Glass Onion: Um Mistério Knives Out

Acredito que ninguém tenha previsto o sucesso de Entre Facas e Segredos, muito menos que o longa escrito e dirigido por Rian Johnson se transformaria em uma franquia. O que explica o péssimo título nacional de sua sequencia Glass Onion: Um Mistério Knives Out, que tenta de forma confusa conectar os filmes ("Knives Out" é o título em inglês do primeiro longa). Felizmente, seu nome equivocado é a única grande falha da produção, que repete os feitos de seu predecessor com sucesso.

Benoit Blanc (Daniel Craig, repetindo a caracterização curiosa) é convidado para a reunião anual de um grupo de amigos do milhonário excêntrico Miles Bron (Edward Norton) em uma isolada e paradisíaca ilha grega. O tema do evento? Um mistério de assassinato. O convite recebido por Blanc para uma festa tão exclusiva já é um mistério por si só, mas é claro que em algum momento alguém realmente morre, transformando o jogo em um crime real.

Um Mistério Knives Out traz de volta apenas o detetive, e um caso completamente novo para desvendar. Novamente inspirado pelas tramas de Agatha Christie, mas com um toque moderno. O roteiro de Johnson não teme gastar tempo para posicionar todas as peças e suas motivações devidamente no tabuleiro antes de de fato começar a investigação. 

Quase metade do filme, é utilizado apenas para apresentar personagens, e situar as relações entre eles. Isso pode incomodar os mais afoitos, especialmente porque dessa vez não temos um personagem condutor, como fora o de Ana de Armas no anterior, que representa o público na trama. Agora, é Blanc a quem devemos seguir, até que o roteiro decida que outro pronto de vista merece nossa atenção. 

Por outro lado, qualquer lentidão inicial é logo esquecida assim que a trama de investigação esquenta. Já que novamente, a forma como Johnson desenvolve a narrativa convida o público a investigar junto com protagonista, ao mesmo tempo que levanta novos questionamentos além do mistério principal. As peças estão todas lá para montarmos o quebra cabeça por conta própria, e até antes do Benoit Blanc, se formos capazes.

O benefício de uma construção bem pensada e feita sem pressas, é que o roteiro tem espaço para criar as muitas camadas que justificam a palavra cebola (onion em inglês) no título, bem como as muitas metáforas associadas a ela. Além de tempo para construir uma galeria de excelente personagens, que exemplificam todas as possibilidades de interesses e segundas intenções suas relações. 

Políticos e cientistas com financiamentos suspeitos, famosos de segundo escalão, parceiros e subalternos, todos tem suas agendas próprias nesse evento. Suas personalidades propositalmente caricatas e exageradas garantem tanto críticas à sociedade atual, quanto momentos cômicos para o roteiro. Um elenco de rostos conhecidos e boas atuações colaboram para a criação desse grupo diverso e complexo. 

Além de Craig e Norton, também estão em cena Kate Hudson, Dave Bautista, Kathryn Hahn, Leslie Odom Jr., Jessica Henwick, Madelyn Cline e Janelle Monáe. Esta última entregando uma atuação de destaque ao atender às necessidades do roteiro. Pois é falar mais que isso é spoiler! 

Também é spoiler, nomear as muitas participações especiais, que fazem aparições ao longo do filme. Fique alerta! Vale mencionar também, que diferente do primeiro filme que foi lançado nos cinemas, esta sequencia chegou direto na Netflix, que está interessada em explorar a franquia. 


Em proposta Glass Onion: Um Mistério Knives Out não é muito diferente de Entre Facas e Segredos: um famoso detetive, um grande mistério, e vários personagens interessantes envolvidos. É no mistério em si, e nas possibilidades que ele e os novos personagem trazem que está seu diferencial. Rian Johnson repete o feito de brincar com os clichês do gênero, para envolver e surpreender o espectador. Criando definitivamente uma nova e bem vinda franquia de mistérios. Que venham mais mistérios para  Benoit Blanc desvendar!

Glass Onion: Um Mistério Knives Out (Glass Onion: A Knives Out Mystery)
2022 - EUA - 139min
Policial, Drama, Comédia

Leia a crítica de Entre Facas e Segredos!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem