Doctor Who - Especial de Natal 2024

É Natal novamente, e assim como no ano anterior o Doctor está sozinho mais uma vez. Mas isso não vai impedi-lo de entregar uma aventura natalina louca, divertida, cheia de boas mensagens e que talvez apresente elementos a serem usados no futuro. E assim chega o episódio Joy to the World. "Alegria para o Mundo" em tradução livre, que também é uma famosa cantiga de natal britânica.

Na busca por café fresco, o Doutor (Ncuti Gatwa) aterriza no Hotel do Tempo, lá avista algo incomum que não consegue deixar de seguir. É quando encontra Joy (Nicola Coughlan), solitária no Natal de 2024, que se envolve sem querer com o nascimento de uma estrela que pode destruir o planeta Terra.

Viajar de era em era, correr pelos corredores de um hotel, cruzar com seres de espécies diversas, um inimigo misterioso, e até a necessidade tomar o caminho mais longo, vivendo como um humano comum, ou quase, por algum tempo. Tem um pouquinho de tudo no especial de natal deste ano, mesmo com menos de uma hora de duração.

O roteiro consegue surpreendentemente, alternar momentos frenéticos e de reflexão com eficiência. Com uma grande pausa em seu "miolo" o episódio dá ao público tempo para assimilar a aventura, conhecer personagens novos, e passar um bom tempo com o Doctor. É também nesse momento, que o episódio explora um dos dilemas recorrentes do senhor do tempo, sua solidão. Determinando o ponto de partida para a próxima temporada, a busca por novos companheiros e aventuras.

De volta ao episódio em questão. O arco de Joy, conversa com um trauma recente da sociedade, a perda durante a pandemia. Quando muitos se despediram de parentes através de tela, e precisam conviver com o fato de não estarem presentes em seus últimos momentos. 

Já a trama envolvendo uma estrela por nascer é até óbvia se conectarmos os pontos... estrela + natal... faça a conexão. Mas é encantadora, coerente e brinca com diferentes mitologias e eras da humanidade. Sejam quais forem suas crenças funciona como uma mensagem de esperança. 

Ncuti Gatwa continua com seu Doutor carismático e adorável, mas tem dificuldade de incluir a solidão disfarçada que o roteiro insinua. Nicola Coughlan não vai muito além da jovem ansiosa, que se assemelha bastante à sua Penélope de Bridgerton, mas funciona. 

A surpresa fica por conta de Stephanie de Whalley, uma companheira improvável que torço para que apareça mais vezes. E traga com sigo, o conceito de Hotel do Tempo, um lugar onde você pode se hospedar em diferentes épocas da Terra, e talvez de outros planetas também. Ouso dizer que o cenário é um dos mais criativos e interessantes apresentados pela série nos últimos tempos. 

Joy to the World é exatamente o que se espera de um episódio natalino. Uma aventura para toda a família, com boas mensagens, simples e divertido. Se alguns elementos introduzidos aqui voltarem para outras aventuras, serão um bem vindo bônus. 

O especial de sessenta anos, os episódios Natalinos de 2023 e 2024, e a temporada mais recente de Doctor Who estão disponíveis no Disney+. As temporadas antigas, estão no +SBT.

Leia mais sobre Doctor Who!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem