Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio

O desgaste de uma franquia após alguns filmes é mais que comum no mundo do cinema. Para continuar eficiente as produções precisam se reinventar. Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio, tem a possibilidade de trazer uma nova forma de mostrar aventuras de Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga). Mas será que consegue?

Um suspeito de assassinato alega ter sido possuído por um demônio na ocasião em que o crime fora cometido. O casal Warren precisa provar que a história do rapaz é verdadeira para que ele escape da pena de morte, ao mesmo tempo que tentam encontrar o verdadeiro responsável pelo crime. 

Diferente dos dois filmes anteriores, onde víamos o casal ser convocado após uma série de eventos sobrenaturais, em A Ordem do Demônio entramos na história bem no meio de um complexo exorcismo, com ares do clássico O Exorcista. Este é o ponto de partida para o tal crime comandado pelo demônio que dá nome à produção. Logo, para os Warren e para o público, não há dúvida sobre o envolvimento de uma entidade sobrenatural no crime. A questão é como deter a criatura, e comprovar a inocência do casal.

Um rumo completamente novo para o trabalho dos protagonistas, um filme de investigação que nos convida a buscar pistas junto com os personagens. Um excelente e necessário frescor à franquia. Infelizmente a execução não aproveita todo o potencial da proposta, e escolhe os caminhos mais fáceis e convenientes tanto para desenvolver a história, quanto para gerar medo.


Desde os caminhos duvidosos dos Warrens conseguirem provas, como invadir lugares. Até o embate sobrenatural gerado entre Lorraine e o verdadeiro responsável pelo crime. As outrora fortes intuições e percepções da personagem de Farmiga, aqui se tornam poderes dignos dos X-Men. Escolhas do roteiro são pouco criativas, e cheias de conveniências, e buscam levar a narrativa pelo mesmo formato de terror dos longas anteriores, mesmo este tendo uma premissa que permitiria um formato completamente novo. 

O diretor Michael Chaves, responstável também por A Maldição da Chorona, é eficiente em emular alguns aspectos da direção de James Wan, responsável pelos dois longas anteriores. Mas falha dar personalidade e aproveitar a originalidade desta proposta, para criar algo novo. 

Outro aspecto em que o roteiro peca, é em não aproveitar os aspectos legais do caso. Ok, nós, o público, compreendemos a forma como o sobrenatural estava envolvido no caso, e se o rapaz é ou não culpado mas como Ed e Lorraine vão tornar o que descobriram aceitável pelo júri? Vale lembrar, a trama é baseado no caso real de Arne Johnson, primeira pessoa na história americana a reivindicar possessão demoníaca como defesa. Logo, haveria material para explorar também este lado jurídico da história, como no bem sucedido O Exorcismo de Emily Rose

Ainda sim, Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio funciona em muitos aspectos. Tem produção caprichada. E o formato familiar da franquia pode agradar alguns fãs. Mas, acima de tudo, está o carisma dos Warren, que colocados em uma posição mais vulnerável, ganham ainda mais nossa preocupação. Patrick Wilson e Vera Farmiga tem carisma e talento mais que suficiente para contornar as fragilidades do roteiro, bem como nosso conhecimento prévio do casal traz a empatia que precisamos para nos manter interessados. 


Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio poderia ser um marco na franquia, trazendo novos caminhos e formatos para a luta contra o sobrenatural, e aumentando a longevidade do Invocaverso. Ao invés disso a produção opta pelo fácil caminho da repetição, se apoiando exclusivamente em seus bons protagonistas. Deixando para próximas produções a complicada tarefa de se manter interessante e evitar o desgaste desde bom universo de terror. 

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (The Conjuring: The Devil Made Me Do It)
2021 - EUA - 112min
Terror

*Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio já está pode ser assistido em segurança na HBOMax. Programado originalmente para estrear em 2020, chegou aos cinemas brasileiros em 2021, ainda em meio à pandemia de Covid-19. 

Aqui no blog tem críticas de todos os filmes da franquia, além de curiosidades e um guia para quem quiser assistir as produções do Invocaverso em ordem cronológica

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem