Os títulos bíblicos de Warrior Nun!

Faz tempo que queria escrever este post. Desde julho para ser mais exata, quando fiz aquela maratona de Warrior Nun (olha a crítica aqui) da Netflix. Se você é dos que prestam atenção à títulos de episódios, deve ter notado, as aventuras da "Freira Guerreira" são nomeadas com passagens da bíblia. 


Impossível não ficar curioso para conferir o que estes capítulos e versículos dizem, e como se relacionam com o que acontece em cada episódio. É isto que este post pretende tardiamente fazer. Antes tarde do que nunca, né! Vamos la...

Episódio 1 - Salmo 46: 5 
Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã. 
Ok, essa é fácil. Ava retorna dos mortos neste episódio, com habilidades novas para enfrentar essa nova vida. 



Ep 2 - Provérbios 31:25 
Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro.
Antes de compreender sua nova condição, a protagonista vive pela primeira vez em muito tempo (antes de morrer a moça estava tetraplégica), começa a conhecer a si mesma, fazer planos para o futuro.



Ep 3 - Efésios 6:11 
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; 
É neste episódio que Ava começa a compreender sua condição, e enfrenta seu primeiro desafio como portadora do halo, com algumas dificuldades. 



 Ep 4 - Eclesiástico 26: 9-10
A língua de uma mulher ciumenta é um chicote que atinge todos os homens.
Uma mulher maldosa é como jugo de bois desajustado; quem a possui é como aquele que pega um escorpião.
Este título está falando das mulheres maldosas que temos em cena. Desde a maldosa freira que maltratava Ava em seus tempos de tetraplégica. Até a irmã outrora escolhida para ser portadora do halo, que com sentimento de ser passada para trás está disposta a tudo para recuperar sua preferência. 



 Ep 5 - Mateus 7:13
Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. 
A referência aqui é ao portal criado por Jillian Salvius usando o poder de relíquias sagradas. À esta altura da história, não conhecemos as verdadeiras intenções da cientista, o mal caminho pode ser uma delas. E mesmo quando descobrimos que a moça pretende fazer algo benéfico (salvar o filhoo), o artefato ainda pode cair em mãos erradas, ou ser mal utilizado. 



 Ep 6 - Isaías 30: 20-21
Bem vos dará o Senhor pão de angústia e água de aperto, mas os teus mestres nunca mais fugirão de ti, como voando com asas; antes os teus olhos verão a todos os teus mestres. E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda. 
Literalmente andando por um caminho árduo em parte do episódio, Ava e Shotgun Mary começam a se aproximar. A veterana começa de fato à apresentar o mundo das freiras guerreiras à novata, de forma clara e sem rodeios. E a protagonista começa a entender a importância de sua condição.



 Ep 7 - Efésios 4: 22-24 
Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e  a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. 
É hora das jovens freiras renovarem sua forma de pensar. Neste episódio vão buscar ajuda da ciência, compreendem que o suposto vilão não é exatamente como fora pintado (lembra das motivações da  Jillian Salvius?), e com a verdade, descobrem a verdadeira batalha. 




 Ep 8 - Provérbios 14: 1
A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua. 
É o episódio de preparação e descobertas, quando o grupo começa a se preparar para derrubar o sistema corrupto que tomou conta de sua ordem. 



Ep 9 - Coríntios 10: 4 
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
Com a cara e a coragem o grupo vai por seu plano em prática. A fortaleza que tem que transpor é tanto metafórica quanto literal, elas se infiltram no vaticano. 



 Ep 10 - Apocalipse 2:10 
Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.
O parquinho está pegando fogo. O desafio é grande mortal, e alguém pode até ficar preso literalmente em uma tumba. É o fim da temporada, assim como o fim do mundo que o Apocalipse apresenta, a referencia aqui é clara. Felizmente, as aventuras de Ava e companhia continuam além disso, com direito ao famigerado gancho (cliffhanger se preferir). 


E aí, você prestou atenção aos títulos de Warrior Nun? Você já maratonou Warrior Nun, encontrou mais alguma interpretação que conecte as passagens e os episódios? Deixa aí nos comentários. 

Leia a crítica da 1ª temporada de Warrior Nun.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem