Recapitulando: Os Caça-Fantasmas

Sim, "Caça-Fantasmas", não Ghostbusters! Acontece que que fui apresentada ao grupo de exterminadores do sobrenatural, antes da moda de franquias padronizar os títulos em inglês. Mas se você é da geração mais nova, e só conheceu a versão do século XXI das aventuras fantasmagóricas. Ou também é das antigas e só quer relembrar os velhos tempos, esse post é pra você!

Aproveitando a chegada de Ghostbusters: Apocalipse de Gelo, é hora de botar na ponta do lápis, e listar todas as obras da franquia, pra quem deseja fazer aquela maratona fantasmagórica!

Linha do tempo principal!

Os Caça-Fantasmas
(Ghostbusters, 1984)

Tudo começou com lá em 1984 quando Os Caça-Fantasmas estreou trazendo as origens da equipe. Quando três professores de Parapsicologia da Universidade Columbia de Nova Iorque perdem seus empregos, já que seu campo de estudo não era nada ortodoxo. E por isso resolvem criar uma empresa focada em exterminar eventos paranormais.

Assim os doutores Raymond Stantz (Dan Aykroyd), Egon Spengler (Harold Ramis) e Peter Venkman (Bill Murray), começam sua carreira de Ghostbusters. E com o sucesso, incorporam Winston Zeddmore (Ernie Hudson) para reforçar a equipe que já contava com a secretária Janine Melnitz (Annie Potts ). Tudo isso bem à tempo de um grande evento sobrenatural, que colocava toda a cidade em risco e evolvia os personagens de Sigourney Weaver e Rick Moranis. 

Disponível no Max! - Vídeo do Projeto 1001 sobre o filme!

Os Caça-Fantasmas 2
(Ghostbusters II, 1982)

Cinco anos após os eventos do primeiro filme, a atividade paranormal em Nova Iorque está controlada, e a equipe acaba focando em outras tarefas para sobreviver. Entre virar atrações de festas infantis, donos de livrarias e apresentadores de TV, a cidade, ou melhor as autoridades dela já esqueceram a veracidade do trabalho da equipe. 

Desacreditados, eles precisam lutar para serem ouvidos quando outro grandioso evento sobrenatural ameaça a cidade. Todo o elenco original retorna para esta aventura. 

Disponível no Max!





(Ghostbusters: Afterlife, 2021)

Mais de três décadas e um remake mal sucedido depois, Ghostbusters - Mais Além, retorna a linha do tempo original. Agora trazendo os descendentes de Egon Spengler (Harold Ramis, falecido em 2014), que ao receber como herança uma estranha fazenda em uma cidade do interior, descobrem a última grande obra do caçador de fantasmas. A filha Callie (Carrie Coon) e os netos Phoebe (Mckenna Grace) e Trevor (Finn Wolfhard), precisam terminar o trabalho de Egon, e salvar o mundo com a ajuda de Gary Grooberson (Paul Rudd), Podcast (Logan Kim) e Lucky (Celeste O'Connor).

Apesar de ser uma sequencia, a produção reinicia a franquia seguindo um tom mais aventuresco que cômico. Além de apostar na nostalgia, trazendo participações especiais dos Caça-Fantasmas originais. 

Disponível no Prime Video! - Crítica do Filme!

(Ghostbusters: Frozen Empire, 2024)

Dando sequencia às aventuras de Mais Além, leva os descendentes de Spengler para Nova Iorque para assumir o quartel de bombeiros e o trabalho de Caça-Fantasmas em tempo integral. Ainda na mira das autoridades da cidade, precisam mais uma vez, lutar contra as circunstâncias para evitar que um artefato mágico cause uma nova Era do Gelo. A aventura reúne o elenco dos filmes da década de 1980, e a nova geração apresentada em 2021. 

Nos cinemas! - Crítica do Filme! - Crítica Rápida no TikTok!



Extras e derivados!

Os Caça - Fantasmas
(The Real Ghostbusters, 1987-1991)

Série animada acompanhava as aventuras os investigadores paranormais Dr. Peter Venkman, Dr. Egon Spengler, Winston Zeddemore, Dr. Ray Stantz, sua secretária Janine Melnitz e seu mascote fantasma Geleia. Mais leve que o filme, já que visava o público infantil, em 1988 a série mudou de nome graças ao apelo comercial do mascote fantasmagórico, passando a se chamar Geleia e os caça-fantasmas (Slimer! and the Real Ghostbusters). Mas a fama na criatura verde e comilona não parou por aí. Teve um total de 147 episódios.






As aventuras de Geleia
(Slimer!, 1988)

Eventualmente o popular mascote ganhou sua série animada própria. Focado no público ainda mais jovem, Geleia!,  eventualmente também intitulado como "As aventuras de Geleia"), acompanhava as aventuras do personagem título ao lado de novos amigos, Fred, o cachorro, Junior, Catherine e Jason. Chilly Cooper, um motorista de um caminhão de sorvetes, Luigi um chefe italiano, Manx um gato, Brusier um cachorro da vizinhança, Morris Grout gerente do hotel Sedgewick e o professor Norman Dweeb, um cientista mal com uma poodle chamada Elizabeth.

Geleia também participou de um especial que reuniu vários outros personagens de desenhos famosos chamado Cartoon All-Stars to the Rescue, ao lado de Alf, Michelangelo das Tartarugas Ninjas, alguns Smurfs, outros dos Muppet Babies e vários mais.

Os Novos Caça-Fantasmas
(Extreme Ghostbusters, 1997)

Sequencia da série animada dos anos 80, acompanha um novo grupo de caça-fantasmas. Recrutados pelo veterano Dr. Egon Spengler, quando a atividade paranormal na cidade volta a acontecer, após anos de calma. Teve apenas uma temporada de 40 episódios. 










(Ghostbusters, 2016)

Reboot total da franquia, reinicia a história com mulheres humoristas no lugar do quarteto masculino. Novamente cientistas desacreditadas por suas áreas de estudo pouco ortodoxas, iniciam uma empresa para lidar com fenômenos paranormais.  Kristen Wiig e Melissa McCarthy comandam a comédia que ainda conta com Kate McKinnon, Leslie Jones e Chris Hemsworth. Traz também participações especiais de Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver, Ernie Hudson como Bill Jenkins e Annie Potts, interpretando novos personagens. 

Disponível na Netflix! - Crítica do filme!



Outras mídias!

Ghostbusters também virou quadrinhos, videogames e incontáveis produtos de merchandising. Além de integrar permanentemente o imaginário da cultura pop, sendo referenciado em dezenas de outras obras.

Agora que conhece todos os filmes e séries oficiais, e o impacto da franquia na cultura pop, deve ser fácil responder: Pra quem você vai ligar? 



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem