Locke & Key - 3ª (e última) temporada

A primeira temporada trouxe a descoberta da magia, enquanto a segunda aprofundou a mitologia apresentando a origem das chaves. Cabe então ao terceiro e último ano de Locke & Key, determinar o melhor destino para os objetos mágicos e à família que os possui. É claro, enquanto explora uma ultima grande aventura, um último grande vilão. 

Dodge/Gabe fora derrotado, e os Locke estão curtindo a vida e as chaves, à exceção de Tyler (Connor Jessup) que escolheu esquecer. É claro, o refresco não dura muito tempo, já que Frederick Gideon (Kevin Durand) demônio rival dos Locke desde os tempos da guerra de independência estadunidense está no presente. 

Curiosamente, apesar de apresentado como uma ameaça maior que a anterior, o vilão da vez parece demandar menos esforço. Uma vez que esta é a temporada final, e o arco precisa ser encerrado em seus oito episódios. O resultado, é uma temporada mais simples e focada, com poucos dilemas paralelos. À exceção fica por conta do retorno de Tyler à magia, e a relutância de Bode (Jackson Robert Scott) em aceitar o novo interesse amoroso da mãe. 

Mais simples não significa menos interessante, este último ano traz cinco novas e curiosas chaves, que lamento não terem mais tempo de ser exploradas. Realmente precisávamos saber mais sobre o funcionamento da chave do tempo. Aliás, o uso dos artefatos mágicos aqui é o mais econômico dentre todas as temporadas. Talvez um sinal de amadurecimento de seus portadores, talvez economia do roteiro para encerrar logo a história. Seja qual for a opção, a magia envolta no uso das chaves, faz falta. Por outro lado, a objetividade da trama, que diminuiu de dez para oito episódios é muito bem vinda. 

Diminuíram os desenvolvimentos paralelos, é verdade. Mas com isso também foram eliminadas as tramas redundantes e os dilemas adolescentes repetitivos. Nada das preocupações com namoricos e festas em momentos inapropriados que tanto incomodaram na temporada anterior. Uma pena para quem curte personagens secundários como os Savinis. Já os fãs de Bode vão vibrar, já que ciente da popularidade do caçula Locke, e do carisma de Jackson Robert Scott o roteiro sempre o escolhe para protagonizar os desafios. 

O tom curioso que mistura aventura e fantasia, com pequenas pitadas de terror continua. Assim como a coragem de realmente colocar os personagens em risco. É verdade, esta é a temporada menos letal da série, mas depois de dois anos bem perigosos, o receio pelo bem estar dos que estão em cena continua eficiente. Já os efeitos especiais, que equilibram bem efeitos práticos e CGI, continuam atendendo as necessidades da história de forma satisfatória. Sem grandes inovações, e também sem chamar atenção para si, seja positiva ou negativamente. 

Com praticamente o mesmo elenco das temporadas anteriores, a qualidade de atuação se mantém a mesma. Desta vez com um pouco mais de destaque para Darby Stanchfield. Sua matriarca Nina, está pela primeira vez envolvida com a magia, e seu entusiasmo com ela é empolgante. Ao mesmo tempo a personagem a primeira a dar um passo a frente para superar o luto, e levar sua família junto no processo. 

Assim a série chega a um desfecho bem construído, coerente e satisfatório. Por mais que secretamente desejemos mais aventuras com as chaves, e estes objetos fossem capazes de oferecer muitas aventuras Locke & Key não é sobre isso, ou apenas sobre isso. Por trás de toda a magia, existe a jornada de uma família em luto e traumatizada por uma tragédia, em busca de uma nova vida. As chaves apenas tornam toda a jornada mais rica e divertida. 

Objetiva e coerente, a terceira temporada de Locke & Key entrega um bom desfecho para uma das melhores séries juvenis da Netflix. Adaptada das  HQs homônimas de terror e fantasia escritas Joe Hill e desenhada por Gabriel Rodriguez, um universo mágico e divertido de maratonar e revisitar sempre que der vontade. 

A terceira temporada Locke & Key de tem oito episódios, os anos anteriores de dez capítulos cada. Todos com cerca de uma hora de duração, e já disponíveis na Netflix.

Leia as críticas da primeira e segunda temporadas, ou conheça cada uma das chaves apresentadas na série!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem