Uma Noite no Museu: O Retorno de Kahmunrah

O pacote de lançamentos de fim de ano do Disney+ trouxe o quarto filme da franquia Uma Noite no Museu. Mas a produção está muito diferente do que os fãs dos filmes do Ben Stiller esperariam, à começar pela ausência não apenas do comediante, mas de todo o elenco original. E pelo novo formato, agora esta é uma franquia animada!

Passado após os eventos do terceiro filme, e ignorando o fato de que a placa que dá vida ao museu foi transferida para Londres, Uma Noite no Museu: O Retorno de Kahmunrah nos leva de volta ao Museu de História Natural de Nova York. Onde Larry (voz de Zachary Levi) tem dificuldades de encontrar um guarda noturno para substituí-lo. 

É aí que os "residentes do museu" tem a ideia de trazer seu filho Nick ( Joshua Bassett) para o serviço. Afinal ele cresceu nos corredores do museu. O que pode dar errado Desastrado e inseguro, o garoto acidentalmente liberta Kahmunrah (Joseph Kamal) o vilão do segundo filme que, por acaso, estava guardado no porão do Museu. 

É claro que o malvado não-faraó egípcio tem seu próprio plano para dominar o mundo. E Nick vai precisar correr para impedi-lo antes da noite terminar, com a ajuda de Teddy Roosevelt (Thomas Lennon), Sacagawea (Kieran Sequoia), Atila o Huno (Alexander Salamat) Joana D'arc (Alice Isaaz), Lars (Zachary Levi) e os pequenos Octavius (Jack Whitehall) e Jedediah (Steve Zahn).

Reparou nos créditos? Sim, o elenco de vozes é todo novo. E o desing dos personagens não traz semelhanças com suas versões originais em carne e osso (à excessão talvez de Teddy Rossevelt). Agora sob o selo Disney depois da compra da Fox a franquia parece estar ganhando novos direcionamentos. Mais infantil, e livre de nomes famosos. Há rumores que o longa é o piloto para uma série animada. 

Para acomodar esses novos rumos, alguns ajustes precisaram ser feitos, o que pode incomodar os fãs da franquia. Desde alterações de eventos, como a localização atual da placa, até troca de personagens. Desde quando há uma Joana D'arc, e onde está Ahkmenrah o dono da placa mágica? Mudanças que poderiam ser relevadas, se a nova aventura compensasse. Mas não é o caso.

Comandada por um personagem extremamente inseguro e negativo (é difícil não se irritar com a demora na evolução de Nick), a aventura se limita a repetir o que já fora visto na franquia. Desde as soluções até o vilão reciclado do segundo filme. As convenientes visões de Joana D'arc são um dos poucos sopros de novidade na trama. 

Apesar de repetitivo, ao menos o ritmo é dinâmico, e a animação relativamente bem executada, apesar de nada excepcional. Deve funcionar muito bem com os pequenos. Quem optar por assistir a versão dublada, vai ter o benefício de ouvir as mesmas vozes da franquia de filmes, trazendo uma familiaridade que soma pontos positivos à produção. 

Apesar de respeitar bastante os longas originais, Uma Noite no Museu: O Retorno de Kahmunrah marca uma nova fase da franquia. Agora assumidamente para crianças, e não "para toda a família" como anteriormente. É mais simples e repetitiva, com toda cara de animação seriada. Não duvido que sejam reais os rumores de que uma série para o streaming é o futuro dos animados residentes de museu. 

Uma Noite no Museu: O Retorno de Kahmunrah (Night at the Museum: Kahmunrah Rises Again)
2022 - EUA - 77min
Animação, Aventura, Comédia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem