Música

Cinema é uma arte coletiva. O que não significa que um único criador possa ser responsável por vários aspectos de uma produção. Mas pessoas com essa capacidade são poucas, e não raramente ainda contam com um ou outro toque de alguém de fora, que trazem percepções que alguém tão envolvido com o trabalho não notaria. Esse não é o caso de Rudy Mancuso, diretor, roteirista e protagonista da comédia romântica Música do Prime Video

Supostamente baseado em sua própria vida, o filme conta a história de Rudy Mancuso (ele próprio), um jovem de origem brasileira que vive nos Estados Unidos e sofre de sinestesia, condição que o faz perceber o mundo de forma diferente. Sua jornada envolve lidar com a mãe brasileira intrometida, os estudos, a carreira de artista de rua, a namorada de longa data, e seu novo romance a jovem também de origem brasileira Isabella (Camila Mendes).

Digo supostamente baseado em sua vida, pois Rudy não tem cinestesia. E de fato, a condição sequer funciona assim na vida real, tão pouco é uma dificuldade bem abordada pelo roteiro. Sua inserção na história parece apenas uma desculpa para inserir músicas na produção, e eventualmente justificar a distração do protagonista. Muito mais simples e honesto seria assumir, que o rapaz é distraído, e abraçar a vocação musical que o filme deseja ter. 

As demais dificuldades que o personagem principal enfrenta, também não sustentam a duração do filme. A maioria baseada na dificuldade de comunicação do moço, o que vai de encontro com suas aspirações profissionais e artísticas.  Um performance que une música e comédia, que não consegue se expressar em uma produção musical, não faz sentido.

Então Rudy fica às voltas entre desentendimentos com a mãe (Maria Mancuso), e com as duas namoradas. Enquanto explora clichês de sua brasilidade, e salta de número musical, em número musical. Estes, apesar de bem produzidos, não trazem canções ou performances marcantes. Algumas boas sacadas encontram se perdidas em meio a proposta como, a montagem de passagem de tempo em plano sequencia. Ou ainda a crítica estilizada à família estadunidense da namorada de longa data. A maioria sem muito propósito além do estético. 

Mancuso que além de músico diretor e ator, é uma "personalidade da internet". E talvez essa última informação explique muitas das características da produção. Além  dele, e de sua mãe de verdade, a produção ainda conta com Camila Mendes, outra queridinha do público brasileiro. E é provavelmente essa combinação que justifica a existência da produção. 

Música tem apelo com o público brasileiro, e algumas boas sacadas perdidas em meio à clichês e escolhas fáceis de roteiro. A sensação é que seu criador, roteirista, diretor, e protagonista, precisava de alguém que o ajudasse a equilibrar ideias, descartar o que não funciona, e encontrar a personalidade da produção. Ter várias ideias e uni-las sem critério, não funciona, por melhor que elas sejam. E aqui, nem todas são tão brilhantes como seu criador parece acreditar. 

Música
2024 - EUA - 91min
Comédia Romântica, Musical

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem