Você está pronto para a CCXP 2019?

Está na hora! Falta menos de uma semana. É o momento dos últimos preparativos para a viagem, de montar seu itinerário nerd, e de relembrar aquelas preciosas dicas que reunimos aqui neste blog ao longo de cinco edições. 'Bora-lá' para a edição atualizada do nosso modesto manual para a sobrevivência e aprimoramento de seus dias de nerdice.

Antes de sair de casa...

Use roupas confortáveis - você vai andar muito, sentar no chão, participar de atividades nos estandes, carregar brindes e comprinhas, se espremer em meio a multidão para ver seu ídolo, logo aposte nas opções mais confortáveis do seu guarda roupa. Sapato fechado também é uma boa para proteger os pés de pisões.

Escolha uma bolsa adequada - aquela que caiba tudo que você precisa, e não seja desconfortável ou pesada demais, e resista a jornada. Se for trazer colecionáveis para casa, vale pensar em como carregá-los. A galera que coleciona pôsteres costuma levar tubos telescópicos para manter suas artes protegidas. Há quem leve mala de rodinhas para carregar aquela estatueta mais pesada, embora não seja tão simples arrastá-la no meio da multidão.

Fique atento aos seus pertences -  o evento tem segurança, mas oportunistas existem em todo lugar, não se descuide.

Lanches e água - é claro que tem praça de alimentação na feira, e uma lanchonete para quem vai passar o dia inteiro no auditório, mas os preços são altos, e as filas grandes. Logo não custa estar preparado, e levar lanches de emergência naquela bolsa bem escolhida que mencionei acima. Também vale levar uma garrafinha de água, já que normalmente é possível encontrar bebedouros para reabastecê-las. Mas atenção às embalagens, aquelas que oferecem risco, como vidro, não são permitidas. O ideal é levar os alimentos em suas embalagens originais lacradas. Em caso de alimentos não industrializados, em embalagem de plástico que esteja fechada.

Panterinha ou mini Mulher-Gato?
De qualquer forma uma heroína!
Identifique as crianças - younglings são mais que bem vindos, a CCXP tem atividades e áreas dedicadas aos nerds em formação. Mas não esqueça de identificar os pequenos com seus contatos caso eles se percam. Se a criança for maiorzinha, combinar um ponto de encontro fácil de encontrar é uma boa ideia. 

Na entrada tanto os pais, quanto as crianças precisam apresentar documentos de identificação com foto ou certidão de nascimento. Menores entre 13 a 18 anos podem frequentar a convenção desacompanhados se apresentarem uma autorização assinada pelos pais, disponível na página do evento.

Vai de cosplay? - Você não precisa pegar o metrô e ônibus com sua confortável "roupa de Mística". O evento oferece camarim para a galera se arrumar, e dar uns retoques no look durante o dia. Atenção às replicas de armas, elas não podem oferecer risco à outros participantes e podem ser confiscadas na entrada. Escolha artefatos criados a partir de materiais leves, sem pontas, lados afiados ou projéteis, os objetos também não podem funcionar ou parecer armas verdadeiras.

Dois tipos de meia-entrada? - Sim, este ano há valores diferentes para a meia-entrada tradicional (estudantes, professores, PCD’s e idosos), e a meia-entrada social (aquela que você garante doando um livro). Quem comprou a meia-tradicional, deve apresentar um documento de comprovação do direito? Se você não o tiver, pode transformar seu ingresso em meia-social, pagando os R$20,00 de diferença e doando um livro. O passo-a-passo de como fazer a mudança você encontra no site oficial. Dito isso...

... não esqueça o seu livro! -  quase todo mundo compra a meia entrada social, disponível para quem se prontifica a levar um para o projeto Leitura Alimenta. É preciso um livro por credencial, quem comprou dias separados deve levar um para cada dia. Quem optou para as credenciais de quatro dias, precisa levar apenas um no primeiro dia. Os seguintes tipos de livros não são permitidos: Didático ou técnico; Religioso ou Político; Eróticos ou Pornográficos; Fotográficos; em língua estrangeira.

O caminho...

Como chegar? - A melhor opção é o transporte público. O evento disponibiliza ônibus que fazem o trajeto do Terminal Jabaquara ao São Paulo Expo gratuitamente*. Mas não se espante se vir gente fazendo este trajeto a pé, especialmente no fim do dia. O transito para sair do centro de convenções fica caótico, por isso muita gente prefere encarar vinte minutos de caminhada, ao invés de horas de espera por uma vaga no ônibus.

Mas se você preferir pode ir de carro - São Paulo Expo Exhibition & Convention Center conta com um Edifício Garagem de muitos andares, o estacionamento é pago*.

*Os valores do estacionamento, e horários dos ônibus estarão disponíveis no site do São Paulo Expo.

Bora dormir na fila? - Este é o primeiro ano em que os ingressos esgotaram semanas antes do evento. O que significa que todos os dias estarão com a lotação de sábado e domingo. E, consequentemente, até os outrora calmos painéis de quinta e sexta-feiras estarão super concorridos. Dormir na fila ou chegar no meio da madrugada pode ser a única forma de entrar. A outra opção é encarar a fila interna durante o evento, mas ela tem fama de pouco andar, e você vai ficar preso olhando a feira, e toda a diversão fora da fila.

Na feira...

Você vai ficar em filas, é um fato! - a paciência é a arma do nerd caro padawan, e você vai precisar de muita pois há fila para tudo, painéis, estandes, banheiros, comida... Mas, isso não é necessariamente uma coisa ruim. Aproveite este momento, para observar os cosplayers, a movimentação, colocar a leitura em dia, ouvir podcasts, jogar conversa fora, fazer amigos... Em nenhuma outra fila você vai encontrar tantas pessoas com os mesmos interesses que você.
Tem fila até para entrar na fila! A primeira dá a volta no pavilhão atravessa uma rua e "ziguezagueia" pelo estacionamento"

Você vai precisar fazer escolhas difíceis - tem muita coisa interessante acontecendo ao mesmo tempo, e provavelmente você vai ter que escolher entre duas ou mais atrações imperdíveis. Fique de olho na programação, no aplicativo da CCXP (não tem mais os mapinhas impressos com os horários, pena!), para organizar sua agenda e tentar ver o máximo possível. Se participa de grupos dos whatsapp e facebook, fique de olho, o pessoa costuma dividir dicas. Crie um plano de batalha!

Se mesmo assim você não conseguir ver tudo, ou ficar de fora daquele painel desejado - não fique chateado. Sério, eu sei que é difícil. Aproveite o evento. Se não der para encontrar aquele artista favorito, busque outra atividade, opções não faltam e você pode descobrir outra paixão nerd no processo.

Pechinchas no Artists Alley
Sobre dinheiro - é possível fazer compras com cartão em quase todas as lojas e estandes. Mas não deixe de levar dinheiro trocado para facilitar. Tem produtos de todos os preços, especialmente no Artists Alley, compras mais baratinhas são bem mais rápidas com dinheiro vivo.

E por falar no Artists Alley, - mesmo que você não seja "nerd de quadrinhos" não deixe de dar uma passada por lá, pois o pessoal cria arte de todo tipo e tema. Além disso é o maior Artists Alley do mundo, logo, merece sua atenção.

Este ano, os artistas se reuniram e criaram um álbum de figurinhas com artes de todos os expositores. Finalmente solucionando meu dilema de querer (e não poder $$$) comprar uma coisa de cada mesa. O álbum custa R$20, e as figurinhas você pega visitando as mesas. 

Meet & Greet - se comprou uma foto ou autógrafo com aquele ídolo, fique atento ao horário para não perder o encontro. Além de pagar pela atividade, você precisa ter o ingresso da CCXP para o dia em que ela acontece.

Os fãs de quadrinhos são mais sortudos nesse quesito, muitos quadrinistas batem ponto no Artists Alley, é só passar lá cumprimentar seu ídolo, comprar um arte com ele e garantir aquela dedicatória caprichada e se bobear até uma selfie. Para grandes nomes as sessões de autógrafos são agendadas (como Maurício de Souza) e até mesmo pagas (caso do Frank Miller, que precisou cobrar depois de quase quebrar o evento quando fez sessão gratuita), outras sessões são surpresa em standes de estúdios. A dica é ficar alerta, seguir os artistas e marcas que curte nas redes, conversar com os coleguinhas nas redes e por aí vai...
Homenagem aos 80 anos do Superman da CCXP 2018. Estava no cantinho do pavilhão, muita gente não viu.

Tire muitas fotos, filme bastante, - faça uma coleção de imagens dos cosplayers mais legais (eu vou fazer). Entretanto fique atento às regras, nos painéis existem momentos com conteúdo exclusivo que não poder ser filmado e fotografado.

Pode pedir para tirar fotos com os cosplayers, eles adoram ter seu trabalho apreciado!

Exigências dos estandes - desde o ano passado, alguns estandes como o da UCI, exigem que você poste uma foto com a hashtag deles para ganhar seus brinde, logo, vale a pena economizar o plano de internet, para poder atender esse "requisito" quando preciso. Mas já vou avisando, sinal de celular não é dos melhores no pavilhão - gente demais conectada ao mesmo tempo - então a tarefa pode sim ser mais difícil do que você imagina.

Agendamento de atividades - ano passado para diminuir as filas nos corredores, alguns standes como a HBO e Warner adotaram a distribuição de senhas e o agendamento das atividades. Novamente fique de olho nas redes sociais dos seus favoritos, eles costumam anunciar por lá.

Lembre-se! Seu fandom não é o único, nem o melhor do mundo - e ninguém é obrigado a gostar de uma coisa só. Aquele cara com cosplay incrível de Kratos, pode sim ser mega fã do Maurício de Souza e tem tanto direito quanto você. O clima não é de competição pequeno gafanhoto, mas de confraternização. Vai que você descobre outro universo que ama, ou um amigo para toda a vida!


Não esqueça as recomendações de sempre
  • Coma e beba àgua! Acredite, na empolgação muita gente esquece de se alimentar.
  • Marque pontos de encontro caso se perca de seus amigos, de preferencia em locais onde a aglomeração de pessoas é menor. Lembra que o sinal de celular não é dos melhores lá dentro? É bom garantir essa opção das antigas para não ficar para trás.
  • Fique atento aos seus pertences e recolha seu lixo.

Checklist pronto, preparativos feitos, agora é só viver o épico! 

A CCXP acontece entre 5 e 8 de dezembro - dia 4 tem a spoiler night para alguns nerds sortudos - em São Paulo. Tem posts sobre todas as edições da CCXP aqui no blog, vem conferir!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem