A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos

A chegada do Disney+ no Brasil, trouxe além dos esperados filmes e séries do estúdio, alguns especiais de TV aos quais em outros tempos provavelmente não teríamos acesso, como a série The Disney Family Singalong e o musical Encanto no Hollywood Bowl. Geralmente shows com convidados especiais e versões inéditas de clássicos da Disney, ou do tema homenageado em questão. Assim, não é surpresa que a primeira animação indicada ao Oscar de melhor filme, também ganhe seu especial ao completar três décadas de lançamento. A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos, reúne cenas da animação clássica com números musicais ao vivo, e com plateia. Entre esses números curiosidades dos bastidores do longa de 1991, e menções ao legado da produção, como os diversos musicais para os palcos ao redor do mundo. Apesar de dedicado ao longa animado, a versão live-action de 2017  não foi esquecida, já que Evermore, a canção da fera presente apenas na versão com atores, foi acrescentada à lista.  

Fez a conta e deu errado? Pois é apesar de celebrar três décadas do desenho, o especial foi exibido em 2022, quando a produção já tinha 31 anos. E só chegou no Disney+ Brasil em fevereiro de 2023. 

 
Rita Moreno apresenta o especial e narra as curiosidades da produção. Já as músicas ficam a cargo de um elenco tão diverso quanto estrelado. H.E.R. e Josh Groban dão voz à Bela e Fera. Martin Short é Lumiere  e David Alan Grier o neurótico Horloge.  Shania Twain vive Madame Samovar, Leo Abelo Perry é Zip, Joshua Henry dá voz à Gaston, com  Rizwan Manji como o inseparável Le Fou. Um grupo de bailarinos ainda trazem performances surpresa, que vão além das canções clássicas do desenho.

Já as participações especiais, ficam por conta das aparições de Paige O'Hara e Richard White, vozes originais de Bela e Gaston. E claro, do compositor Alan Menken ao piano.

Caprichada a produção encontrou uma forma de criar um cenário, versátil, simples e grandioso ao mesmo tempo, com um bom trabalho de luzes e projeção. Mas o que encanta mesmo são os complexos e variados figurinos. Do elenco principal aos bailarinos, as roupas transformam o elenco em objetos, lobos e até a rosa encantada. As versões da Broadway deviam dar um olhar mais atento ao marionete da Fera usada aqui. 

O único porém são as inserções de trechos da animação. A ideia de usá-los para situar o momento da história em que o numero musical se passa é boa. Entretanto, por vezes estes trechos se alongam mais que o necessário, tornando a espera pela próxima performance cansativa. Afinal, não viemos rever o filme, mas sim novas versões de seus momentos marcantes. 

Belo, nostálgico, mas ainda bastante atual, A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos é uma excelente homenagem ao clássico dá década de 1990. Vai emocionar os fãs grandinhos e entreter os pequenos. Que bom, que finalmente temos acesso à esses especiais!

A Bela e a Fera: Celebrando 30 Anos está disponível no Disney+!

Descubra também The Queen Family Singalong  e Encanto no Hollywood Bowl

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem