A Cronologia de Star Wars

Então você está acompanhando Andor semanalmente e se perguntando: quando foi que essa aventura aí aconteceu? Seus problemas acabaram! Eis aqui uma lista simples e prática para você entender a ordem dos acontecimentos em Star Wars, e quem sabe fazer aquela mega maratona! 

Vale lembrar, a lista inclui apenas as obras consideradas canônicas pela franquia. Tem muito material extra espalhado por aí para quem quiser consumir um pouquinho mais. 

Histórias dos Jedi - episódios 1 à 4

(Tales of the Jedi - 2022)

A série animada, é a mais difícil de situar nesta lista. Isto porquê ela se estende por um longo período de tempo, passando paralelamente a alguns filmes. Os quatro primeiros episódios acontecem antes mesmo do episódio um. Época do nascimento de Asoka Tano, e do treinamento de Qui-Gon Jim com seu então mestre Dookan. O quarto episódio acontece paralelamente aos eventos de A Ameaça Fantasma. 

Leia a crítica de Histórias dos Jedi!


Episódio I: A Ameaça Fantasma

(Star Wars: Episode I - The Phantom Menace - 1999)

Aparentemente estava tudo normal com a política da galáxia neste episódio, que mostra o primeiro encontro entre os Jedi Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi com os jovens Padmé Amidala e Anakin Skywalker. Mal sabiam eles que o ressurgimento dos Sith neste episódio é também o início da queda da República. 

Entre midi-chlorians, Jar Jar Binks e corridas de pods, este é um dos episódios mais execrados da saga. Embora estabeleça uma base forte para todo o desenvolvimento político da saga, e marque de forma eficiente primeiros encontros e relações de personagens. 


Episódio II: Ataque dos Clones

(Star Wars: Episode II - Attack of the Clones - 2002) 

Cerca de uma década depois dos acontecimentos do episódio anterior, a tensão na Republica se intensifica. As manipulações de Palpatine lhe concedem cada vez mais poder. Na jornada de Skywalker, Anakin reencontra Amidala e um romance surge. É também neste filme que o jovem padawan começa a flertar com o lado negro da Força.

Um filme que incomodamente conversa muito com nosso momento político atual (quem nunca viu o meme da Padmé apontando como a liberdade morre?). Sim Star Wars é política, disfarçada de batalhas de "navinhas" e lutas de sabre, goste você ou não. E este é o filme que mais explora este lado da franquia.

Leia a crítica de Ataque dos Clones!


A Guerra dos Clones
(Star Wars: The Clone Wars - 2008-2020)

Eis um combo de "filme + a primeira série da lista", e primeiro produto em animação da franquia. Se passa entre os episódios 2 e 3. É nela que realmente se desenvolve toda a trama em torno dos clones. Enquanto o conflito entre  República e os Separatistas se expande. Preeche lacunas e responde dúvidas deixadas pelos filmes. É aqui que vemos pela primeira vez uma das personagens favoritas do público Ahsoka Tano, a padawan de Anakin.

Iniciada com um longa-metragem de 2008, e depois continuada em formato de série. Com 133 episódios, com um pouco mais de vinte minutos de duração cada, e divididos em sete temporadas. 


Episódio III: A Vingança dos Sith

(Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith - 2005)

Três anos após os eventos do Episódio II, é o ápice dos conflitos entre República e os Separatistas. Um ultimato contra a Odem Jedi põe um fim na era da Republica, obrigando os membros sobreviventes como Obi-Wan e Yoda a se esconderem. A influência de Palpatine e seus prórpios temores, fazem Anakin sucumbir ao lado negro da força e se tornar Darth Vader. Enquanto Padmé dá a luz a Luke e Leia, longo antes de morrer de desgosto. 

É o episódio mais elogiado da trilogia conhecida como "prequel". Traz a ascensão do Império Galático, que todos conheciam e temiam na trilogia original. Tecnicamente é o filme onde o lado negro vence, mas novas esperanças sempre nascem, literalmente, nestes momentos.


Histórias dos Jedi - episódios 5 e 6

(Tales of the Jedi - 2022)

O quinto episódio compreende um grande período de tempo, começando ainda no treinamento de Asoka, antes dos eventos de A Vingança dos Sith, passando pela Ordem 66, e sua fuga para sobreviver. Enquanto o episódio final se passa já no período de domínio do Império, e início da resistência. 

Leia a crítica de Histórias dos Jedi!


The Bad Batch

(Star Wars: The Bad Batch - 2021, ainda em produção)

A segunda animação desta cronologia e a primeira a fugir da "jornada Skywalker). A série original Disney+ se passa nos primeiros anos do império. Segue “Os Malfeitos”, um esquadrão formado por "clones defeituosos", que diferem dos outros em algum aspecto. 

Uma das obras mais recentes da franquia, ainda está em produção com a segunda temporada prevista para 2023. O primeiro ano tem dezesseis episódios.


Han Solo: Uma História Star Wars

(Solo: A Star Wars Story - 2018)

Primeiro longa metragem a deixar de lado a família Skywalker, foca em outro queridinho dos fãs. O longa se propõe a mostrar as origens de Han Solo. Junto com ele também são apresentados Lando Calrissian e Chewbacka, além de vários personagens novos ainda não explorados na franquia. 

Outro filme não tão popular na franquia, trazendo vários detalhes que ninguém queria saber. Tira um pouco da mística por trás do famoso contrabandista. Não deve ganhar sequencias por não se sair bem entre público e crítica. E por isso deixa muitas questões em aberto.

Leia a crítica de Han Solo!


Obi-Wan Kenobi

(Obi-Wan Kenobi - 2022)

Cerca de dez anos após os eventos do Episódio III, acompanha a vida em reclusão do mestre Jedi. Bom, ao menos por um tempo, já que logo uma missão se faz urgente. A série de TV também traz as versões mirins de Luke e Leia, mostrando como esta última pode ter começado a se interessar pela causa rebelde. 

A série que traz de Ewan McGregor e Hayden Christensen de volta aos papéis de Obi-Wan e Anakin dividiu opiniões, mas o carisma do protagonista agradou a maioria. Tem seis episódios com cerca de uma hora cada. 

Leia a crítica de Obi-Wan!


Star Wars Rebels

(Star Wars: Rebels - 2014-2018)

A série animada aborda os primeiros passos da aliança rebelde. Apresenta personagens originais que conquistaram o público, além de trazer de volta figuras conhecidas como Leia, Obi-Wan, Lando, Darth Maul e Mon Mothma.

Produzida entre 2014 e 2018, tem um total de 77 episódios com cerca de vinte minutos cada, divididos em quatro temporadas.


Andor

(Andor - 2022 - ainda em produção)

Cinco anos antes dos eventos de Rogue One, Cassian Andor se deparando pela primeira vez com a aliança rebelde. Além de expandir os horizontes da luta que conhecemos nos filmes, a série pretende mostrar como este bandido com problemas com o Império vem a se tornar o revolucionário que veremos no futuro.

A primeira temporada da série tem doze episódios com cerca de uma hora cada. E a segunda temporada já fora confirmada antes mesmo de sua estreia.


Rogue One: Uma História Star Wars

(Rogue One - 2016)

No início de Uma Nova Esperança a princesa Leia precisa desesperadamente proteger os planos da Estrela da Morte. Em algum momento alguém se perguntou: como ela conseguiu esses planos? Pois bem, foi a equipe Rogue One que os conseguiu! Este prólogo do Episódio IV, mostra o grupo que se sacrificou para roubar os planos de construção da super arma, que mais parece uma pequena lua. 

Muito bem aceito por público e crítica, o filme de 2016 mostrou para a Disney, que o fã da saga estava disposto a ver novas histórias e novos formatos. 

Leia a crítica de Rogue One!


Episódio IV: Uma Nova Esperança

(Star Wars: Episode IV - A New Hope - 1977)

É o Star Wars Original, de quando ainda chamávamos de Guerra nas Estrelas. O jovem Luke Skywalker embarca em uma jornada heroica ao lado de Obi-Wan e Han Solo para atender a um pedido de socorro da Princesa Leia. A Estrela da Morte mostra todo seu poder, mas a Aliança Rebelde consegue sua primeira vitória. 

É o primeiro filme (atualmente no 9º da cronologia, isso pode mudar). Modelo perfeito da tal Jornada do Herói, e apresentação de muitos dos conceitos que mais tarde construíram este grande universo. 

Episódio V: O Império Contra-Ataca

(Star Wars: Episode IV - The Empire Strikes Back - 1980)

É claro que o Império iria revidar, não é mesmo? Mas nossos protagonistas continuam na luta. Luke vai treinar o uso da força, enquanto Leia e Han caem em uma armadilha. Personagens novos são apresentados e um grande plot-twist se tornou uma das reviravoltas mais famosas da cultura pop.

O favorito de muita gente, traz os personagens amados de volta em "novas aventuras". Expande história e universo, que a partir daí fica cada vez mais complexo. 


Episódio VI: O Retorno do Jedi

(Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi - 1983)

A conclusão épica da batalha entre Império e Aliança Rebelde, com a vitória dos mocinhos, claro! Meio que repete a missão do Episódio VI, destruir a estrela da morte, agora maior e melhor! Mas traz o drama familiar e a sedução do lado negro da força como elementos novos que diferenciam o filme.

Filme que traz os polêmicos Ewoks, por muito tempo foi o final oficial da franquia. Revela um pouco mais do parentesco de certos personagens, e continua expandindo o universo e as possibilidades da Força.


O Mandaloriano

(The Mandalorian - 2019 - ainda em produção)

Situada após a queda do Império, quando muita coisa ainda estava bagunçada por eles na galáxia. A série acompanha um caçador de recompensas mandaloriano em suas missões, a principal delas proteger o extremamente fofo Grogu, o Baby Yoda. Traz personagens das animações para o mundo do live-action e começa a preencher lacunas sobre o que aconteceu na galáxia entre os episódios VI eVII.

Tem duas temporadas com oito episódios cada, já tem o terceiro ano confirmado. A série é contemporânea da próxima produção da lista. 

Informações úteis para sua maratona de O Mandaloriano!

Crítica O Mandaloriano - 2ª temporada!


O Livro de Boba Fett

(The Book of Boba Fett - 2021)

Se passando mais ou menos no mesmo período do Mandaloriano, a série mostra como Boba Fett sobreviveu aos eventos do episódio VI, e o que tem feito desde então. Compartilha personagens e cenários com The Mandalorian.

A primeira temporada tem um total de sete episódios, ainda não há confirmações sobre um possível segundo ano da série.

Leia a crítica de Boba Fett!


Episódio VII - O Despertar da Força

(Star Wars: Episode VII - The Force Awakens - 2015)

A história é cíclica, na vida real e em uma galáxia fictícia muito distante. Por isso, parece que voltamos para o mesmo ponto que estávamos no Episódio IV. No lugar do Império, a primeira ordem. E um trio novo de jovens protagonistas, mais diversos e com passado mais complexo é mentoreado pelo agora experiente Han Solo. A General Leia comanda a nova resistência. Enquanto Kylo-Ren é o novo vilão com questões familiares. Personagens antigos e novos dão mais um passo a frente nessa grande história.

O retorno oficial da franquia, agora pelas mãos da Disney, continua discutindo autoritarismo. Mas dessa vez com mais nuances, especialmente no que se refere aos lados luminosos e sombrios da Força.

Leia a crítica de O Despertar da Força!


Episódio VIII - Os Últimos Jedi

(Star Wars: Episode VIII - The Last Jedi - 2017)

Luke finalmente dá as caras, mas Rey precisa convencê-lo que a lhe passar ensinamentos da Força, ao mesmo tempo que ela descobre uma conexão com Kylo-Ren. Poe Dameron e Finn se engajam em missões da resistência. 

Dando sequência aos eventos do episódio anterior, este é o capítulo mais injustiçado da franquia. Ao ousar ser diferente, mais complexo e cheio de nuances, foi rejeitado pelo nerd tóxico, o que gerou impacto nas obras de Star Wars como um todo. 

Leia a crítica de Os Ultimos Jedi!


Episódio IX: A Ascensão Skywalker

(Star Wars: Episode IX - The Rise of Skywalker - 2019)

Episódio final da saga, até o momento, segue a luta entre Resistência e Primeira Ordem. Dessa vez reunindo o trio Rey, Poe e Finn por quase toda aventura. Explora mais a conexão entre a moça e Kylo-Ren, enquanto um antigo inimigo resusge.

Fruto da divisão causada pelo Episódio VIII, o filme reverte mudanças e leva franquia de volta ao lugar comum, e caminhos conhecidos. O resultado? Mais divisão. Encerra este novo ciclo com uma batalha grandiosa, e muitas lacunas na história. 

Leia a crítica de A Ascensão Skywalker!

______

Fim da lista, ao menos por enquanto. Star Wars continua uma franquia ativa, e logo novos títulos devem entrar nesta cronologia. Agora pegue sua pipoca, comece sua maratona e que a força esteja com você! 

Leia também:

Invocaverso em ordem cronológica!

MCU em ordem cronológica!


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem