Uma Quedinha de Natal

Esta época do ano sempre desperta um sub-gênero sazonal do cinema, o "filme de Natal". Em geral romances açucarados, ou aventuras otimistas para toda a família, de qualidade duvidosa, cobertos de neve, cenas na lareira e com Papais Noéis de todos os estilos. A Netflix já criou uma tradição de lançar vários destes títulos nesta época do ano, e em 2022 nenhum chamou mais atenção que Uma Quedinha de Natal.
Isso porquê a comédia romântica natalina traz a volta de Lindsay Lohan ao protagonismo de um longa metragem. Projeto que poderia ser a escolha perfeita para um retorno, carismático, e calculadamente descompromissado. Afinal, não se espera uma trama complexa, ou grandes atuações deste tipo de produção. O público quer entretenimento escapista e carismático por um par de horas. Infelizmente, a produção não chega nem perto de entregar esse formato simples.

Sierra Belmont (Lindsay Lohan) é a herdeira mimada de uma rede de hotéis, sem interesse por trabalho, e com um idiota como namorado. Em um encontro atrapalhado com o rapaz, ela sofre um acidente, se perde do namorado e também perde a memória. Sem documentos, e sem ninguém procurando por ela, a moça é acolhida por Jake Russel (Chord Overstreet de Glee), dono da tradicional pousada Estrela do Norte que está prestes a fechar. É claro, que nesse convívio a moça vai desenvolver empatia, aprender a fazer tarefas simples que nunca precisou, ajudar a salvar o estabelecimento, e obviamente, se apaixonar pelo anfitrião. 

Aparentemente, o meio realmente faz o homem (ou a mocinha de comédia romântica, no caso). Já que sem memória e longe do luxo e futilidade de sua vida, Sierra se transforma em outra pessoa imediatamente. É claro, ela ainda é uma inútil, mas tem muito mais boa vontade do que no início do filme. Infelizmente a mudança não é nada convincente ou carismática, seja pelo roteiro que apresenta uma protagonista insuportável, seja pela atuação pouco inspirada de Lohan. A moça está muito longe do carisma e entrega que apresentava no início dos anos 2000.

Seguindo a atuação ruim da moça, nada mais na produção funciona. Não há química entre o restante do elenco. As piadas físicas, que são muitas, não arrancam risadas. Muito menos o alívio cômico declarado, Tad (George Young), o noivo abobado e irritante da mocinha. A direção de Janeen Damian não consegue entregar o básico nesse tipo de produção. Desde a construção da trama, passado pelo tempo de comédia, e de romance, tudo parece fora do ritmo. O que fica evidente, por exemplo, nas cenas de envolvimento do casal, que alterna entre planos nada coerentes, e incapazes de construir o "clima" necessário. 

Todas essas fraquezas tornam difícil relevarmos coincidências e conveniências, que tão facilmente relevamos quando escolhemos ver este tipo de filme. Como, por exemplo, o fato da moça ser a herdeira famosa do hotel que impulsiona o turismo na cidadezinha em questão, e ninguém na cidade inteira conhecer a cara dela. 

Geralmente somos pouco exigentes com comédias românticas de natal. Tudo que estas produções precisam, é entregar uma história simples, fofa e otimista, com personagens fáceis de se identificar e torcer. Uma Quedinha de Natal tem todos os elementos necessários para tal. Mas falha completamente em utilizá-los. Nem mesmo as muitas referências aos filmes anteriores de Lohan espalhadas pelo longa são capazes, de gerar empatia e nos fazer interessar pelo romance. 

Primeiro de um acordo de vários filmes com a Netflix, (o segundo filme Irish Wish já está em produção e tem a mesma diretora), Uma Quedinha de Natal é o primeiro escorregão de Lindsay Lohan. Tomara que seja apenas falta de prática, e as sequencias tragam desempenhos melhores, mas eu não apostaria nisso. 

Uma Quedinha de Natal (Falling for Christmas)
2022 - EUA - 93min
Comédia Romântica

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem