Lang Lang Interpreta Disney

Entre filmes de super-heróis, sabres de luz e contos de princesas, o Disney+ tem também uma excelente coleção de shows e musicais. Muitos produzidos pela própria Disney, e com canções de seus filmes. É nessa categoria que se encaixa Lang Lang Interpreta Disney.

Se você, assim como eu, não é conhecedor de música clássica e não faz ideia de quem seja Lang Lang, eis uma breve atualização. Lang Lang  foi o primeiro pianista chinês a ser contratado pela Orquestra Filarmónica de Viena e pela Orquestra Filarmónica de Berlim. Destaque em sua área recebeu diversos prêmios ao longo da carreira, e  em 2009, foi incluído na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.

Em 2022, o pianista lançou The Disney Book, um álbum em parceria com a Disney em celebração aos 100 anos do estúdio. Lang Lang Interpreta Disney que acabou de chegar à plataforma é o registro da apresentação ao vivo deste trabalho no Royal Albert Hall em Londres. O especial traz trechos do concerto que dá novos arranjos à sucessos do estúdio, como Let It Go e When You Wish Upon a Star. Intercalados com depoimentos do próprio pianista e convidados, sobre sua tragerória e relação com as canções da Disney. 

O álbum foi sucesso de vendas, e ao ver pela audiência lotada deste show e do restante da turnê também. O que nos faz crer que combinação do pianista clássico, com as músicas populares de animações parece a oportunidade perfeita para trazer o grande público para o elitizado mundo da música clássica. Entretanto, ao chegar ao público ainda mais amplo do streaming a realidade é bem diferente. 

Os arranjos e firulas incluídos nas músicas, apesar de belos e complexos, constroem barreiras para ouvidos não acostumados com música clássica. Não se trata de elitismo (até porquê não estou incluída no seleto grupo dos amantes do gênero), mas uma percepção real da reação do público. Em outras palavras, quem estava junto comigo, não reconhecia as músicas, e logo perdeu o interesse pelo especial. As intromissões do documentário entre as canções também não ajudaram, já que não apresentam Lang Lang apropriadamente para o público comum.

O resultado é um belo show. Não apenas musicalmente, mas cenicamente, com a atmosfera do teatro se adequando a cada canção. Com boas participações especiais e um repertório bem definido. As músicas abrangem desde os primórdios do estúdio, até os sucessos mais recentes. Mas, que não conversa com o grande público.

Lang Lang Interpreta Disney é para conhecedores de música clássica e para fãs do pianista. Além de alguns curiosos, que assim como eu, vai apreciar a experiência, mas não necessariamente ficar ansioso para repeti-la. 

Lang Lang Interpreta Disney  tem cerca de uma hora de duração, e está disponível no Disney+!

Curte especiais musicais, então leia também sobre The Queen Family Singalong, A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos Encanto no Hollywood Bowl.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem