Na Sua Casa ou na Minha?

Debbie e Peter não deram certo como casal, mas construiram uma amizade de mais de vinte anos. Relação que eles acreditam ser completamente honesta e sem segredos apesar da distância. Mas será mesmo?

Quando a mãe dedicada e controladora Debbie (Reese Witherspoon) precisa fazer um curso em Nova York, o rico e desapegado Peter (Ashton Kutcher) se candidata a cuidar do filho da amiga em Los Angeles. E bastam algumas horas em residências trocadas, para a dupla perceber que não conhecia tão bem assim o melhor amigo, e claro, reacender sentimentos que ambos fingiam não ter. 

O anúncio de Na Sua Casa ou na Minha?, comédia romântica que traria Witherspoon e Kutcher de volta ao gênero animou muita gente. Mas, apesar de o roteiro admitir que os personagens estão mais velhos, que aqueles interpretados pela dupla nos anos 2000, a trama e a linguagem não acompanha a mudança de época. 

Assim, previsivelmente, vemos a dupla fuçar e vida um do outro e ultrapassar limites, há muito criados, para se aproximar realmente um do outro. Admito, por alguns momentos a produção chegou a me enganar. Fazendo acreditar que a dupla amadureceria junta sim, mas não para formar um casal um com o outro. O flerte de Debbie com Theo (Jesse Williams), poderia construir um desfecho surpreendente se não fosse abruptamente abandonado. Enquanto Peter poderia apenas se descobrir apto para relações mais complexas e duradouras ao passar o tempo com o pré-adolescente Jack (Wesley Kimmel). Fugindo da fórmula ao criar uma comédia romântica, cujo casal principal se descobre feliz em outros caminhos.

Mas não adianta analisar o filme pelo que ele poderia ser, temos que ver o que ele é. E a produção lançada na Netflix, segue uma fórmula bastante desgastada, e repetida (até rompante romântico no aeroporto tem!). O que não incomodaria, se o roteiro tivesse carisma e acertasse nas piadas. Mas as situações são previsíveis, e não tão geniais quanto os roteiristas imaginam. A repetição da piada da mala de rodinhas por exemplo, nunca arranca sequer um sorriso. 

Reese Witherspoon é a melhor em cena, acomodando bem o papel de mãe dedicada, e meio neurótica que precisa reabraçar seus sonhos. Já Ashton Kutcher, faz o Ashton Kutcher! O mesmo personagem imaturo e supostamente "descolado", que ele entrega em todo o filme do gênero, e que não condiz mais com a imagem do ator, tão pouco com a tentativa de uma história com personagens mais maduros. A química entre a dupla é crível, mesmo à distância, mas jamais apaixonante!

Zoe Chao é a amiga carismática obrigatória, enquanto Tig Notaro é a amiga esquisita também figurinha tarimbada no gênero. Ao menos o carisma das duas nos faz curtir sua presença em tela. Já as aparições de Steve Zahn são desnecessária, e beiram o assustador por sua natureza de perseguidor. Outra piada que não deu certo!

Formulaica e repetitiva, Na Sua Casa ou na Minha? é uma produção que tinha potencial para reavivar um gênero que hoje, sobrevive no streaming. Mas o roteiro não descobre o que manter, e o que atualizar, criando um romance de pouca criatividade. Sem acertar a nostalgia, ou atualizar o gênero, sobra apenas o carisma do elenco para quem é fã!

Na Sua Casa ou na Minha? ( Your Place or Mine)
2023 - EUA - 109min
Comédia Romântica 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem