5 jogos (analógicos) que viraram filmes!

Que o cinema tenta há anos levar o sucesso dos videogames para as telonas não é novidade. São inúmeras as adaptações dos jogos eletrônicos que recebemos todos os anos. Mas a recente estreia de Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes levantou uma pergunta: e os jogos tradicionais, onde se encaixam nisso?

Cartas, jogos de tabuleiros e não eletrônicos em geral também conseguem inspirar narrativas para longas metragens? Surpreendentemente, a resposta é sim! A lista não é das mais longas, é verdade, mas traz variedade entre títulos bons e ruins. 

Batalha Naval

Um jogo onde os oponentes tem que calcular onde os navios inimigos estão situados em uma tabela, posicionando seus mísseis em colunas e linhas. Ok, descrevendo assim não parece tão divertido, mas o jogo de estratégia entretém há gerações seja em simples versões de papel, ou nos clássicos tabuleiros de plástico. Inspirando Battleship - A Batalha dos Mares* de 2012. 

O longa que tem Rihana, Alexander Skarsgård e Liam Neeson no elenco, une estadunidenses e japoneses em Pearl Harbor para lutar contra alienígenas em uma batalha no oceano, claro. Um sequencia de cerca de 10 minuto, onde oficiais cantam as posições dos inimigos como em um tabuleiro de Batalha Naval, são os únicos momentos momentos que quase valem a pena e realmente fazem menção ao jogo. De resto é um emaranhado de clichês, furos de roteiro.

Battleship - A Batalha dos Mares (Battleship)
2012 - EUA - 131 min.
Ação / Ficção científica / Guerra
Dirigido por Peter Berg

*(No Brasil o filme não ganhou o nome do jogo, pois na época os direitos de produção do brinquedo pertenciam a Estrela, e o filme à Harsbro)


Detetive

Coronel Mostarda com a chave inglesa na biblioteca! Adivinhar quem matou, onde e com que arma. Este é o objetivo do jogo que une tabuleiro, cartas e anotações. Outro clássico bem conhecido em vários países que inspirou um longa lançado em 1985 repleto de nomes conhecidos no elenco.

Em Os Sete Suspeitos (no original Clue, assim como o nome em inglês do jogo), seis indivíduos são convidados para jantar em uma mansão em uma noite de tempestade. Quando o anfitrião Sr. Pessoa (Lee Ving) aparece morto, todos se tornam suspeitos. Identificados por pseudônimos escolhidos pelo Mordomo (Tim Curry), usando assim, os nomes do jogo, Sr. Green (Michael McKean), Coronel Mostarda (Martin Mull), Sra. Peacock (Eileen Brennan), Professor Plum (Christopher Lloyd), Srta. Scarlet (Lesley Ann Warren), e Sra. White (Madeline Kahn), se unem para buscar pistas, mas a coisa se complica conforme mais vítimas aparecem. 

Os Sete Suspeitos (Clue)
1985 - EUA - 94min
Mistério / Comédia
Dirigido por Jonathan Lynn


Cubo Mágico

Ou Cubo de Rubik é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo professor de arquitetura húngaro Ernő Rubik em 1974. Geralmente de plástico por 6 faces de 6 cores diferentes, que precisam ser combinadas conforme giramos as laterais. É um dos "puzzles" mais populares do planeta, ganhando diferentes modelos e até inspirando recordes e competições ao redor do mundo. Ta aí, um jogo difícil de trasnpor para as telas já que se trata de um desafio sem narrativa alguma. Mas alguém descobriu um jeito! 

No filme canadense Cubo, sete pessoas acordam em uma instalação formada por vários ambientes cúbicos conectados e móveis. Sem memórias de como chegaram ali, e sem conhecer os demais "participantes", estas pessoas precisam trabalhar juntas para sair. É claro, logo, elas descobrem que várias das salas tem armadilhas mortais, só para complicar um pouco mais. 

Um dos filmes mais tensos e críticos desta lista, transforma o brinquedo de plástico como uma prisão mortal. Criando uma versão em pequena escala da nossa sociedade, com seu problemas amplificados pela urgência da situação.

Cubo (Cube)
2019 - Canadá - 90min
Terror/Suspense
Dirigido por  Vincenzo Natali


Ouija

Aquele joguinho inapropriado em que a molecada usa um tabuleiro supostamente para falar com os mortos. Como terror é barato e tem lucro fácil, é o item da lista que mais inspirou adaptações. Só no IMDB existem cerca de 30 produções com a palavra "ouija" no título. Mas vamos ficar com a mais famosa, a versão de 2014 que até virou franquia, com um prequel da história lançado em 2016.


Ouija: O Jogo dos Espíritos conta a história de Laine (Olivia Cooke) que após anos encarando o velho tabuleiro Ouija como um mero jogo, resolve usá-lo para tentar fazer contato com a irmã falecida misteriosamente, ao lado dos amigos, todos adolescentes. É claro, que tudo dá errado, neste "terror de shopping-center" repleto de clichês e sustos fáceis para amedrontar adolescentes. 

Ouija: O Jogo dos Espíritos (Ouija)
2014 - EUA - 89min
Terror
Dirigido por Stiles White

Já Ouija: Origem do Mal se passa antes do filme original, e acompanham mãe e filha (Elizabeth Reaser e Lulu Wilson) que vivem de golpes relacionados à falar com espíritos. Eventualmente a dupla incorpora a tábua ao número, e aí tudo começa a dar errado. 

Ouija: Origem do Mal (Ouija: Origin of Evil)
2016 - EUA - 99min
Terror
Dirigido por Mike Flanagan


Dungeons & Dragons

Ou simplesmente D&D é o RPG (Role Playing Game), jogo de interpretação de papéis mais famoso do mundo. Situado no mundo de alta fantasia, e com a liberdade dos jogadores de criarem os próprios personagens e histórias é um prato cheio para adaptações. E ganhou algumas muito ruins no início dos anos 2000. Além de inspirar a clássica série animada Caverna do Dragão. Mas vamos ficar com a mais recente e bem sucedida versão para os cinemas.

Em Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes,  após passar anos preso, o ladrão de bom coração Edgin (Chris Pine), escapa determinado a reencontrar a filha e reaver uma relíquia perdida. Tarefa que exige que ele derrotem um poderoso Lord (Hugh Grant) e sua parceira bruxa das trevas. O que ele vai tentar na companhia de sua amiga durona Holga (Michelle Rodriguez), do mago sem talento Simon (Justice Smith) e da metamorfa Doric (Sophia Lillis). 

Uma aventura divertida e bem produzida, que não reinventa a roda, mas entretém de forma eficiente o suficiente para se transformar em uma franquia de sucesso. Se não for completamente eclipsada pelo sucesso de Super Mario Bros - O Filme, mas isso é tema para outro post... 

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes (Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves)
2023 - EUA - 134min
Aventura, Fantasia 
Dirigido por John Francis Daley e Jonathan Goldstein


Menção honrosa para Jumanji, longa de aventura de 1995 estrelado por Robin Williams, e Zathura: Uma Aventura Espacial de 2005 com Josh Hutcherson e Kristen Stewart. Duas aventuras inspiradas por livros do mesmo autor, mas que são as melhores ao explorar jogos de tabuleiros como ponto central da trama. Pena que são jogos que não existem. Eu jogaria, e você?

Deve ter reparado que deixei de lado documentários, biografias ou produções que trazem jogos na trama principal, mas não usam a experiência de jogo como base de suas narrativas, como O Gambito da Rainha e o recente Tetris. Quem sabe estes inspirem outras listas no futuro. 

Por hora, conta aí, quais destes você assistiu ou jogou?

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem