Editora Wish lançou uma campanha no Catarse para publicação de obras raras da literatura fantástica no Brasil. O projeto fica aberto até o próximo domingo, 08 de dezembro, e merece sua atenção. Vem conhecer os títulos.
O primeiro deles, A Rainha do Ignoto, ganha nova edição completa no Brasil depois de anos desde seu último lançamento, em 2003. Escrita pela cearense Emília Freitas e publicada originalmente em 1899. A obra é pioneira da fantasia e ficção científica nacional e estava esgotada há anos em todas as livrarias, bibliotecas públicas e sebos virtuais. O livro será lançado em um box de colecionador acompanhado do inédito A Filha do Rei de Elfland, fantasia escrita por Lord Dunsany em 1924, cujos direitos foram adquiridos com exclusividade pela Editora Wish. A obra é mundialmente conhecida por ter sido influenciadora de autores como Lovecraft, Tolkien, Neil Gaiman e Del Toro, e narra a história de um mundo fantasioso cheio de magia, bruxas e elfos.
A Rainha do Ignoto
A Rainha do Ignoto discorre sobre temas relacionados à alma feminina e à situação das mulheres na sociedade patriarcal, apresentando uma sociedade secreta de mulheres, hierarquicamente organizada em uma ilha, denominada Ilha do Nevoeiro, governada por uma Rainha que recrutava mulheres a partir do sofrimento vivenciado por elas no cotidiano. Numa curiosa narrativa que lembra as velhas lendas, Emília Freitas recria o clima de mistério a beleza dos contos europeus. O grande interesse do livro está na criação de uma utópica comunidade de mulheres, as chamadas paladinas, que fazem o bem e buscam ajudar aos perseguidos.
O romance terá cerca de 400 páginas, e a história será acompanhada de um prefácio escrito por Alexander Meireles da Silva, professor associado da UFG, pesquisador de Literatura Fantástica e criador do canal Fantasticursos; e posfácio de Adrianna Alberti, pesquisadora e mestre em Letras pela UEMS.
A Filha do Rei de Elfland
O estilo poético e a grandeza arrebatadora de A Filha do Rei de Elfland o tornaram um dos romances de fantasia mais amados do nosso tempo, uma obra-prima que influenciou alguns dos maiores fantasistas contemporâneos.
Na história, o Senhor de Erl descobre que seu povo gostaria de ser governado por um mestre mágico. Obedecendo aos costumes, o Senhor envia seu filho, Alveric, para encontrar a filha do Rei de Elfland, Lirazel, e torná-la sua esposa. Alveric parte em sua busca com a ajuda da bruxa Ziroonderell. Mas assim como muitas noivas mágicas do folclore, Lirazel não se adapta à realidade humana e retorna a Elfland; e Alveric, apaixonado, tenta mais uma vez encontrá-la. A história comovente do casamento entre um homem mortal e uma princesa elfa é uma tapeçaria magistral do conto de fadas que segue o "felizes para sempre".
A edição terá aproximadamente 260 páginas, com tradução de Cláudia Mello Belhassof, tradutora de Enraizados, Doctor Who e Bela Distração, entre outros; e prefácio de Enéias Tavares, professor de Literatura Clássica na UFSM e diretor do Centro de Pesquisas
William Blake.
Sobre os autores...
Emília Freitas foi romancista, poeta e professora. Nascida em 1855, no interior do Ceará, viveu parte de sua vida em Fortaleza e Manaus, duas cidades que influenciaram a construção da ambientação em suas obras. Participou ativamente dos movimentos sociais da época, colaborando em periódicos abolicionistas e fazendo parte da Sociedade das Cearenses Libertadoras - uma associação feminina em prol da abolição da escravidão. É considerada a autora pioneira da literatura fantástica brasileira com a obra A Rainha do Ignoto, que mistura fantasia, ficção científica e um pouco do terror vitoriano.
Edward John Moreton Drax Plunkett, 18º Barão de Dunsany, foi um escritor e dramaturgo anglo-irlandês, notável por seu trabalho em fantasia publicado sob o nome de Lord Dunsany. Mais de oitenta livros de seu trabalho foram publicados, e sua obra inclui centenas de contos, além de peças, romances e ensaios de sucesso. Nascido em um dos títulos mais antigos do grupo irlandês, ele viveu grande parte de sua vida na casa mais habitada da Irlanda, talvez o Castelo Dunsany, perto de Tara, e recebeu um doutorado honorário do Trinity College.
Sobre a campanha...
As recompensas vão desde a compra dos livros - separadamente ou no box especial de colecionador - à propostas de patrocínio. Existe também uma recompensa especial para quem quiser doar exemplares para escolas e bibliotecas públicas.
Se interessou? Abaixo todos os detalhes da publicação e link para apoiar o projeto
Box Literatura Fantástica Rara - “A Rainha do Ignoto” e “A Filha do Rei de Elfland”
De 08/10/19 à 08/12/19
Os apoios vão de R$ 15,00 a R$ 900,00
Link: catarse.me/boxfantasias
Postar um comentário