Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você - Ah! E por falar nisso...

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você

Mesmo que o livro de Jenny Han, Para Todos os Garotos que Já Amei, não tivesse uma sequência (na verdade, é uma trilogia), a continuação da adaptação da Netflix seria inevitável. Já que o sucesso do primeiro filme, inaugurou todo um nicho de romances adolescentes na plataforma. Resta saber se Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você, tem conteúdo a ser explorado, ou apenas cumpre a obrigatoriedade da franquia dos tempos atuais.

Lara Jean (Lana Condor) e Peter Kavinsky (Noah Centineo) estão iniciando seu relacionamento de verdade, após a farsa que criaram no longa anterior se tornar algo mais. Enquanto a garota se encanta com suas "primeiras vezes" (primeiro encontro, beijo, jogo do namorado), a resposta à ultima de suas cartas chega. O intercambista John Ambrose (Jordan Fisher) não apenas parece interessado, como está de volta ao convívio com a moça, confundindo seus sentimentos.

Passado imediatamente após os eventos do primeiro filme, a continuação não dá a sua protagonista a oportunidade de "aprender a ser uma namorada", e consequentemente construir uma visão mais realista de romance, antes de atira-la em um triângulo amoroso. Ao mesmo tempo, a produção constantemente evita o conflito com medo de comprometer ou macular a imagem de Lara Jean. Assim, a trama investe pouco em confrontos e moça passa a maior parte do tempo em um dilema com suas dúvidas e inseguranças. Sem ação, um desenvolvimento incoerente com que ela acabara de aprender no loga anterior.


Essa ausência de conflitos me fez pesquisar o conteúdo original (não deveria ser necessário, o filme precisa funcionar sozinho), será que Jenny Han conseguira encher tantas páginas com tão pouca coisa acontecendo? É claro que não. A adaptação da Netflix, optou por focar no tradicional triângulo amoroso, deixando de lado problemas que poderiam enriquecer o arco dos personagens, como a despedida de Josh (Israel Broussard no longa anterior, aqui ele nem aparece), ou a repercussão do vídeo na banheira.

O empobrecimento causado por essa escolha fica evidente nos raros momentos em que o filme a deixa de lado, como na conversa franca e bem pontuada entre a protagonista e sua "aminimiga" Gen (Emilija Baranac),. Ou ainda no desaparecimento repentino de personagens, como a carismática irmãzinha Kitty (Anna Cathcart). Mas chega de julgar a produção por algo que ela não se propôs a fazer.

P.S. Ainda Amo Você se propõe a explorar o carisma de sua protagonista e seus consortes. E sim, o trio tem o suficiente para carregar o longa. Queridinhos dos fãs Condor e Centineo repetem a boa química que apresentaram no original. Enquanto o John Ambrose de  Jordan Fisher, apesar de recém chegado, consegue estar à altura, como um contraponto perfeito à Peter. Proporcionando à moça relações distintas, uma entre opostos, outra entre semelhantes. Mas o filme nunca explora a relação com o rapaz a fundo, gerando poucos embates e deixando aquela vontade de ver um pouco mais das relações deles.

Para Todos os Garotos que Já Amei era um romance adolescente que sábia brincar com sua obviedade e clichês do gênero, trazendo-os para o público atual. Conferindo diversidade e personalidade à uma trama familiar. Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você opta pelo caminho mais fácil, perdendo um pouco de seu brilho e charme (até as referências romances adolescentes oitentistas de John Hughes foram perdidas).

Criado para atender uma demanda calculada pelo algorítimo da Netflix, com fãs fiéis, produção caprichada  e um terceiro longa a caminho, deve sim ser um sucesso. Vai entreter seu público alvo, não pela história em si, mas pelo carisma de seus personagens e intérpretes, e pela simples diversão de passar mais algum tempo com eles. Sendo assim, que a terceira parte  Para Todos os Garotos: Agora e para Sempre, Lara Jean chegue logo, e ofereça mais para sua adorável protagonista e seguidores.

Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você (To All the Boys: P.S. I Still Love You)
2020 - EUA - 101min
Romance, Drama

Leia a crítica de Para Todos os Garotos que Já Amei

Nenhum comentário:

Post Top Ad