segunda-feira, 16 de abril de 2018

Prepare-se para Guerra Infinita: MCU em ordem cronológica!

Foram seis anos de espera, mas finalmente Thanos está chegando, junto com a comemoração de 10 anos - 18 filmes e várias séries - do Universo Cinematográfico da Marvel. E com o 'hype' do filme nas alturas, preciso perguntar: como você está se preparando para Vingadores: Guerra Infinita?

Se ainda não está fazendo nada fica a minha sugestão para uma imersão intensa no universo super-heróico nas próximas duas semanas, uma super-maratona em ordem cronológica. Sim, gafanhoto, os filmes não foram lançados na ordem em que os eventos acontecem. Para te incentivar a topar o desafio, vou deixar aqui, a cronologia completa do MCU nas telas, e as devidas conexões entre as produções. Sinta-se a vontade para adaptar a maratona para se ajustar às suas necessidades! (clique nos títulos para ler as críticas)

O nome já entrega né? Steve Rogers foi o primeiro a chegar. Ele já existia muito antes de Nick Fury sonhar em pensar na tal iniciativa Vingadores. Criado em 1942 para derrotar nazistas.

Agent Carter (Marvel One-Shots*)
Um ano após o desaparecimento do capitão, Peggy está relegada ao trabalho burocrático do Exército. Diante de uma oportunidade, ela agarra a possibilidade de ir a campo, e acaba solucionando um caso sozinha, deixando seu chefe machista furioso. Antes que ele possa puni-la, uma ligação de Howard Stark a designa para a recém-formada S.H.I.E.L.D. Este curta vai de encontro à cronologia da série de TV, onde a agência fora criada mais tarde.

Com o capitão congelado, só sobrou a Peggy Carter para salvar o mundo. Depois de vencer a guerra, a moça trabalhou na SSR (Reserva Científica Estratégica). As aventuras dela começam em 1946, e se mantém nesta década ao longo das duas temporadas. Mas a moça, ajudou a criar a S.H.I.E.L.D., volta e meia aparece nos filmes e na série de TV dos agentes. Infelizmente a série foi cancelada antes que a S.H.I.E.L.D. tomasse forma, mas a agência começou a nascer ali.

Homem de Ferro
O filme do Tony Stark, foi a primeira produção da Marvel, o grande pontapé bem sucedido para estabelecer o universo. E já que o capitão estava congelado nesse momento e Hank Pym agia escondido por seu tamanho, ele reinaugurou a era dos heróis. Se passa na mesma época em que foi lançado, 2008.

Se passa pouco tempo depois do primeiro filme e ainda lida com as consequências da estreia de Tony como herói.
Fan art criada por  Rico Jr.
O Incrível Hulk
Também se passa mais ou menos na mesma época em que foi lançado, 2008. Geralmente esquecido pois Edward Norton, que vivia Bruce Banner na produção, não entrou em acordo para reprisar seu papel no primeiro Vingadores, sendo substituído por Mark Ruffalo. Mesmo assim, o novo intérprete do Hulk menciona acontecimentos de seu predecessor, então faz parte do universo.

O deus do trovão também fez sua estreia situado cronologicamente mais, ou menos na época em que foi lançado, 2011.

A Funny Thing Happened on the Way to Thor's Hammer (Marvel One-Shots )
Quando está à caminho do Novo México para analisar o martelo de Thor, o agente Coulson impede um assalto em um posto no qual faz uma parada para abastecer.
Posteres de todos os Marvel One-Shots

The Consultant (Marvel One-Shots)
Pouco após os eventos de Thor, o agente Phil Coulson se encontra com o agente Jasper Sitwell, avisando que o Conselho de Segurança Mundial quer tirar Emil Blonsky, o Abominável, da prisão para se juntar aos Vingadores. Relutantes em libertar alguém tão perigoso, Coulson e Sitwell decidem mandar alguém que sabotasse a reunião com o General Ross e fazê-los desistir da ideia.

O histórico primeiro encontro de todos os personagens apresentados até então, aconteceu em 2012. Mesma época em que foi lançado, e firmou de vez tanto a franquia, quanto a fórmula Marvel.

Item 47 (Marvel One-Shots)
Um casal decide assaltar bancos usando uma arma chitauri recuperada após a batalha de Nova York. Um agente da S.H.I.E.L.D. é enviado para lidar com o problema.

Provavelmente ainda se passa em 2012-2013, já que Tony Stark ainda está lidando com os eventos da batalha de Nova York.

All Hail the King (Marvel One-Shots)
Trevor Slattery, o "Mandarim" de Homem de Ferro 3 está cumprindo pena na prisão Seagate, quando é abordado pelo documentarista Jack Norris, que quer investigar seu passado.

Algum tempo depois de sua morte no primeiro Vingadores, o Agente Coulson volta para comandar uma equipe especial de agentes da S.H.I.E.L.D.; Nesse período, a série se comunicava constantemente com os eventos do cinema, logo...

Já era 2013, quando Thor voltou à terra, bem no meio da primeira temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D. ...

Por isso, no meio da primeira temporada, Coulson e cia, precisam limpar a bagunça da batalha em Londres. E o episódio 16 termina com a deixa certinha para começar a próxima aventura do Capitão.

Quem assistiu ao episódio 16 de Agents da S.H.I.E.L.D., às vésperas da estreia deste filme, não conseguiu evitar a ansiedade, já que o gancho da série terminava com a revelação que move o longa: a agência estava comprometida.
Fan art criada por  Rico Jr.

Estrago feito, os Agentes precisam lidar com as consequências de não ter mais uma agência, e ainda limpar a bagunça que a HYDRA deixou para trás.

Isoladão em um quadrante distante da galáxia, os Gardiões, tinham apenas o Colecionador (que apareceu nos créditos de Mundo Sombrio) como conexão com os outros heróis.

James Gun queria trabalhar mais a dinâmica de sua equipe recém formada (e vender bonequinhos do Baby Groot), por isso a segunda aventura se passa apenas algumas semanas após a primeira.

Demolidor – temporada 1
A batalha de Nova York e a existência dos Vingadores é sugerida na série, por isso, sabemos que ela se passa mais ou menos na época em que foi lançada. Embora as chances dos heróis urbanos da Marvel aparecerem no cinema.

Ainda lidando com os últimos tentáculos da Hydra, são os agentes da S.H.I.E.L.D., em processo de reconstrução da agência, que localizam o cetro de Loki que a super-equipe vai buscar no início de Era de Ultron

O filme conversa com a série de TV, apresenta gente nova e ainda sedimenta os novos caminhos de Thor e Hulk, e do mundo em relação às super-pessoas.

Apesar de ainda fazer parte do universo, a partir daqui a série começa a interagir cada vez menos com seus colegas da tela grande.

Jessica Jones – temporada 1
O cenário de Jéssica é a mesma NY da Torre Stark e do Demolidor, mas a ligação mais forte é mesmo com o Demônio de Hell's Kitchen.

Já devemos estar em 2015, e Matt Murdock continua expandindo o universo da Marvel-Netflix, com Elektra, o Justiceiro e a base para a reunião dos heróis urbanos.

Dr. Hank Pym não quis fazer negócios com Peggy Carter e Howard Stark nos anos de 1990, mas aventura mesmo acontece em 2015. Chegamos a ver a nova sede dos Vingadores inaugurada em Era de Ultron.

Luke Cage – temporada 1 (2016)
Diferentona, a série de TV tem ares da década de 1970, mas se passa em 2016, só faz conexões com as séries da Netflix.

Inumanos e Hydra (ela não morre mesmo), ainda assombram os agentes da TV.

Danny Randy finalmente chegou para completar a independente equipe televisiva.

Ele já estava sendo vigiado pela Hydra lá em Soldado Invernal. Agora sabemos que a organização maléfica estava correta em se preocupar.

Um tempinho depois dos estragos de Era de Ultron, o mundo resolve que quer controlar os heróis com o tratado de Sokovia, e a coisa não terminou muito bem.

O, então príncipe, T'Challa e seu pai estavam nos eventos de Guerra Civil, e o monarca de Wakanda perdeu a vida. O Pantera Negra passa seu filme sendo apresentado, não como super-herói, mas como rei.

Completamente isolados, os heróis urbanos se reúnem pela primeira vez.

Mais isolado ainda é Frank Castle em seu caminho de vingança.

Slingshot (webseries)
A inumana Elena “Yo-Yo” Rodriguez, precisa assinar o tratado de Sokovia, mas as restrições do acordo vão de encontro à uma missão particular que ela precisa cumprir. Websérie criada para a ABC.com, se passa pouco antes do início da quarta temporada da série Marvel Agents of S.H.I.E.L.D da qual a personagem faz parte.

Diferente dos Defensores o pessoal da S.H.I.E.L.D. precisa se preocupar com o tratado de Sokovia, além de lidar com seus problemas que incluem o Motoqueiro Fantasma. Apesae de o número de inumanos e consequentemente pessoas com poderes ter diminuído bastante nessa temporada.

O teioso ainda está empolgado com a sua participação na batalha do aeroporto em Guerra Civil. Enquanto seu vilão ganha a vida comercializando tecnologia deixada para trás nas batalhaa anteriores dos heróis.

Inumanos – temporada 1
Foi por causa dessa série que o numero de inumanos em S.H.I.E.L.D diminuiu. O resultado não foi positivo, e a relação com os demais personagens é pouca pode pular essa.

Thor e Hulk se reencontram e se colocam a postos para encontrae o Thano, literalmente. É a aventura imediatamente anterior á Guerra Infinita.
Fan art criada por  Rico Jr.
Fugitivos
A série para o serviço de streaming Hulu teve apenas uma temporada e ainda não chamou muita atenção, mas antes mesmo de sua estreia sua conexão com o MCU foi anunciada. Foi relevado na New York Comic Con que o Cajado do Absoluto estaria presente na série, este objeto seria o mesmo que está presente em uma das cenas deletadas de Doutor Estranho.

A super-heroína voltou para seu segundo ano, sem grandes conexões com os filmes, além de se passar na mesma NY preocupada com a existência de super-pessoas.

Marvel Agents of S.H.I.E.L.D - temporada 5
Os agentes continuam seguindo sua jornada. Será que os Vingadores originais vão finalmente descobrir que o Coulson, cuja morte os reuniu ainda está vivo?

___________________

Ops! Acho que minha "listinha" de maratona ficou mais longa do que eu imaginava. E aí? Há quantas anda sua maratona? Já assistiu todo o conteúdo do Universo Cinematográfico das Marvel? Pretende ver? O que acha essencial, o que é dispensável? Vamos discutindo e tentando controlar a ansiedade até dia 26 de abril, quando Thanos finalmente vem concretizar essa super esperada Guerra Infinita!

*Marvel One-Shots é uma série de curta-metragens diretamente em vídeo, produzidos entre 2011 e 2014, que aprofundavam um pouco mais determinados eventos ou personagens do MCU. Eles estão disponíveis como conteúdo extra nos Blu-rays de alguns longas-metragem.

Compartilhe este post
  • 0Blogger Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment
comments powered by Disqus
 
Copyright © 2014 Ah! E por falar nisso... • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top