Informações úteis para sua maratona de The Act

Parece uma hora apropriada para ressuscitar a série "Dicas para sua maratona...". Afinal, em pleno isolamento social devido a pandemia de Covid-19, não há nada melhor para se fazer do que assistir um episódio após o outro.

Neste vigésimo post da série (sim, tem outas 19 indicações, clica aqui), é hora de descobrir um pouco mais sobre The Act. Minissérie da Hulu, que chegou ao brasil pelo StarzPlay e conta a bizarra história real de Gypsy Rose e Dee Dee Blanchard, filha e mãe que viviam em uma tóxica relação de co-dependência.

Dee Dee fez todos acreditarem que sua filha sofria de várias doenças, inclusive a própria Gypsy, que viveu em cadeira de rodas e passou por dezenas de procedimentos médicos desnecessários ao longo de duas décadas. Em algum momento a moça descobre a verdade de sua verdadeira condição, e vai toma atitudes extremas para se libertar.

Vale avisar antes de começar, é uma série sobre crime e abuso infantil, e pode funcionar como gatilho para pessoas que estejam em momentos mais sensíveis. Evite se este for seu caso.

Informações úteis para sua maratona de The Act


Isso aqui aconteceu mesmo.
1- Especialistas acreditam que o caso de Dee Dee e Gypsy seja de síndrome de Münchhausen por procuração, onde o cuidador provoca, ou inventa doenças em seus protegidos como forma de atrair atenção para si mesmos. O padrão é ter um cuidador extremamente dedicado, que leva a criança repetidamente ao médico para tratar de doenças que misteriosamente nunca são solucionadas;

2 - A série é a ficionalização e um caso real. Trazendo tanto situações imaginadas pelo roteiristas, quanto momentos extremamente fiéis.O fato de Gypsy desconhecer sua verdadeira idade é verídico. Assim como a cena de abertura, tirada de uma entrevista para TV, e os momentos no interrogatório e tribunal, tirados de gravações e documentos reais. Já a relação do pai com a família é diferente da vida real, assim como os vizinhos mostrados;

3 - Em alguns momentos é inevitável pensar, como a vida é mais louca que a ficção e até duvidar das situações do roteiro. Acredite, tudo aquilo realmente aconteceu e ninguém notou;
4 - Quem ficou curioso quanto às diferenças, pode conferir o documentário da HBO, Mamãe Morta e Querida (Mommy Dead and Dearest, 2017), que traz uma visão do caso com entrevistas de vizinhos, família, médicos, policiais e da própria Gypsy Rose;

5 - Achou a voz de King irritantemente aguda? Não se trata de exagero ou equívoco da atriz, Gypsy realmente falava deste jeito, o que acentuava ainda mais sua aparência infantil.

6 - Você provavelmente a conhece por causa do sucesso A Barraca do Beijo, mas Joey king atua desde os quatro anos. Já trabalhou em mais de 60 séries e filmes (tem crítica de alguns aqui). Sua primeira protagonista foi aos 10 anos, em Ramona e Beezus ao lado de Selena Gomes. The Act no entanto foi seu trabalho de maior prestígio até agora, lhe rendendo indicações ao Emmy e ao Globo de Ouro.

7 - Você fica chocado com a coragem de atrizes que raspam a cabeça por personagens? Pois é a quarta vez que Joey faz isso. A mais conhecida dela foi para Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Ela era a criança misteriosa na prisão, lembra?

8 - Já Patrícia Arquete é bastante conhecida da galera. Tem um Oscar (Boyhood, 2014), três Globos de Ouro (Boyhood, Escape at Dannemora e The Act) e um Emmy por The Act.

9 - No Emmy de 2019, King e Arquete competiram uma contra a outra na categoria Melhor Atriz de em Minisérie ou Telefilme. King por The Act e Arquete por Escape at Dannemora. O prêmio foi para Michelle Williams, mas Arquete ainda levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante de em Minisérie ou Telefilme, por The Act.
Arquete cumprimentando King ao ser premiada no Emmy

10 - King e Arquete trabalharam juntas antes na série Medium (A Paranormal na versão brasileira);

11 - Além das atuações excelentes das protagonistas, a série ainda tem um bom elenco de apoio com, Chloë Sevigny, AnnaSophia Robb e Calum Worthy.

12 - A recriação da casa e visual de Dee Dee e Gypsy é excelente, bastante semelhante as versões reais. Confira na cena abaixo que recria a entrevista para a TV que as duas deram ao receber uma casa.

13 - À certa altura mãe e filha vão ao cinema em um ponto crucial da história. As verdadeiras Dee Dee e Gypsy realmente assistiram Cinderela de 2015 naquela ocasião. 

14 - É uma minissérie, uma temporada apenas resolve toda a história, ao longo de oito episódios. Perfeita para quem prefere não ficar preso à muitas temporadas.

15 - The Act foi aunciada pela Hulu como uma antologia criminal, semelhante à American Crime Story da Netflix. Entretanto, ainda não foram anunciados outros casos, temporadas, ou se o plano ainda continua o mesmo.
_______________

Um caso real inacreditável, um estudo de personagens complexos com excelentes atuações e uma narrativa viciante, esta é The Act. A série de oito episódios está disponível no StarzPlay. 

Leia mais Dicas para sua maratona!
Informações úteis para sua maratona de The Act Informações úteis para sua maratona de The Act Reviewed by Fabiane Bastos on terça-feira, abril 21, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.