Informações úteis para sua maratona de Carta ao Rei

Hora de espalhar a palavra de Carta ao Rei, série juvenil de fantasia da Netflix que estreou na plataforma em março deste ano e ainda não recebeu a atenção que merece. Já tem crítica da primeira temporada aqui no blog, agora é hora de trazer algumas curiosidades e informações que vão tornar sua maratona ainda mais completa.

Tiuri (Amir Wilson), não é o mais promissor entre os aspirantes a cavaleiro de seu reino. Mas, ao atender um pedido de ajuda, recebe a importante missão de entregar uma carta ao rei do reino vizinho e evitar uma tragédia. Simples assim, levar o objeto de desejo do ponto "a" ao "b". É claro, a partir daí o rapaz é perseguido por tudo e todos, precisa correr contra o tempo e descobrir quem é aliado e quem é inimigo.

Informações úteis para sua maratona de Carta ao Rei


Edição nacional do livro.
Há também, uma versão
com a capa da série
1 - É uma série baseada no livro holandês De brief voor de Koning. Escrito pela autora e ilustradora de Tonke Dragt, e lançado em 1962. O livro ganhou uma sequencia em 1965 Geheimen van het Wilde Woud (algo como Segredos da Floresta Selvagem em português).

2 - O título também foi escolhido pelo CPNB - Collectieve Propaganda van het Nederlandse Boek - como melhor livro juvenil holandês da segunda metade do século XX. Além da série da Netflix, o livro também já foi adaptado outras duas vezes. Em 2007 virou uma obra de teatro musical, e em 2008 foi adaptada para o cinema em uma produção holandesa.

3 - A autora Tonke Dragt, que atualmente tem 89 anos, foi consultada sobre a adaptação de seu livro para a Netflix. Ela aprovou a maioria das mudanças, como redução e expansão de trechos, e papéis maiores para personagens femininas. Seu único veto foi a remoção do personagem Piak, que acabou voltando para o roteiro. Ainda bem, o caçulinha da turma é uma excelente aquisição.

4 - A inclusão de elementos mágicos, veio da sequencia Geheimen van het Wilde Woud, onde é apresentada de forma mais sutil. Dragt aceitou a inclusão da magia com relutância, ela afirmou que teria lutado mais se fosse mais jovem.

5 - A série tem locações na Nova Zelândia e República Checa.

6 - Ruby Ashbourne Serkis, que interpreta Lavinia é filha de Andy Serkis, que interpreta o prefeito de Mistrinaut. Pai e filha na ficção e na vida real. Caso não tenha ligado o nome à pessoa, Andy Serkis é o interprete de Gollun, na franquia O Senhor dos Anéis.

7 - O elenco juvenil é formado por jovens promessas que apareceram ou vão aparecer em produções recentes. Amir Wilson está em His Dark Materials e a nova versão de Jardim Secreto previsto para 2020. Ruby Ashbourne Serkis, fez figurações na trilogia O Hobbit. Jonah Lees é quem tem o currículo mais extenso, embora não tenha obras muito conhecidas. Nathanael Saleh apareceu em O Retorno de Mary Poppins e Game of Thrones.

8 - A música da série é assinada por Brandon Campbell, que afirma que trata-se de uma obra orquestral e de aventura, tecida com elementos ocidentais, como guitarras acústicas, vocais violino e trompete.

9 - Algumas alterações foram feitas para atualizar a obra de 1962 para 2020. O principal companheiro de Tiuri deixa de ser Piak e passa a ser Lavína. - mais espaço para personagens femininas lembra? Com direito à críticas ao suposto "papel da mulher" na sociedade - Há também um relacionamento afetivo entre dois personagens masculinos que não existia nas páginas.

10 - A diversidade do elenco também é uma atualização. Tiuri é afro-descendente, o que funciona bem o com histórico do personagem, cuja mãe vem de outro povo, e por isso tanto ela quanto o rapaz são menosprezados pela sociedade em que vivem. Há também uma personagem de origem asiática, e ela é perigosa!

11 - Adolescentes se comportam como adolescentes, apesar das "tarefa de gente grande" que recebem. Logo, há espaço para o desenvolvimento de suas jovens personalidades. Afetos, desafetos, boas e más escolhas, romances, há espaço para estes e outros dilemas comuns a adolescência de hoje. Mas também há espaço para dilemas típicos de heróis e coadjuvantes de aventura,  como grandes poderes e responsabilidades, traições, medo do desconhecido e sacrifício.

12 - Já os adultos, especialmente os "mal intencionados", são um pouco caricatos. O exagero mais diverte que destoa. Soando como personagens de filmes de fantasia da década de 1980.

13 - Para encerrar, tem esta frase: "Ele tem os instintos de luta de um pato recheado!"

______________

Uma série de aventura e fantasia medieval para quem ainda não tem idade para ver produções como Game of Thrones. Afinal, nunca é cedo para apresentar mundos fantásticos para futuros admiradores. Para toda a família Carta ao Rei preenche uma lacuna etária nas séries do gênero.

Carta ao Rei tem seis episódios com cerca de uma hora cada, todos disponíveis na Netflix.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem