InvocaVerso em ordem cronológica

Muitos tentaram imitar o sucesso da Marvel na criação de um universo compartilhado cinematográfico. Apenas uma franquia, curiosamente a mais improvável delas, foi realmente bem sucedida na empreitada. Trata-se dos filmes derivados do terror Invocação do Mal, o InvocaVerso (também conhecido como Universo Invocação do Mal, ou The Conjuring Universe).

Com a recente estreia do terceiro filme da boneca Annabelle, a série alcança sete filmes, e mais dois em produção, o InvocaVerso não segue uma cronologia linear. Trazendo histórias em décadas diferentes que não são lançadas na ordem em que os eventos aconteceram. Logo, nada mais justo que criar uma linha do tempo para você organizar aquela maratona, ou apenas se situar bem os acontecimentos.

Vale esclarecer, a maioria dos filmes contam com flashbacks e até sequencias no futuro, para criar esta ordem, considerei o momento em que a maior parte do longa se passa. (clique nos títulos para ler as críticas dos filmes)

A Freira - 1952
(The Nun - 2018)
Após um suicídio de uma jovem freira em um convento na Romênia, o Vaticano envia o perturbado Padre Burke (Demián Bichir) para investigar o ocorrido, acompanhado pela noviça Irene (Taissa Farmiga). A dupla vai precisar descobrir e entender a história da Abadia para enfrentar a força do mal que habita a construção.

Valak demônio "responsável por essa entidade, dá as caras logo no primeiro Invocação do Mal, quando vemos um exorcismo comandado pelo casal Warren. Sua participação maior no entanto é em Invocação do Mal 2. Ambas as aparições são posteriores à sua "aventura" solo que se passa nos anos 50.

(Annabelle: Creation - 2017)
O casal Mullins (Anthony LaPaglia e Miranda Otto), fabrica brinquedos, e sofrem uma grande perda na família logo após fabricar uma boneca de aparência peculiar. Anos mais tarde, transformam sua casa em abrigo para um grupo de órfãs desalojadas. Não demora muito, para as meninas "explorarem" a residência e coisas estranhas começarem a acontecer.

Anabelle chamou atenção no primeiro Invocação do Mal, e por isso foi a primeira a ganhar um filme solo, mas não este. A aventura de estreia da boneca demoníaca se passa uma década após esta sequencia que recria de forma mais satisfatória a origem do artefato.

Annabelle - 1967
(Annabelle - 2014)
Mia (Annabelle Wallis), tem a coleção de bonecas mais feias do mundo. Ela e o marido John (Ward Horton) esperam o primeiro filho. Annabelle, é o presente perfeito para agradar a esposa em "estado interessante". A boneca, que completa a coleção, chega pouco antes de o casal ser atacado por membros de uma seita satânica que acaba envolvendo o brinquedo em suas atividades.

O primeiro filme da boneca, é na verdade seu segundo grande ato. Se passa poucos anos antes dos Warren a capturarem no início de Invocação do Mal, acontecimento mostrado com mais detalhes em Annabelle 3: De Volta Para Casa.

(The Conjuring - 2013)
Na década de 1970, a família Perron, pai, mãe e cinco filhas, se mudam para uma novo lar. Uma construção comum, casa antiga com quintal grande, árvores e lago turvo nos fundos. Enquanto isso, descobrimos como é o dia-a-dia no trabalho dos demonologistas Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga), de forma quase documental. É claro, logo nos primeiros dias, coisas estranhas acontecem pela casa. Leva algum tempo, antes de finalmente as histórias de Ed e Lorraine e dos Perron se encontrarem.

O primeiro filme da franquia (e ainda o melhor deles), não foi criado com essa intenção, mas é o pontapé inicial e a apresentação de vários personagens do InvocaVerso. Por enquanto, é quarto filme na cronologia, e traz menções à Annabelle, a Freira e outros personagens que podem ser aproveitados no futuro.

(Annabelle Comes Home - 2019)
Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga) precisam se ausentar de casa por uma noite. Eles deixam a filha Judy (McKenna Grace) sob os cuidados da atenciosa babá Mary Ellen (Madison Iseman) e sua amiga intrometida Daniela (Katie Sarife). Se aproveitando da inexperiência das meninas e da ausência dos demonólogos, Annabelle resolve brincar, não apenas com as garotas, mas com toda a população de entidades e artefatos guardados na casa.

A terceira atividade da boneca se passa um ano após sua captura pelo casal Warren, e alguns meses após o caso da família Perron. Situado na casa dos demonologistas, o longa abre seu Museu de Ocultismo, e apresenta novos candidatos à assombrações solo.

(The Curse of La Llorona - 2019)
Anna (Linda Cardellini) é uma viuva com dois filhos, que tenta equilibrar os cuidados com a família com o trabalho de assistente social. Em um de seus casos, que envolve uma família mexicana, ela traz para casa algo mais que trabalho extra. Ela e seus filhos passam a ser perseguidos por La Llorona, A chorona em bom português.

A mais isolada das produções, sua conexão acontece através de um personagem em comum com o primeiro Annabelle, o padre Perez (Tony Amendola).

(The Conjuring 2 - 2016)
O casal Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga) são demonologistas, e já estão desgastados pela descrença e o circo midiático que se cria em torno dos casos. A dupla já havia decidido "dar um tempo" do trabalho, quando é convidada pela igreja para investigar uma ocorrência na Inglaterra. Uma família vivencia estranhos fenômenos sobrenaturais, a maioria em torno de Jannet (Madison Wolfe) de 11 anos. Entretanto, em uma época de muitas farsas para chamar a atenção da mídia, antes de ajudar é preciso comprovar que a família não está mentindo, é aqui que entram os Warren.

É aqui o grande encontro de Ed e Lorraine com o demônio Valak, a Freira. Também somos apresentados ao Homem Torto, The Crooked Man, cujo filme solo é uma das produções em curso. A outra produção em andamento é justamente Invocação do Mal 3, previsto para estrear em 2020.
________

Agora que você conhece a ordem das assombrações, e até as conexões entre elas, vai encarar uma maratona do InvocaVerso? Clique nos títulos para ler as críticas de todos os filmes. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem