Guardiões da Galáxia - Especial de Festas

Há quem diga que a fase 4 da Marvel é sobre luto, seu enfrentamento e superação. Devo admitir que concordo, e por isso que acredito que o Especial de Festas estrelado pelos Guardiões da Galáxia lançado diretamente no Disney+ seja um bem vindo respiro. Tanto da fase de luto, quanto das muitas conexões que todo filme do estúdio precisa fazer.

Depois de ouvir de Kraglin (Sean Gunn) sobre tradições de Natal, e ao ver Peter Quill (Chris Pratt) triste pela perda de Gamora, Mantis (Pom Klementieff) e Drax (Dave Bautista), resolvem trazer a magia das festas de fim de ano para o Star Lord. O que inclui o melhor presente de todos, o lendário herói Kevin Bacon!

E assim, a dupla parte em uma jornada ao planeta terra para "buscar" o ator. O que inclui uma passagem da dupla explorando os costumes terráqueos, que de tão divertida poderia ter o dobro do tempo. Ver Drax e Mantis se aventurando entre os humanos, e sendo aceitos apesar de sua aparência alien, é o ponto alto de um especial muito bom. 

Igualmente bobo e absurdo, o média metragem continua com as trapalhadas da dupla, que inclui um sequestro e a interpretação errada das tradições natalinas. É claro, como um bom especial de festas os erros, constroem de forma torta o espírito de natal necessário para levantar o espírito de Quill, de todos a sua volta, inclusive Nebulosa (Karen Gillan) e de nós do lado de cá da tela. Falando de amizade, família e comunhão. Além de trazer excelentes canções, com aquela seleção incomum e acertada que James Gun costuma trazer nos filmes da franquia. E o que são festas sem boa musica, não é mesmo?

O curioso é que, apesar de completamente descompromissado e isolado da grande narrativa do MCU,  há sim, luto e informações relevantes que são reveladas neste especial. Passado entre os eventos de Thor: Amor e Trovão e Guardiões da Galáxia - vol.3, o episódio nos revela que a equipe comprou e comanda Luganehum, mostra a versão mais velha de Groot, revela o parentesco entre dois personagens e informa que talvez agora a equipe conte com um cachorro, a Cosmo (Maria Bakalova).

Já a perda fica por conta da morte/partida de Gamora. A original morrera, e a versão apresentada em Vingadores Ultimato foi embora. De qualquer forma, uma ausência que afeta toda a equipe. Um luto confuso e estranho, tal qual o grupo que ele afeta. E combina com toda a temática dessa fase da franquia. Apesar de a Marvel não ter determinado de que fase o média metragem faz parte.

Um presente de natal, multicolorido, divertido, bobo e absurdo como todo fã do grupo gostaria. Isso é o que Guardiões da Galáxia - Especial de Festas promete e entrega com perfeição. Uma bem e descompromissada surpresa de fim de ano. Imperdível!

Guardiões da Galáxia - Especial de Festas (The Guardians of the Galaxy Holiday Special)
2002 - EUA - 41min
Comédia, Aventura

Leia as críticas de Guardiões da Galáxia e Guardiões da Galaxia - vol.2

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem