Echoes

Não é de hoje que a relação entre gêmeos fascina e fornece narrativas ricas para livros, cinema e TV, em diferentes gêneros e estilos. Echoes da Netflix é o novo drama de suspense e mistério envolvendo irmãs idênticas vividas por Michelle Monaghan. 

Gina é escritora e tem uma vida agitada com o marido em Los Angeles. Leni continuou em sua cidade natal tocando um rancho ao lado do marido e da filha pequena. Dias antes de seu aniversário Leni desaparece envolvendo toda a cidadezinha de Mount Echo em sua busca, trazendo Gina de volta à cidade, e colocando em risco os segredos de uma vida compartilhados pelas gêmeas.

Falar mais do que isso estragaria parte da experiência de acompanhar esta minissérie, isto porquê a trama é cheia de revelações e reviravoltas capazes de dar um completo nó na cabeça de quem estiver desatento. Bons espectadores de novelas sobre gêmeos (tivemos várias né), talvez descubram alguns dos muitos plot-twists deste mistério, mas estes são tantos, que dificilmente desvendamos todos. O resultado é um quebra-cabeças difícil de montar, do qual só conseguimos todas as peças no episódio final. 

Começando mais lenta e se intensificando conforme revelações e segredos se acumulam, a série constrói um crescente que fisga o espectador com facilidade. Segredos de família, assassinatos, inúmeros suspeitos,  trocas de identidade e perspectiva completam o pacote que nos mantém atentos. Enquanto tentamos desvendar o mistério, o roteiro fala sobre fidelidade, dependência, identidade, culpa, submissão e relacionamento abusivo. Este último curiosamente entre irmãos, não entre casais. 

É apenas a motivação principal para o personagem que move as tragédias em torno da família que soa meio frouxa. Um trauma de infância, jogado aleatoriamente na narrativa, e descoberto de forma igualmente desconexa pelas irmãs. A cena aliás, que deveria ser o clímax da relação entre as protagonistas é clichê, e com um chroma-key ruim que desvia completamente a atenção e esvazia a intensidade que a sequencia deveria ter. De qualquer forma, faria mais sentido tal personagem ser malvado e ponto, um psicopata, controlador e sem empatia por natureza. 

Mas este é o único grande escorregão do roteiro, que não tem medo de brincar com as possibilidades e acerta ao liberar informações gradualmente. E a jornada até ali já fora tão interessante, que até relevamos esse momento de fragilidade. 

Sem grandes atuações, mas eficiente o elenco entrega o que a narrativa pede e nada além. Os destaques ficam para Michelle Monaghan que tem a difícil tarefa de interpretar gêmeas que conseguem trocar de lugar com facilidade. E Karen Robinson, a xerife de cidade pequena começa como uma boa praça aparentemente descansada demais, mas que aos poucos vai crescendo na investigação. Também estão em cena Matt Bomer, Ali Stroker, Daniel Sunjata e Celia Weston.

Após muito brincar com identidades, reflexos e ecos das ações das irmãs, o desfecho não deixa pontas soltas. Ao menos para o público, muitos personagens continuam sem saber toda verdade. Ao mesmo tempo que mantém a principal dúvida no ar, com quem estamos lidando Leni ou Gina? E seja qual for, quem ela realmente é. E como a relação única entre elas funciona. 

A minissérie Echoes estreou sem muito alarde na Netflix. Instigante e interessante, merece mais atenção do que tem sido dispensada à ela. Não atoa, a produção já está no top dez da plataforma. É um mistério rocambolesco, bem construído que nos entretém por várias horas. 

Echoes é uma minissérie com sete episódios de cerca de uma hora cada, todos já disponíveis na Netflix

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem