Pedido Irlandês

As vezes a vida nos obriga a fazer pausas em projetos, carreiras... o importante é que sempre podemos retomar de onde paramos. Mas é preciso ter ciência, que o tempo passa, as coisas mudam, e adaptações precisam ser feitas. Infelizmente Lindsay Lohan não tem conhecimento disso em sua nova comédia romântica. 

Pedido Irlandês é a segunda comédia romântica da parceria da atriz com a Netflix. Uma Quedinha de Natal de 2022, já demonstrava a queridinha dos filmes do gênero dos anos 2000 enferrujada e em desajuste com os tempos atuais, mas ganhava uma ajudinha do tema natalino. Já esse filme que também tem a direção de Janeen Damian, deixa bem evidente, que Lohan quer continuar de onde parou. Ignorando sua idade, e principalmente a atualização do gênero, que não tem mais a força e a aceitação fácil que tivera. 

Maddie (Lindsay Lohan) é uma editora de livros secretamente apaixonada por seu autor parceiro, que perdeu sua chance e agora vai assistir o "homem dos seus sonhos" se casar com sua melhor amiga. Na viagem de matrimônio para a Irlanda, ela faz um pedido em um local mágico e toma o lugar da noiva. 

Se você viu algumas comédias românticas na vida, já sabe como a história se desenrola. Logo a mocinha percebe que não tem nada em comum com o desejado noivo. Para a química dele com a noiva original destinada superar o feitiço. E, claro, para a protagonista se descobrir alma gêmea do mocinho com quem "acidentalmente" vive esbarrando. 

E não há nada de errado nessa previsibilidade. De fato, é isso que muitos de nós esperam e adoram no gênero. Mas, tem que ser bem feito. As situações cômicas não podem parecer forçadas, o romance enrustido tem que ser construido de forma coerente, os personagens precisam ser carismáticos, e principalmente, tem que haver química entre o casal principal. E nada disso acontece aqui. 

As situações cômicas raramente fazem rir, e geralmente parecem esquetes do Zorra Total. O romance é conveniente e imediato demais, construido com falas rasas e sem brilho. E Lohan não tem química com nenhum dos pretendentes. Seja o noivo idealizado vivido por Paul Kennedy, seja o verdadeiro interesse romântico interpretado por Ed Speleers. Ambos os atores viveram personagens repugnantes na série Outlander, vale observar!

 

Mas talvez o problema seja mesmo Lindsay Lohan, que não tem ciência da própria idade. Longe de mim promover etarismo, ou mesmo chamar a atriz de velha. Mas já fazem vinte anos desde Meninas Malvadas, é biologicamente impossível a atriz passar o ar de ingenuidade que a personagem tenta ter. Insegura demais para se declarar, inocente de acreditar que tal magia daria certo, e não traria custos. Simplesmente não convence. 

Os cenários irlandeses e figurinos são os pontos altos da produção. Mas explorados de forma simplória e nada inspirada pela direção, não passam de um detalhe bonito em uma foto amadora e descompromissada, tirada por qualquer um que tenha uma câmera no bolso. Como ironicamente aponta o mocinho. 

Já  Jane Seymour até diverte como a mãe da protagonista. Uma professora de escola que fala o que pensa, e que não consegue chegar ao casamento da filha. Mas sua história é completamente desconectada da trama principal, e irrelevante para ela.

Lindsay Lohan e a Netflix estão presos no passado. Perdendo a chance de usar a popularidade da atriz para renovar o gênero. Trazer comédias românticas atuais e conscientes de que existem romances de todos os tipos, para todas as idades. Uma parceria que tinha tudo para dar certo, mas que com apenas dois filmes já afasta o interesse do público. 

Pedido Irlandês (Irish Wish)
2024 - EUA - 93min 
Comédia romântica

Leia também a crítica de Uma Quedinha de Natal !

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem