
Baseado em um caso real, o primeiro Invocação do Mal chegou aos cinemas em 2013 surpreendendo expectadores e crítica. Com excelente direção e elenco, o terror acertava ao optar pela construção crescente do suspense (e consequentemente do medo), ao invés de apelar para os sustos fáceis. O resultado? O filme derivado Annabelle (2014) emais um caso real enfrentado pelos Warren.
O casal Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga) são demonologistas, e já estão desgastados pela descrença e o circo midiático que eventualmente se cria em torno dos casos. A dupla já havia decidido "dar um tempo" do trabalho, quando é convidada pela igreja para investigar uma ocorrência na Inglaterra.
Do outro lado do Atlântico, uma família vivencia estranhos fenômenos sobrenaturais, a maioria em torno de Jannet (Madison Wolfe, Joy: O Nome do Sucesso) de 11 anos. Entretanto, em uma época de muitas farsas para chamar a atenção da mídia, antes de ajudar é preciso comprovar que a família não está mentindo, é aqui que entram os Warren.

Livre de precisar apresentar seus protagonistas, Invocação do Mal 2 ainda precisa definir o estado em que Ed e Lorraine se encontram, à essa altura de suas vidas. O casal está abalado após um caso que chamou muita atenção da mídia, e enfrentando seus próprios demônios, literais e figurativos. Logo no início, acompanhamos duas narrativas, o cotidiano dos Warren e a apresentação da família Hodgson. A mãe Peggy (Frances O'Connor) e os quatro filhos foram abandonados pelo pai das crianças e sobrevivem com dificuldades, quando os fenômenos começam a ocorrer.


Ficam algumas dúvidas apenas quanto ao "modo operantes" de algumas criaturas. Estas parecem escolher conexões aleatórias para afetar os protagonistas, mas me aprofundar neste detalhe é com certeza um spoiler. E caso você chegue ao mesmo questionamento, provavelmente será horas depois da sessão, quando esta já cumpriu sua função de te assustar por cerca de duas horas. Além disso, o que é sobrenatural, muitas vezes não faz sentido. Então melhor deixar essa dúvida de lado.

Invocação do Mal 2 pode não ser melhor que o original, uma vez que perde o frescor da novidade. Mas é tão eficiente quanto no quesito criar medo, além de contar com o carisma dos personagens que conhecemos. É um ótimo filme de terror!
Caso isso ainda não te assuste, vale sempre lembrar: Ed e Lorraine Warren realmente existiram (Lorraine ainda está viva e foi consultora do primeiro longa). E a franquia é baseada em fatos reais, enfrentados, pesquisados e documentados pela dupla.
Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2)
EUA - 2016 - 134min
Terror
EUA - 2016 - 134min
Terror
Leia a crítica do primeiro Invocação do Mal e do derivado AnnaBelle.
Postar um comentário