O Desafio do Baby Yoda!

Baby Yoda, ou melhor, Grogu não devia estar participando da terceira temporada de The Mandalorian! -  Pronto, falei.

O ministério dos spoilerfóbicos adverte: esta reflexão contem SPOILERS de toda a franquia Star Wars, prossiga por sua conta e risco!

Por mais que a gente adore sua presença, narrativamente ele não tem função desde que a missão de Din Djarin de leva-lo aos seus pares terminou. Desde então ele tem sido um mero acessório, alívio cômico ou atrativo fofo. E sim, sua permanência na série tem motivações comerciais, mas se engana quem pensa que trata-se apenas disso. 

Querer pensar grandes franquias apenas narrativamente é um erro irrealista. O comercial é, e deve, ser levado em conta. Afinal, o sucesso garante tanto obras futuras desse universo, como, obviamente o lucro que os estúdios priorizam. Com isso em mente, é óbvio, e esperado que quando Grogu finalmente cumpriu sua função original, e foi entregue ao Luke, os criadores pensaram: este é um personagem carismático, adorado e altamente lucrativo, não podemos encerrar sua jornada aqui. 

É aí que surge o grande desafio do Baby Yoda! Como mantê-lo ativo na franquia?

O primeiro passo é pensar no quadro maior. Grogu era o primeiro aluno de Luke logo após os eventos de O Retorno de Jedi. Trinta anos mais a frente, quando reencontramos o jedi em O Despertar da Força, ele se isolara depois de suas escola de Padawans ter fracassado. Nesse período o bebê finalmente seria uma criança de uns 80 anos. Ainda um aprendiz. 

Dentro deste cenário, havia dois caminhos para o personagem. Ter sucumbido ao lado negro e se unido aos Cavaleiros de Ren, plot abandonado subitamente pelo tenebroso Ascenção Skywalker, pelo assassinato de todos os integrantes pelas mão de Kylo Ren. Ou ter sido morto quando o mesmo Kylo Ren exterminou a escola de seu tio. Em ambas as opções o adorado personagem termina morto. Nada bom!

Sendo assim, provavelmente os criadores chegaram a conclusão de que Baby Yoda não poderia ficar com Luke. Tão pouco com Ahsoka Tano, que já se recusou a treinar-lo na segunda temporada de The Mandalorian. Encerrando assim, o caminho Jedi do personagem. Então para onde ele iria a partir daí?

Bom, ele é um bebê! Não conhece muita coisa, tão pouco pode ser entregue aos cuidados de qualquer um. É aí que Mando volta aos planos. Afinal a relação da dupla já agrada o público, e implica em uma bela relação de pai e filho. Além de possibilitar acompanharmos um treinamento diferente, o de um enjeitado para se tornar mandaloriano. Padawans tivemos aos montes!

Mas Din Djarin já tinha sua jornada definida!

E ela não incluía cuidar de um bebê. É visível a falta de propósito de Grogu na terceira temporada da série do Mandaloriano, focada na sociedade e história de Mandalore, e nos reminiscentes do império.

Além disso, o crescimento de Grogu é muito lento e consequentemente seu treinamento. Fazendo com que não se possa ensinar muito para o aprendiz por hora. O resultado? Um personagem visivelmente sem função, esperando o momento que sua nova jornada possa de fato ser desenvolvida. 

E não se engane, esta pode ser uma jornada e tanto. Afinal, o criador do mítico Sabre Negro não foi o primeiro mandaloriano a entrar para a Ordem Jedi? Vemos aí um paralelo muito bom para se criar com Grogu. Por outro lado....

... quando o pequeno esverdeado tiver pronto para trilhar essa jornada, ele não poderá mais ser um bebê. Deve ser ao menos um jovem aprendiz, seja qual for a doutrina em que for treinado. E assim, novamente o lado comercial perde o potencial de fofura e carisma do Baby Yoda. 


Não há saída fácil para o desafio do Baby Yoda!

Assim como todas as crianças, cedo ou tarde (no caso da espécie dele tarde) Grogu vai crescer, o Baby Yoda deixará de existir. E com ele todo o apelo comercial que carrega - muitos bonequinhos! E como sua presença já se mostra sem função, os roteiristas tem que se esforçar para que ele não perca sua relevância, e com o tempo enjoe a audiência. 

Apesar de adorar acompanhar o bebê em cena, tenho ciência de que ele no momento é um mero acessório comercial. Um chaverinho fofo para a já lustrosa armadura do Mandaloriano. Apenas torço para que Star Wars descubra como usar sua figura com moderação. E tenha coragem de evoluir sua história, ou seja, deixar ele crescer, literalmente. 

Mal posso esperar por um Grogu mandaloriano com acesso à força! E você como gostaria que o personagem seguisse de agora em diante?

Leia também: Porque o fã de Star Wars não gosta de Star Wars?
Leia mais sobre Star Wars!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem