
Jack Malik (Himesh Patel) é um cantor e compositor que nunca conseguiu fazer sua carreira deslanchar. Após evento misterioso em escala global, e um acidente pessoal relacionado a ele, Jack acorda em um mundo onde The Beatles nunca existiu. Único a lembrar as canções de uma das maiores bandas de todos os tempos, o jovem começa a fazer sucesso. Mas, é claro, a fama tem seu preço.
Aproveitar-se de canções que não são realmente suas, se ajustar a imagem que a indústria musical acha mais atraente, ter a auto-estima abalada por não fazer sucesso com o próprio trabalho e o tradicional distanciamento de amigos e família estão entre os dilemas enfrentados pelo protagonista. Problemas bastante comuns em produções sobre a busca pelo sucesso, mas que aqui se diferenciam pela premissa inusitada e a direção experiente de Boyle (Quem Quer Ser Um Milionário?).
A produção brinca com as referências à banda, com marcos da cultura pop e outras coisas que mudaram neste universo alternativo, enquanto desenrola a trama de Jack. Dilemas morais que poderiam levar o personagem para caminhos mais sombrios, mas o roteiro prefere seguir um caminho mais leve e divertido.



Há ainda espaço para brincar com falta do contexto em que as canções foram criadas. Momentos históricos que protagonista é incapaz de recriar, e precisa contornar antes de lançar as músicas. Já a dificuldade de lembrar dezenas de letras e melodias, e a descoberta outros elementos que sumiram, proporcionam desculpas perfeitas para Boyle brincar com a montagem e o ritmo da produção.
Um filme simples e bem produzido, nascido de uma premissa mirabolante, que não tem vergonha de ser fofo e divertido. Yesterday é a desculpa perfeita para relembrar a trajetória dos Beatles sem recorrer a uma biografia. Cheio de referências e momentos nostálgicos para os fãs da banda, sem excluir os não aficionados. E se você é um destes não iniciados, a desculpa perfeita para conhecer a palavra de John Paul, George e Ringo.
Yesterday
Reino Unido - 2019 - 114min
Musical, Comédia romântica
Postar um comentário