Informações úteis para sua maratona de Expresso do Amanhã

 A segunda temporada da a série da TNT, distribuída mundialmente pela Netflix, chegou à plataforma esta semana. Os episódios são liberados semanalmente, logo tem tempo de sobra para colocar a primeira temporada em dia, e alcançar a transmissão atual. Pensando nisso nada mais oportuno do que trazer aquela listinha de informações e curiosidades que vão fazer sua maratona mais rica. SEM SPOILERS!

Antes è claro, uma breve sinopse! Em Expresso do Amanhã nossa tentativa de reverter o aquecimento global, deu errado e condenou a Terra à uma era do gelo. Os únicos sobreviventes do planeta habitam o Snowpiercer, uma locomotiva autossustentável criada pelas indústrias Willford. Dividida em classes, com uma primeira classe regada de luxos, segunda e terceira classes trabalhadoras, e os clandestinos do fundos, relegados à uma vida a margem desta sociedade. 

Este sistema é abalado, quando um assassinato faz com que o fundista ex-policial Andre Layton (Daveed Diggs) seja recrutado pelo Sr. Willford. É o acesso dele às castas mais abastadas, que abala o sistema e dá oportunidade para o conflito entre castas evoluir. 

Informações úteis para sua maratona de Expresso do Amanhã

1 - Expresso do Amanhã é baseada em uma clássica HQ francesa Le Transperceneige, criada por  Jacques Lob e Jean-Marc Rochette, lançada originalmente em 1982. No Brasil a publicação chegou com o título O Perfuraneve.


2 - Antes de virar série a HQ virou filme, com a direção de Bong Joon-ho, de Parasita. Primeira produção em inglês do diretor, teve vários problemas durante a produção, mesmo assim obteve bons resultados. Com elenco estelar que incluia Chris Evans, Tilda Swinton, Octavia Spencer, John Hurt, Jamie Bell e Ed Harris,  foi lançada em 2013, mas só chegou em terras brasileiras em 2015. 

Tem crítica do filme aqui no blog, vem ler!


3 - Bong Joon-ho está envolvido na produção e criação da série, mas não dirige nenhum episódio.

4 - Apesar do cenário social semelhante, as tramas que a série e filme seguem são bastante diferentes. À exceção do Sr. Willford, até os personagens são outros. O filme apresenta uma rebelião dos fundos, enquanto a série tem um assassinato como ponto de partida.  A disputa e o conflito entre as classes no entanto, é a mesma.

5 - A TNT divulgou uma linha do tempo para a saga Snowpiercer, citando que a série aconteceu sete anos após o evento de extinção, o filme se passa dezessete anos após a extinção.

6 - Caso a sinopse não tenha deixado evidente, além de uma excelente ficção-cientifica, Expresso do Amanhã também é uma contundente crítica ao sistema de classes da nossa sociedade. Transformando a tradicional pirâmide social em uma linha reta, onde os privilegiados da frente tem luz, conforto e guiam a locomotiva, enquanto os excluídos do fundo são arrastados na escuridão em condições insalubres.

7 - Andre Layton (Daveed Diggs), o protagonista fundista, é geralmente referido pelo sobrenome, enquanto a antagonista Melanie Cavill (Jennifer Connelly), responsável por conduzir a locomotiva, é geralmente referida pelo primeiro nome. Uma referência as suas respectivas posições no trem. 

8 - Repare como a produção de arte utiliza o próprio cenário para passar ao expectador as sensação de diferença entre classes. O maior exemplo disso é a iluminação! Os vagões do fundo não tem janelas, e pouquíssima iluminação artificial. Conforme evoluímos para os vagões iniciais, a luz aumenta, passando pelos neons do vagão leito, até as iluminadas cabines da primeira classe. Chegando e finalmente à locomotiva, não apenas clara e iluminada, mas o único ponto onde é possível ver à frente.

9 - O Snowpiercer, a locomotiva, tem um motor perpétuo, precisa estar em movimento constante para alimentar seu motor. Se o trem parar por mais de 13 minutos, todos morrerão de frio.


10 - 1001 vagões, 16 km de comprimento, essas são as dimensões do trem quando nossa história começa. 150 destes vagões são destinados apenas para agricultura. Também existem vagões aquários e para abrigar gado. O vagão leito é uma espécie de clube atende as três classes (fundistas não), e ao que tudo indica foi criado por necessidade ao longo dos anos na locomotiva. 

11 - Os Snowpiercer percorre todo o planeta, sua trajetória pode ser vista em mapas dispostos no cenário, atravessa todos os continentes, ilhas e até o oceano congelado.

12 - Vários episódios mencionam a temperatura externa, em torno de 120 graus Celsius negativos.

13 - Antes de chegar à Netflix, a série é exibida na TNT nos Estados Unidos, então não estranhe se perceber um ou outro corte que abrigaria os intervalos comerciais. Os episódios chegam na plataforma de streaming no dia seguinte à exibição na TV.


14 -Cada episódio inicia com a narração de um personagem que situa o tom e foco da trama, e essa narração sempre termina com o número de vagões da locomotiva. É dessa narração que também saem os títulos dos episódios.

_____________

Cada temporada de Expresso do Amanhã tem dez episódios com cerca de uma hora cada. O primeiro ano já está inteiro disponível na Netflix, enquanto a segunda temporada é liberada semanalmente, às terças-feiras. A terceira temporada da série já foi confirmada. 

Leia a crítica da 1ª temporada.

Leia a crítica do filme de 2013.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem