Lobisomem na Noite

São variadas as reclamações que os fãs tem feito sobre a fase 4 da Marvel, dentre todas elas uma não pode ser feita: a de que o estúdio não esteja disposto a experimentar. Seja na escolha de personagens menos óbvios como o Cavaleiro da Lua, seja no uso de formatos diferentes como em WandaVision e She-Hulk, o estúdio tem aproveitado principalmente o Disney+ para testar estes novos caminhos. Nenhum deles, no entanto, parece ser mais ousado que Lobisomem na Noite. O especial de Halloween ousa na forma e na escolha de personagens. 

Com a morte do grande caçador de monstros Ulisses Bloodstone, sua viúva (Harriet Sansom Harris) reúne um grupo de caçadores para competir em uma grande caçada pela herança do falecido. O rubi Blodstone fornece o caçador poderes para lutar contra os monstros. Entre os competidores estão Jack Russel (Gael Garcia Bernal) e Elsa Bloodstone (Laura Donnelly), filha e herdeira original de Bloodstone deserdada após décadas de afastamento. 

Apesar de esta ser uma adaptação, logo muita gente deve conhecer os detalhes das HQs, afirmo: ir para a sessão com nada além da sinopse acima é a melhor escolha que o espectador pode fazer. Já que descobrir essa nova faceta do MCU é parte da diversão. Não que monstros e magia não tenham sido utilizados antes, mas os abordados aqui tem um quê mais tradicional e terreno, que os bichões enfrentados por Dr. Estranho e Thor, por exemplo. Isso se dá principalmente pelas duas características que exaltei no primeiro paragrafo, personagem e formato. 

Como o título já diz, há um tradicional lobisomem em algum momento da história (não vou revelar quando, é sem spoilers!), e junto com ele outras ameaças mais tradicionais que vem de diferentes folclores e até de influencia lovecraftiana. O segundo e mais relevante aspecto que diferencia esta obra das demais do estúdio é seu formato, à começar pela duração. Nada de série ou longa metragem, este é um especial com história fechada em cerca de uma hora, um média metragem. Mas não para por aí! 

Em preto e branco, privilegiando o uso de maquiagem e efeitos práticos, o especial emula as clássicas produções de monstros dos anos 1930 e 40. Mais particularmente os monstros clássicos da Universal. Cenários, fotografia, maquiagem, te transportam para um universo de terror muito específico e saudosista, ainda que esta não seja uma produção aterrorizante, mas sim um flerte com terror. Pensando bem, é exatamente como os filmes clássicos soam para o público de hoje, não? 

Vale apontar, apesar da preferência pelos efeitos práticos, o CGI também foi usado em momentos específicos. Bem executados, estes momentos conseguem se fundir à estética do longa. Conversando bem com a fotografia em preto e branco e com os demais elementos em cena. Um equilíbrio surpreendente pelo, praticamente estreante na direção Michael Giacchino, que tem uma longa carreira como compositor. 

De volta à narrativa, com uma duração mais curta, o roteiro é simples direto. Além de ser praticamente isolado do restante do MCU. É possível levar estes personagens para outras obras do estúdio? Sim, especialmente Elsa (um contraponto feminino nas produções do Blade, quem sabe?). Entretanto, conectá-los a todo resto não é uma necessidade, ou obrigatoriedade. Este mundinho particular está satisfatório como está, tendo aventuras futuras, ou não? 

 E por falar nos personagens, o carisma e química de Bernal e Donnelly completam o pacote de acertos. É impossível não querer acompanhar um pouco mais da dupla. Bernal encarna com a dualidade de seu "monstro adorável e doce". Enquanto Donnelly é a mocinha durona e cheia de recursos que amamos acompanhar. Esta é alias uma boa atualização dos clássicos homenageados, nada de donzela frágil em perigo por aqui. 

Lobisomem na Noite é cheio de referências que vão além do mundinho MCU, é divertido, objetivo e bem produzido. Ousando mais do que qualquer outra produção, em vários aspectos, é uma deliciosa surpresa para o público. Além de uma bem vinda surpresa para a Marvel, agora eles sabem que com qualidade e criatividade podem arriscar muito mais. Abandonar a fórmula, e entregar algo realmente surpreendente de vez em quando.

Lobisomem na Noite (Werewolf by Night)
2022 - EUA - 52min
Aventura, Ação, Terror 



 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem