Punho de Ferro - 1ª temporada

O herdeiro da fortuna das Indústrias Rand, Daniel Rand (Finn Jones) é o último membro a chegar no universo dos Defensores . E o herói que responde pelo nome de Punho de Ferro, chega não apenas de um longo treinamento em K'un-Lun, mas de uma complexa tentativa de equilibrar seu universo com a Nova York "realística" da Marvel na Netflix.

Dany Randy foi dado como morto há quinze anos, quando o avião em que estava com seus pais caiu no Himalaia. Mas o garoto de dez anos foi salvo e cresceu na cidade mística de K'un-Lun. Lá ele aprendeu a canalizar o seu chi e se tornou o Punho de Ferro, o grande protetor da cidade contra o Tentáculo. Em 2017, ele retorna a Nova York e tenta retomar seu posto de herdeiro. Para isso, tem de convencer seus amigos de infância Joy (Jessica Stroup) e Ward Meachum (Tom Pelphrey) de quem é. No processo Daniel descobre que tem uma missão bem maior na cidade. Se você está acompanhando DemolidorJessica Jones Luke Cage, já deve ter feito a conexão: o Tentáculo está em NY.

Reaver o que é seu de direito, vingar os pais, se reunir a família que restou, os Meachum, derrotar o Tentáculo, proteger K'un-Lun... desde que pões os pés descalços na cidade os objetivos do Punho de Ferro mudam muito. Isso se dá, em parte, porque Dany no fundo ainda é um garoto, que apesar de transformar em uma arma viva, ainda não parece ter discernimento para empunha-la. Mas também, pela hesitação da produção em mergulhar à fundo no misticismo e mitologia que o personagem pode oferecer.


Esta é a última série antes de defensores, já conhecemos bem este universo e o que os humanos "melhorados" (com instintos aguçados, super-força e invulnerabilidade) podem fazer. Mas o que alguém com verdadeiros poderes poderia trazer para o time? Essa é a questão. Dany ganhou o título, mas ainda não é o Punho de Ferro propriamente dito - nem tem uniforme! Essa inexperiência, e a lentidão desta história de origem podem frustar quem esperava mais da "série de kung-fu" da Marvel.

Assim, com as mudanças de objetivos, e consequentemente de vilões, a série oscila bastante. Arriscando perder expectadores em seu miolo, em meio à salas de reuniões e disputas burocráticas. Já ação é boa, mas nada diferente do que já foi apresentado em Demolidor. Era de se esperar algo mais de um personagem que seria o melhor lutador de um mundo místico, mesmo seus poderes são pouco usados. Como disse antes, ele ainda está aprendendo à usá-los.

O ritmo no entanto, beneficia quem nunca ouviu falar do personagem dos quadrinhos, ou ainda quem resolveu começar a acompanhar as séries por Punho de Ferro. Já os easter-eggs e muitas referências devem manter os já iniciados menos entediados. Assim como a integração da série no universo, especialmente com a presença de Claire Temple (Rosario Dawson). A Enfermeira da Noite, é de longe a melhor em cena, funciona como Nick Fury deste universo e parece ter consciência disso, ao reclamar que vive "esbarrando" nestes vigilantes.

Punho de Ferro, parece ter medo de abraçar o misticismo e afastar não iniciados, ou ainda destoar dos "mais pé no chão" Demolidor, Jessica Jones e Luke Cage. Diverte, mas desperdiça seu potencial, tanto temático, quanto em relação às cenas de ação. Ao menos, resolve parte destes objetivos, deixando Dany livre para ser o herói protetor para que foi treinado. Enquanto Finn Jones (o Sor Loras Tyrel de Game of Thrones) continua se esforçando para entregar um protagonista carismático. Esperemos para ver como ele aparece em Defensores, e torcer para que sua interação com o resto da equipe compense a economia "mistica" deste primeiro ano.

A primeira temporada de Punho de Ferro tem 13 episódios todos disponíveis na Netflix. A série que reune os heróis urmanos da Marvel, Defensores terá apenas 8 episódios que devem chegar à plataforma de streaming em 18 de Agosto de 2017.


Leia mais sobre sériesNetflix. Ou descubra as outras parcerias do serviço de streaming com Marvel, DemolidorJessica Jones Luke Cage.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem