Informações úteis para sua maratona de The Act

Parece uma hora apropriada para ressuscitar a série "Dicas para sua maratona...". Afinal, em pleno isolamento social devido a pandemia de Covid-19, não há nada melhor para se fazer do que assistir um episódio após o outro.

Neste vigésimo post da série (sim, tem outas 19 indicações, clica aqui), é hora de descobrir um pouco mais sobre The Act. Minissérie da Hulu, que chegou ao brasil pelo StarzPlay e conta a bizarra história real de Gypsy Rose e Dee Dee Blanchard, filha e mãe que viviam em uma tóxica relação de co-dependência.

Dee Dee fez todos acreditarem que sua filha sofria de várias doenças, inclusive a própria Gypsy, que viveu em cadeira de rodas e passou por dezenas de procedimentos médicos desnecessários ao longo de duas décadas. Em algum momento a moça descobre a verdade de sua verdadeira condição, e vai toma atitudes extremas para se libertar.

Vale avisar antes de começar, é uma série sobre crime e abuso infantil, e pode funcionar como gatilho para pessoas que estejam em momentos mais sensíveis. Evite se este for seu caso.

Informações úteis para sua maratona de The Act


Isso aqui aconteceu mesmo.
1- Especialistas acreditam que o caso de Dee Dee e Gypsy seja de síndrome de Münchhausen por procuração, onde o cuidador provoca, ou inventa doenças em seus protegidos como forma de atrair atenção para si mesmos. O padrão é ter um cuidador extremamente dedicado, que leva a criança repetidamente ao médico para tratar de doenças que misteriosamente nunca são solucionadas;

2 - A série é a ficionalização e um caso real. Trazendo tanto situações imaginadas pelo roteiristas, quanto momentos extremamente fiéis.O fato de Gypsy desconhecer sua verdadeira idade é verídico. Assim como a cena de abertura, tirada de uma entrevista para TV, e os momentos no interrogatório e tribunal, tirados de gravações e documentos reais. Já a relação do pai com a família é diferente da vida real, assim como os vizinhos mostrados;

3 - Em alguns momentos é inevitável pensar, como a vida é mais louca que a ficção e até duvidar das situações do roteiro. Acredite, tudo aquilo realmente aconteceu e ninguém notou;
4 - Quem ficou curioso quanto às diferenças, pode conferir o documentário da HBO, Mamãe Morta e Querida (Mommy Dead and Dearest, 2017), que traz uma visão do caso com entrevistas de vizinhos, família, médicos, policiais e da própria Gypsy Rose;

5 - Achou a voz de King irritantemente aguda? Não se trata de exagero ou equívoco da atriz, Gypsy realmente falava deste jeito, o que acentuava ainda mais sua aparência infantil.

6 - Você provavelmente a conhece por causa do sucesso A Barraca do Beijo, mas Joey king atua desde os quatro anos. Já trabalhou em mais de 60 séries e filmes (tem crítica de alguns aqui). Sua primeira protagonista foi aos 10 anos, em Ramona e Beezus ao lado de Selena Gomes. The Act no entanto foi seu trabalho de maior prestígio até agora, lhe rendendo indicações ao Emmy e ao Globo de Ouro.

7 - Você fica chocado com a coragem de atrizes que raspam a cabeça por personagens? Pois é a quarta vez que Joey faz isso. A mais conhecida dela foi para Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Ela era a criança misteriosa na prisão, lembra?

8 - Já Patrícia Arquete é bastante conhecida da galera. Tem um Oscar (Boyhood, 2014), três Globos de Ouro (Boyhood, Escape at Dannemora e The Act) e um Emmy por The Act.

9 - No Emmy de 2019, King e Arquete competiram uma contra a outra na categoria Melhor Atriz de em Minisérie ou Telefilme. King por The Act e Arquete por Escape at Dannemora. O prêmio foi para Michelle Williams, mas Arquete ainda levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante de em Minisérie ou Telefilme, por The Act.
Arquete cumprimentando King ao ser premiada no Emmy

10 - King e Arquete trabalharam juntas antes na série Medium (A Paranormal na versão brasileira);

11 - Além das atuações excelentes das protagonistas, a série ainda tem um bom elenco de apoio com, Chloë Sevigny, AnnaSophia Robb e Calum Worthy.

12 - A recriação da casa e visual de Dee Dee e Gypsy é excelente, bastante semelhante as versões reais. Confira na cena abaixo que recria a entrevista para a TV que as duas deram ao receber uma casa.

13 - À certa altura mãe e filha vão ao cinema em um ponto crucial da história. As verdadeiras Dee Dee e Gypsy realmente assistiram Cinderela de 2015 naquela ocasião. 

14 - É uma minissérie, uma temporada apenas resolve toda a história, ao longo de oito episódios. Perfeita para quem prefere não ficar preso à muitas temporadas.

15 - The Act foi aunciada pela Hulu como uma antologia criminal, semelhante à American Crime Story da Netflix. Entretanto, ainda não foram anunciados outros casos, temporadas, ou se o plano ainda continua o mesmo.
_______________

Um caso real inacreditável, um estudo de personagens complexos com excelentes atuações e uma narrativa viciante, esta é The Act. A série de oito episódios está disponível no StarzPlay. 

Leia mais Dicas para sua maratona!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem