Ivan, o Terrível - Projeto 1001

Um ambicioso projeto de uma trilogia de filmes sobre o czar que unificou a Rússia na Idade Média, encomendado por Josef Stalin. Esta é a apresentação mais direta e precisa de Ivan, o Terrível. Mas a realidade é um pouco mais complexa que isso. 

A começar pela própria produção. Pensado para ser três filmes, a Parte I foi lançada em 1944. Stalin não gostou da representação de Ivan (aparentemente ele se via como um sucessor da figura histórica) e baniu a Parte II, inviabilizando por consequência, as filmagens da Parte III. A segunda parte foi lançada em 1958, anos depois da morte do governante.

Enaltecer um ícone nacional para reforçar a identidade do povo. Sim, o longa tem toda a cara de propaganda nacionalista, mesmo que Stalin não tenha gostado. E este já é o primeiro empecilho para nos relacionarmos com o filme. A linguagem é outra barreira. Já falado, mas ainda em preto e branco, o longa tem todo o estilo dos filmes mudos de décadas antes. Atuações teatrais, longos closes, que ressaltam bastante as reações dos personagens. Atmosfera pomposa, como se os personagens tivessem ciência de estar fazendo história no momento em que ela acontece. Inclua aqui poses heroicas com música imponente ao fundo para serem admiradas. 

O roteiro é bastante episódico, como se fosses capítulos de um livro de história, a coroação, o casamento, a guerra.... consigo até imaginar Stalin incluindo a produção no currículo escolar (se ele tivesse gostado, claro). Para mostrar os momentos mais relevantes da vida do governante, o roteiro salta no tempo, sem cerimônias, preparação e sem explicar o que acontecera no hiato. 

A escala da produção é grandiosa. Muitos figurantes, figurinos luxuosos, cavalos e explosões nas ambiciosas sequencias de guerra. Dentro do estilo e linguagem escolhidos, o trabalho de Sergei Eisenstein em coordenar tudo isso. 

O problema é mesmo o estilo, e linguagem, que não envelheceu bem, e não consegue superar a barreira do tempo. Sabe, quando a gente abraça um formato completamente estranho ao nosso tempo, porque ele ainda é muito eloquente e cheio de conteúdo? (Chaplin é o exemplo perfeito disso) Aqui não é o caso. Depois que superamos a curiosidade, e a graça do estilo pomposo e teatral, não sobra muito com que se entreter. Ou mesmo aprender, já que precisão histórica não era o objetivo aqui. 

Ivan, o Terrível quer reverenciar um ícone, reforçar o orgulho nacional através dele. O problema, é que este ícone não é nosso, muito menos o orgulho que ele evoca. Seja históricamente ou em seu formato, não conversa com a gente! Além disso, quem gostaria de se identificar com algo conhecido por Terrível? Eu não!

Ivan, o Terrível (Ivan Groznyy) partes I e II
Sergei Eisenstein
1944/1958 - União Soviética 
Épico/Drama/Biografia

O Projeto 1001, é um desafio cinéfilo que está rolando aqui no blog e em meu TikTok. Nele eu tento assistir as produções listadas no livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer de Steven Jay Schneider. Sempre deixando minhas impressões, apontando detalhes e curiosidades.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem