrica de Chocolate é um filme que te diverte ao submeter crianças malcriadas a torturas criativas. Eis aí mais um tema a se pensar, uma crítica pessoal quanto ao que nos diverte. Cheio de momentos de doçura, mas também de crítica e sarcasmo. É um clássico adorável, merece estar na lista de todos!

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Willy Wonka & the Chocolate Factory)
Mel Stuart
1971 - EUA - 1h40min
Fantasia, Musical 

Confira curiosidades de A Fantástica Fábrica de Chocolates!

O Projeto 1001, é um desafio cinéfilo que está rolando aqui no blog e em meu TikTok. Nele eu tento assistir as produções listadas no livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer de Steven Jay Schneider. Sempre deixando minhas impressões, apontando detalhes e curiosidades.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem