Curiosidades de Laranja Mecânica - Projeto 1001

Laranja Mecânica é baseado na obra literária homônima de Anthony Burgess.

O romance foi inspirado em um fato real ocorrido em 1944: o estupro, por quatro soldados americanos, da primeira mulher do autor, Lynne

De acordo com o autor Anthony Burgess, o título do livro (e do filme) veio da gíria do leste de Londres, derivada da frase "tão estranho quanto uma laranja mecânica". No entanto, nenhuma referência idependente à gíria é conhecida. Acredita-se que Burgess inventou a frase ele mesmo.

No livro, o sobrenome de Alex em momento algum é revelado. Especula-se que DeLarge seja uma referência a um momento no livro em que Alex chama a si mesmo de "Alexander the Large".

O romance e o filme terminam de maneira muito diferente. No filme Alex volta aos seus velhos hábitos ultra violentos. Quanto ao romance, Alex realmente retoma uma vida violenta, mas esse não é o final. Eventualmente, Alex realmente deseja deixar de ser uma ameaça para a sociedade, conseguir uma esposa e viver como um bom cidadão.

A linguagem utilizada por Alex foi inventada pelo autor Anthony Burgess, que misturou palavras em inglês, em russo e gírias.

Primeiro roteiro solo de Stanley Kubrick.

O primeiro corte de Stanley Kubrick (antes de contratar vários editores assistentes) durou quase quatro horas. Imagina, mas duas horas dessa angústia que esse filme gera. 

Stanley Kubrick mandou seu assistente destruir todas as imagens não utilizadas. Nada de versão estendida então!

Alex cantando "Singing in the Rain" (tema famoso por sua aparição em Cantando na chuva de 1952) enquanto ataca o escritor e sua esposa não foi roteirizado. Stanley Kubrick passou quatro dias experimentando essa cena, achando-a muito convencional. Eventualmente, ele se aproximou de Malcolm McDowell e perguntou se ele poderia dançar. Eles fizeram a cena novamente, desta vez com McDowell dançando e cantando a única música que ele conseguia lembrar no momento. Kubrick se divertiu tanto que rapidamente comprou os direitos de "Singing in the Rain" por US$ 10.000.

Anos mais tarde quando Malcolm McDowell conheceu Gene Kelly em uma festa o astro de Cantando na Chuva se virou e foi embora com desgosto. Kelly ficou profundamente chateado com a forma como "Singing in the Rain" foi retratada em Laranja Mecânica (1971).

Stanley Kubrick temia que os donos dos cinemas editassem o filme. Assim, todas as semanas, as bobinas eram trocadas por uma cópia limpa e inspecionada.

Basil, a cobra, foi colocada nas filmagens após o diretor Stanley Kubrick descobrir que Malcolm McDowell tinha medo delas.

O primeiro filme de ficção científica a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. Foi indicado também a Direção, Roteiro Adaptado e Edição, mas não levou nenhum.

Leia a resenha de Laranja Mecânica

O Projeto 1001, é um desafio cinéfilo que está rolando aqui no blog e em meu TikTok. Nele eu tento assistir as produções listadas no livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer de Steven Jay Schneider. Sempre deixando minhas impressões, apontando detalhes e curiosidades. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem