A Mulher do Viajante no Tempo chegou ao final na HBO, e já tem todos os episódios disponíveis na HBO Max. Nunca ouviu falar da série? Ou acompanhou e quer saber mais? Em ambos os casos este texto é para você. Vem descobrir um pouco mais desta adaptação de um best-seller dos anos 2000.
A série acompanha a complexa relação entre Clare Abshire (Rose Leslie) e Henry DeTamble (Theo James). Marido e mulher que tem um histórico complicado. Ele é um viajante no tempo, habilidade da qual não tem controle, o que faz com que ela espere por ele por toda uma vida. Seu romance é vivido fora de ordem, o que traz desafios diferente, e acentua os dilemas comuns de um casal.
1 - A Mulher do Viajante no Tempo é o livro de estreia, e obra mais famosa, da autora norte-americana Audrey Niffenegger. O best-seller lançado em 2003, que já ganhou uma versão para o cinema em 2009. A série da HBO é a segunda adaptação da obra para as telas.
3 - O filme que adapta o livro foi lançado em 2009, e no Brasil ganhou o título Te Amarei para Sempre. É estrelado por Eric Bana e Rachel McAdams, dirigido por Robert Schwentke, tem produção de Brad Pitt. Atualmente está disponível na Netflix.
4 - De volta a série da HBO, o programa é uma criação de Steven Moffat conhecido por séries como Sherlock e Doctor Who. Quem conhece bem esta última sabe, ele entende bastante de viagem no tempo.
5 - Moffat ficou encantado pela história de amor fora de ordem desde que a leu pela primeira vez em 2005. Desde então vem emprestando sua premissa em outros trabalhos. Mais especificamente em Doctor Who, na jornada de River Song, a esposa do Doutor, e no episódio “The Girl in the Fireplace” (quarto episódio da segunda temporada) escrito por ele.
River Song na primeira imagem. E uma cena do episódio The Girl in the Fireplace abaixo |
6 - Steven Moffat começou a pensar na adaptação da série assim que deixou de ser showrunner em Doctor Who em 2017. A demora longa de cinco anos entre a ideia e a estreia na HBO contou com a pandemia no meio.
Rosie Leslie e Theo James em cena na série Downton Abbey |
8 - David Nutter que dirigiu os seis episódios da primeira temporada sempre teve Rosie Leslie como primeira opção para a intérprete de Clare. O diretor já trabalhara com ela antes, em Game of Thrones.
9 - Uma das maiores mudanças da adaptação para a HBO são as datas. No livro, o encontro do casal na biblioteca acontecia em 1991. Já na série a data foi mudada para 2008. Mudando o cenário dos encontros na clareira entre Clare e Henry dos anos 70 para os 90.
10 - Falando em datas, uma dos dias mencionados no "livro de encontros" de Clair é 11 de setembro de 2001.
12 - A viagem no tempo de Henry é espontânea e sem controle, geralmente agravada por suas emoções. No livro isso é atribuído à um problema genético, mas a série não está preocupada com explicações. A ficção-científica aqui é um motor para observarmos as relações. E vale mencionar, Henry não pode levar nada quando viaja, e sempre cai na chegada. O que significa que Theo James teve que se jogar ao chão sem roupas muitas vezes.
13 - A primeira temporada aborda apenas parte do livro de Niffenegger em seis episódios. Até o momento da publicação deste texto, o segundo ano ainda não havia sido confirmado.
Leia a crítica da primeira temporada de A Mulher do Viajante no Tempo
Postar um comentário