Locke & Key - 2ª temporada

 Aventura, magia, mitologia própria, muito carisma e um enorme gancho para a segunda temporada, foram esses elementos que tornaram Locke & Key uma das melhores séries juvenis da Netflix. Agora o tão esperado segundo ano chegou, trazendo de volta esses elementos, e encerrando o primeiro grande arco de aventuras na Key House. 

Acreditando que derrotaram Dodge (Laysla De Oliveira), os irmãos Tyler (Connor Jessup), Kinsey (Emilia Jones) e Bode (Jackson Robert Scott) estão curtindo a vitória, e aproveitando as chaves mágicas que lhes restaram. Enquanto isso, Gabe (Griffin Gluck) e sua nova recruta Eden (Hallea Jones) seguem com seus planos maléficos. 

É claro, aos poucos suas atitudes suspeitas, e os efeitos de seus planos começam a chamar a atenção e desestabilizar o cotidiano dos Locke, novamente movimentado a história. Desta vez, com a mitologia das chaves devidamente apresentada, é hora de mergulhar mais fundo e desenvolver narrativas que não tiveram muito espaço no ano anterior.

A começar pelo esquecimento da magia nos adultos, que começa a se tornar uma preocupação maior para Tyler. Uma vez que sua namorada Jackie (Genevieve Kang) começa a ter lapsos de memória conforme seu 18° aniversário se aproxima. Passando pela mãe, que por não "fazer parte da aventura" se sente afastada dos filhos, e recair ao alcoolismo. Entretanto é com o tio Duncan (Aaron Ashmore), que a temática se aprofunda, já que ele é atormentado pela falta de informação, e seu conhecimento pode ser crucial para o futuro. Outra cujo conhecimento pode ser útil, e tem sua jornada finalmente resgatada é Erin (Joy Tanner), presa em sua própria cabeça desde a juventude. 

E por falar em conhecimento, esta temporada traz bem vindos flashbacks que explicam a origem das chaves e sua conexão com a família Locke. Expandindo sua mitologia, e oferecendo novas possibilidades. Novas chaves podem ser criadas? Qual o preço? E consequências do uso dessa magia? Se no primeiro ano os irmãos Locke descobriam a magia, esta segunda temporada é sobre compreender a responsabilidade de possuí-la.

Como ponto negativo, a narrativa cheia de idas e vindas, volta e meia nos confunde sobre a posse e uso de algumas chaves. É inevitável tentar fazer uma listinha mental sobre quais chaves estão com quem. Já a atitude questionável de alguns personagens não pode ser sempre atribuída a inexperiência da adolescência. Como, por exemplo  se preocupar com festas, quando há problemas maiores se desenrolando. 

Os efeitos especiais continuam atendendo as necessidades da história com eficiência. O destaque da vez fica com a criativa casa de bonecas, que cria desafios e cenas criativas e surpreendentes, explorando ainda mais o belo cenário da casa Key. O design de produção continua caprichando no design das chaves, embora não traga nada de novo nos cenários, já que a história se mantém nas mesmas localidades do primeiro ano. 

Entre o elenco, Jackson Robert Scott continua roubando a cena, e deixando apagados os intérpretes de seus irmãos. Aaron Ashmore faz bom uso do tempo extra de tela, representando bem a confusão de seu personagem. Enquanto Griffin Gluck, não consegue alcançar o equilíbrio da caricatura proposital, que Laysla De Oliveira entregou no ano anterior. Gabe não é nada sutil, mas também não entrega uma caricatura divertida ou interessante.  Diferente de sua capanga vivida Hallea Jones essa sim, proposital e acertadamente exagerada, misturando vilania e comédia. 

Baseada nas HQs homônimas de terror e fantasia escritas Joe Hill e desenhada por Gabriel Rodriguez. O segundo ano da série escolhe manter a personalidade que escolheu, mais voltada para fantasia, com pequenos toques de terror leve. Tornando-se entretenimento para toda a família, ainda que não tenha receios de sacrificar personagens quando necessário. Sim, é uma série juvenil, mas personagens são mortos, e catástrofes gigantescas acontecem na pacata cidadezinha Matheson, dando peso à toda a jornada do trio de irmãos.  

Com novas chaves, desafios criativos, um pouco de história, até uma discussão sobre magia com responsabilidade, a segunda temporada de Locke & Key encerra de forma satisfatória o arco de Dodge. O que não significa o fim da história, já que a série planta as sementes para a já confirmada terceira temporada. Que venham, mais chaves, aventura e magia!


As duas temporadas de Locke & Key, estão disponíveis na Netflix, cada uma com dez episódios com cerca de uma hora cada.

Leia a crítica da primeira temporada de Locke & Key!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem