Guardiões da Galáxia Vol.3

Foi-se o tempo em que os Guardiões da Galáxia era uma equipe desconhecida do grande público, familiar apenas para um nicho de leitores. Com dois filmes, um especial e participações nos longas dos Vingadores, a sub-franquia é considerada uma das bem sucedidas dentro do MCU. Mesmo assim, Guardiões da Galáxia Vol.3 vem para corajosa e acertadamente mudar tudo!

Estabelecidos em LugaNenhum, o grupo de heróis encontra sua nova aventura, quando o misterioso passado de Rocket (Bradley Cooper) coloca o guaxinim em risco. Então a equipe parte em missão para salvar o amigo, ao mesmo tempo que Peter Quill (Chris Pratt) ainda tenta superar a perda de Gamora (Zoe Saldaña).

É oficialmente o último filme desta equipe, o último de James Gunn na Marvel (o diretor agora é responsável pelo universo concorrente, o da DC), e vários atores tem dado a entender que também é seu último projeto no MCU. São muitos "últimos" para uma produção apenas. O que dá a produção muitas "obrigações", que esta cumpre de forma surpreendente e muito bem. 

À começar pelo foco do longa. Chega de Star Lord, o coração do Vol.3 é Rocket Raccon. Finalmente aprendemos sobre seu sofrido passado, o que traz de bônus um dos vilões mais cruéis da Marvel até agora. O Alto Evolucionário, vivido por Chukwudi Iwuji, com um misto curioso de frieza e caricatura, que nos faz até relevar algumas repetições em seus exageros. 

Não tão bem aproveitado assim, é Adam Warlock (Will Poulter). O personagem alardeado em uma das cenas pós créditos do Vol.2, aqui serve como mera ferramenta para a trama, e poderia ser facilmente substituído por qualquer outra. Ao invés de uma grande ser ameaça como sugerido anteriormente, o personagem na verdade está apenas sendo apresentado para o futuro. Um problema para quem desde 2017 esperava por um pouco mais dele. 

Apesar de ter o Raccon no centro da trama, o roteiro ainda encontra espaço para trabalhar os pequenos arcos de cada um dos guardiões e as relações entre eles. Desde o grande dilema de Quill com a "outra Gamora", até a simples superação de Kraglin (Sean Gunn), ainda tentando usar a flecha de assovio.

 Praticamente todos os membros do grupo, que ainda conta com Drax (Dave Bautista), Mantis(Pom Klementieff) o cão Cosmo (voz de Maria Bakalova) e Groot (Vin Diesel), resolvem problemas e encontram novos rumos ao longo da projeção. À exceção fica por conta da árvore de uma frase só, que assim como Warlock é mais uma ferramenta de roteiro. Mas convenhamos o vimos nascer e crescer ao longo das aventuras. Tivemos bastante Groot. 

E já que estou falando dos personagens, o elenco principal mais que confortável com seus personagens, entregam as carismáticas atuações costumeiras. Já os coadjuvantes como Elizabeth Debicki e Sylvester Stallone parecem estar se divertindo com o trabalho. O destaque fica por conta de Zoe Saldaña, que consegue construir outra versão de Gamora. Diferente por sua bagagem, mais ainda a mesma na essência. 

Enquanto o Gunn, atende ao esperado enchendo a produção de referências, boa música e  muita energia. Embora particularmente eu não tenha tão levada pelas canções quanto nos longas anteriores. Felizmente, a emoção das cenas, ora drama, ora frenesi, completam o sentimento que talvez a música não traga para alguns. 

Sim, drama e frenesi! Como esperado, o Vol.3 tem muita comédia, e ação desenfreada, mas aposta no drama muito mais que os longas anteriores. Seja pela sofrida jornada de Rocket, seja pelo tom de evolução despedida que o longa como um todo tem. Não se surpreenda ao alternar gargalhadas e lágrimas, pode acontecer!

Para completar os efeitos visuais, especialmente os em CGI, parece estar acima da qualidade dos filmes mais recentes do estúdio. Considerando, a enorme incidência deles em cena. Há personagens completamente criados em computação gráfica, que conseguem não apenas ser realistas, mas demostrar muita emoção em sua expressão.  E também há aqueles feitos com a boa e velha maquiagem. Assim como há cenários grandiosos reais, e em tela verde. Todas essas diferentes técnicas conversando para criar uma galáxia vasta, vibrante e exuberante.

Ousadamente quebrando expectativas, e corajosamente abraçando a mudança, Guardiões da Galáxia Vol.3 mantém a qualidade e o carisma de seus antecessores. Explora o melhor de seus personagens principais, e diverte muito, enquanto tece uma despedida emocionante e consistente. Um bem vindo acerto, para a Marvel que tem encontrado recepções mornas nos filmes mais recentes.

Guardiões da Galáxia Vol.3 (Guardians of the Galaxy Volume 3)
2023 - EUA - 150min
Aventura, Ação, Comédia

Leia as críticas de Guardiões da GaláxiaGuardiões da Galáxia Vol.2Guardiões da Galáxia - Especial de Festas. Não deixe de conferir mais posts sobre o MCU!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem