Green Book - o Guia

Tony Lip (Mortensen) é um americano de ascendência italiana de modos grosseiros e racista, que se sai bem resolvendo situações de conflito. Em um perÃodo sem trabalho ele se candidata à uma vaga de motorista de um renomado músico clássico. Dr. Don Shirley (Ali), o renomado pianista negro, não precisa apenas de alguém que o conduza em sua turnê, mas tambpem de um segurança, já que os shows vão acontecer no segregado sul 'estadunidense', do inÃcio dos anos 60.
A esta altura, você já deve imaginar, o personagem de Viggo Mortensen, vai crescer durante o processo. Partindo de um preconceito disfarçado - ele não é diretamente hostil com "pessoas de cor", mas também não quer compartilhar copos com elas - ele percebe o absurdo do pensamento e comportamento racista ao encarar o seu extremo, ao mesmo tempo que constrói uma relação de respeito com Dr. Shirley.
O que pode te surpreender é o crescimento pelo qual o pianista também passa. Ao invés de apenas a construção de uma relação de confiança, capaz de mudar a visão de mundo da dupla, Don Shirley também tem seus preconceitos para superar. O pianista clássico passou a vida inteira se moldando para se encaixar nos padrões do "mundo branco" para merecer seu respeito. Evitando laços com qualquer elemento da cultura negra ou mesmo sua famÃlia. É apenas quando encontra comunidades brancas que, abertamente nunca cogitarão enxergá-lo como semelhante, independente de seu esforço para apagar suas raÃzes negras, que ele finalmente percebe o absurdo de tentar se moldar aos padrões dos outros. Se percebendo sem identidade própria no processo, ao mesmo tempo que enfrentar pela primeira vez as limitações e hostilidades enfrentadas por afro-americanos naquele perÃodo.


Apenas o inÃcio da aceitação de Tony Lip soou um pouco equivocada, para esta blogueira que vos escreve. Logo na primeira apresentação do pianista que acompanha, o motorista parece perceber que seu chefe é um gênio, e cria uma admiração por ele como músico. Esta mudança de opinião em particular soa, um tanto quanto rápida e repentina demais. Mas não chega à atravancar o desenvolvimento do filme. É provável, que muitos nem a notem, já que à esta altura já está engajado na construção da relação da dupla. E esta é desenvolvida com um ritmo certeiro a partir daÃ.


Green Book - o Guia (Green Book)
2018 - EUA - 130min
Drama, Briografia, Road movie
Nenhum comentário:
Postar um comentário