Capitã Marvel

Vá atento para sua sessão de Capitã Marvel. A aventura da primeira protagonista feminina da Marvel na tela grande é ao mesmo tempo o passo inicial de um novo momento do MCU (Marvel Cinematic Universe), e uma curiosa homenagem à tudo que foi feito até então.

"Vers" (Brie Larson) faz parte da elite de nobres-heróis guerreiros Starfoce, e uma batalha entre duas raças alienígenas traz a moça à Terra. Aqui, ela vai perceber que nem tudo é como parece. Com a ajuda do agente da S.H.I.E.L.D., Nick Fury (Samuel L. Jackson), ela vai descobrir sua verdadeira origem e por um fim à tal guerra.

Sim, trata-se de um tradicional filme de origem da Marvel. Seu diferencial está nos detalhes. Desde a divertida reconstrução de época, que aposta nas diferenças entre os tempos atuais e o ano de 1995, em que a história se passa, para fazer humor. Até o momento histórico em que a moça mais poderosa deste universo chega à tela grande.

Levou uma década e dezenove filmes para que a casa das ideias lançasse uma protagonista feminina na tela grande (na TV, Jessica Jones e Agente Carter chegaram primeiro). Mesmo assim, Carol Danvers (a "Vers" ali da sinopse), chega sobre certa desconfiança, preconceito e até protestos de quem ainda duvida da capacidade de personagens femininas. Repúdio bobo e infundado, pois além de poderosa Capitã Marvel é determinada, bem humorada, tem uma personalidade complexa, e uma jornada própria bem desenvolvida nesta primeira aventura.

Excelente atriz, Brie Larson pode não ter o mesmo carisma de sua principal (e unica!?) concorrente, Gal Gadot. Mas o roteiro lhe fornece as ferramentas e o tempo necessário, para que a moça conquiste a audiência. Essa introdução mais lenta pode soar arrastada para quem já conhece a personagem, mas é essencial para o público não iniciado criar um vínculo com a personagem. Tarefa que Larson cumpre muito bem, ao apresentar as nuances de alguém cheia de dúvidas, com problemas crescentes mas que se recusa a desistir, sem deixar de se divertir pelo caminho. Afinal, é um filme de super-herói para toda a família.

Enquanto conhecemos Danvers, também somos apresentados à Starforce. O grupo de guerreiros é uma bem vinda expansão ao núcleo espacial do MCU. Especialmente agora que o futuro dos Guardiões da Galáxia é incerto.

Quem não precisa de muitas apresentações é Fury. Ainda um agente da S.H.I.E.L.D. nos anos 90, pela primeira vez ele deixa a posição de mentor e participa ativamente da aventura. O que só é possível graças à eficiente técnica de rejuvenescimento por computação gráfica, que deixa o ator veterano duas décadas mais jovem de forma crível. Phil Coulson, aquele agente que morreu no primeiro Vingadores, é outra figura conhecida a aproveitar a tecnologia. Seu retorno à tela grande, é divertido e coerente com a personalidade que tem sido desenvolvida em Marvel's Agents Of S.H.I.E.L.D., o que deve agradar fãs da série de TV.

Annette Bening, Lashana Lynch, Jude Law e Ben Mendelsohn, que precisa urgentemente diversificar seus papéis, completam o eficiente elenco. Entretanto, sem grandes surpresas na atuação. Mesmo porque, a tradicional fórmula Marvel não exige tanto dos atores. E apesar de repetitivo, o formato é bem executado. Muitas vezes intrusivas, as piadinhas aqui são bem dosadas para não diminuir o peso dos momentos dramáticos.

Já as cenas de luta e efeitos dos poderes não trazem nada de novo, mas são bem realizadas. À exceção fica por conta da sequencia de ação inicial que é extremamente escura e com muitos cortes, quando ainda não fomos devidamente apresentados aos personagens, o universo e a situação. Isso deve deixar muitos espectadores perdidos em alguns momentos. Por causa desta sequencia, eu evitaria sessões em 3D, embora normalmente a tecnologia funcione bem em filmes com temática espacial.

Há homenagens à Stan Lee desde os créditos iniciais. Também não faltam conexões com outros filmes do MCU, todas espalhadas de forma coerente e orgânica ao longo da trama. Estes detalhes, combinados com as duas cenas pós créditos, respondem as pontas soltas e preparam o terreno para Vingadores Ultimato.


Capitã Marvel, é super-poderosa, determinada, bem-humorada e se diverte com suas habilidades. Nesta primeira aventura, ela não apenas é devidamente apresentada ao grande público, como também resolve dilemas próprios, terminando a jornada pronta para salvar o universo. Se depois da sessão você ainda tiver dúvidas, é porque não estava prestando a devida atenção.

Capitã Marvel (Capitã Marvel)
2019 - EUA - 124min
Aventura, Ação, Ficçã-cientifica


Leia mais sobre o MCU

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem