Os ovos favoritos da cultura pop!

Páscoa chegando e entre as várias tradições do feriado, muita gente tem os ovos de chocolate como a favorita. Eu não sou a maior fã de chocolate da história, mas como boa cinéfila que sou, não pude evitar pensar nos ovos favoritos da cultura pop. Vale ressaltar, ovos literais, esta lista não é sobre os cobiçados easter-eggs tão presentes no universo nerd.

Humpty Dumpty
Pouco popular no Brasil, boa parte de nós conhece o Humpty Dumpty através do filme solo do Gato de Botas da Dreamworks. O personagem do folclore anglo-saxão é descrito como um ovo antropomórfico. Ele aparece em diversas obras da literatura, como Alice através do Espelho de Lewis Carol.

Ovos de Ouro
Estes podem ser postos por gansos (do conto O Ganso de Ouro dos irmãos Grimm, ou gansa dos ovos de ouro de Esopo) ou patos. Entretanto são da galinha os ovos de outo que mais conhecemos. Mérito do conto João e o Pé de Feijão, no qual o protagonista furta a galinha dos ovos de ouro do gigante que mora no alto de seu feijoeiro. A ave é tão popular que já deu as caras até em um episódio do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Já entre os gansos, os mais famosos por aqui são os que vivem em A Fantástica Fábrica de Chocolates de Willy Wonka, no longa de 1971 (o filme de 2005, traz os esquilos originais do livro). Os ovos dourados, ativam a cobiça de Veruca Salt, que faz um ótimo numero musical sobre seus desejos.



O ovo de Halliday
Ok, vou abrir espaço para easter-eggs nessa lista, mas só porque o criador da caçada pela posse da Oasis, James Halliday, colocou um ovo de verdade ao final de sua caçada por easter-eggs, em Jogador N°1. Após desafios, batalhas, pistas e muitas referências, Parzival recebe um ovo brilhante como troféu, junto com a propriedade do mundo virtual Oasis. Vale mencionar o apelido dado àqueles que caçavam os ovos, "Gunters", uma versão encurtada no titulo "egg hunter" (caçador de ovos, no bom português).

Ovos Fabergé
As obras primas da joalheria criadas por Peter Carl Fabergé, estão longe de serem itens ficcionais, e pasmem, eram presenteados na Páscoa entre os membros da família imperial russa. Raros e cobiçados, não é difícil entender porquê foi tão fácil para os artefatos ganharem suas versões cinematográficas. A mais recente representada na comédia A Noite do Jogo, enquanto a mais popular é provavelmente aquele que aparece em 007 Contra Octopussy.



Ovo dourado do Torneiro Tribruxo
O Wizarding World criado por J.K.Rowling tem vários ovos em suas aventuras, como aquele chocado por Hagrid para virar o dragão Norberto. Mas vamos destacar aqui o ovo dourado resgatados pelos participantes do Torneiro Tribruxo após a primeira tarefa, em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Do tamanho de um ovo de dragão, quando aberto produzia grinchos estridentes, a não ser debaixo d'água, onde era possível compreender a voz dos sereianos, com as dicas para o desafio seguinte.

Ovos de Occamy
Ainda no mundo mágico de Rowlling, mas agora em Animais Fantásticos e Onde Habitam, somos apresentados aos curiosos occamys. Criaturas com asas, possuem um corpo parecido com o de uma serpente com cabeça de pássaro. Originais do extremo oriente, ão choranaptyxicos, o que significa que aumentam ou diminuem de tamanho de acordo com espaço disponível. Mas esta lista é sobre ovos, e os deles são compostos por prata pura, e por isso são cobiçados por caçadores ao ponto de ameaçar as criaturas de extinção.

Ovomorph
Este é o primeiro estágio da vida do Xenomorph XX121, presente na franquia Alien. É dele que sai o enervante Facehugger, aquele estágio em que o bicho gruda na cara das pessoas para depositar ovos que depois vão criar uma das cenas mais assustadoras do cinema. De volta aos ovos, são grandes, de aparência gosmenta, com uma camada externa que parece couro, e no seu topo, uma abertura em X, que se abrem como pétalas. Os muitos e bem desenvolvidos estágios da criatura são a característica mais impressionante da franquia, mas para preservar a surpresa, apenas o ovo foi utilizado nos materiais promocionais do filme.

Ovos verdes
Este quase ficou de fora, mas a Netflix anunciou uma série do clássico Ovos verdes e presunto do Dr. Seuss, para o fim de 2019. No livro Sam-Eu-Sou, tenta mostrar coisas novas ao amigo, sempre oferecendo os tais ovos verdes e presunto. Expectadores mais atentos, podem ter notado Eddie Murphy lendo este livro para seus protegidos em A Creche do Papai, enquanto as crianças saboreavam a comida em questão.



Ovos fossilizados da Daenerys
É claro, que os presentes de casamento mais estilosos dos sete reinos não poderiam ficar de fora. Três ovos de dragão fossilizados foram presenteados à Daenerys Targaryen por Illyrio Mopatis em seu casamento com Khal Drogo, nas Crônicas de Gelo e Fogo, e em sua adaptação para TV, Game of Thrones. Mas eles não foram ovos por muito tempo depois disso, já que a moça conseguiu chocá-los, 300 anos depois da extinção das criaturas. Vale mencionar, existem outros ovos de dragão fossilizados espalhados por Essos e Westeros, e Drogon, Reagal e Viserion podem colocar mais ovos eventualmente.

Egg
Não é só de ovos de dragão que vive o universo criado por G.R.R.Martim vive. Egg (Ovo em inglês) era o apelido de Aegon Targaryen em sua infância. A algunha vinha do encurtamento de seu nome, mas também fazia alusão à sua cabeça careca e lisa que lembrava um ovo. O garoto raspava a cabeça para esconder os cabelos louro prateados que denunciariam sua identidade real, enquanto vagava pelos sete reinos como escudeiro do cavaleiro andante Sor. Duncan, o Alto, em O Cavaleiro dos Sete Reinos.

Egg, o garotinho aí da ilustração da capa do livro, tornou-se rei. Ficou conhecido como Aegon V, O Improvável, já que era o quarto filho, de um quarto filho, e sua ascensão ao trono dificilmente aconteceria com tantos nomes à sua frente na linha de sucessão.
_________

Termino aqui este post de páscoa, que traz provavelmente a lista mais estranha que já fiz. Entretanto, tenho certeza, deve ter esquecido alguns ovos importantes. Então, conte nos comentários seus ovos favoritos que deixei de lado, e aproveite bem os exemplares de chocolate este ano!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem