Ghostbusters: Mais Além

Continuações com ares de reboot, é isso que tem funcionado nos últimos anos para reativar celebres franquias. Funcionou com Star Trek,O Despertar da Força e Jurassic World, agora é a vez dos Caça-Fantasmas, que retorna apenas seis anos depois de sua tentativa mais recente de se recolocar na cultura pop. Para isso, Ghostbusters: Mais Além descarta completamente o bom, porém pouco aceito, filme de 2016, estrelado por comediantes mulheres, e traz de volta a cronologia dos filmes originais da década de 1980.

Callie (Carrie Coon) é uma mãe solteira com dificuldades financeiras que recebe uma curiosa herança de seu pai que a abandonou ainda na infância. Uma fazenda em uma minúscula cidade do interior para qual ela se muda com seus filhos. A inteligente Phoebe (Mckenna Grace) e o adolescente Trevor (Finn Wolfhard) não demoram muito para notar que a casa e a cidade abrigam eventos paranormais, e que seu avô guardava grandes segredos.

Outro requisito destes reboots/continuações é a atualização da franquia para os tempos atuais. Aqui isto é feito ajustando o foco mais na aventura, reduzindo o tom das comédia exagerada dos longas originais. Mesmo porquê muitas das piadas daquela época são politicamente incorretas, e altamente inapropriadas para o público jovem, que é um dos alvos claros deste lançamento. Mas sim,a produção ainda tem comédia e excelente piadas, muitas fazendo referência à falta de limites das produções anteriores.

O outro público alvo, são os fãs da equipe original. Espectadores que a produção tenta alcançar através da nostalgia e reverência. Muita reverência e referência! Com direito à fantasmas conhecidos, objetos tratados como relíquias de museu e uma aura de mistério em torno do passado que o filme não tem pressa em desvendar.

A produção leva metade de sua duração apenas apresentando este universo, com referências desvendadas aos poucos. Se certificando que as novas gerações sejam bem apresentadas à este mundo e criando todo um clima de expectativa para os antigos fãs, mas que pode cansar os mais velhos que não forem pegos pela nostalgia. 

Uma vez estabelecido, o roteiro acelera, algumas vezes até corre, para entregar o clímax. E sim, ele é previsível, para quem está acostumado a este tipo de aventura, mas nunca é decepcionante. De fato, é até mais emotivo do que esperado de uma produção com tanto bom humor. Isso porque o roteiro é muito eficiente em criar empatia com os personagens novos, e na conexão com os antigos. O que é potencializado pelo trabalho do excelente elenco.

Mckenna Grace abandona seu conhecido posto de "versão mais jovem de algum personagem", para assumir a cadeira de protagonista, e carrega o filme construindo uma garota inteligente, com personalidade própria, meio deslocada e esquisitinha, mas extremamente carismática, corajosa e proativa. Ela é o centro do filme ao lado do sempre divertido Logan Kim. 


Finn Wolfhard não tem muito a fazer além de ser o "adolescente tentando ser legal" da vez, mas funciona. Mas é a personagem de Celeste O'Connor quem realmente parece deslocada, chegando a ser descartada em muitos momentos da aventura. A sensação é que a personagem fora criada apenas para completar o quarteto, e garantir uma pessoa negra no elenco. 

Já aos adultos cabe o papel de "não saber direito o que se passa", típico de aventuras estreladas por crianças, além de algumas piadas mais adultas. Felizmente Carrie Coon e Paul Rudd, são excelentes no timing cômico, especialmente nos momentos mais ridículos, e na dinâmica com o elenco jovem. E claro, há a participação do elenco da equipe original, para garantir a passagem de bastão.

Os efeitos especiais acertam em misturar CGI e efeitos práticos, e em não ter vergonha de assumir os designs bregas da franquia. Já a cidade pequena em que a trama se situa permite que a fotografia se distancie dos filmes anteriores, e crie algo novo e belo, que combina com o tom nostálgico. 


O diretor Jason Reitman que até agora não tinha se aventurado em blockbusters, mostra que sabe comandar um filme tão grandioso, e com tanta bagagem, de forma eficiente. Ele também é filho de Ivan Reitman, diretor dos dois primeiros Caça-Fantasmas, e que aqui atua como produtor. 

Nostálgico e para toda a família, este é o tom de Ghostbusters: Mais Além (uma pena abandonarem a alcunha original "Caça-Fantasmas" no título). Retomando bem as características da franquia, mas sem ficar engessado por elas. Além de abrir caminho para continuações com esta nova geração, é claro! É um filme para abraçar antigos fãs e conquistar novos, leve toda a família para assistir. 

Ghostbusters: Mais Além (Ghostbusters: Afterlife)
EUA - 2021 - 124min
Aventura, Comédia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem