Turma da Mônica - Laços

Eu já esperava uma obra esteticamente linda, por causa da capa e material de divulgação de Laços, segunda HQ do projeto Graphic MSP (a primeira é Astronauta, que ainda não pude ler). Não achava, no entanto que seria surpreendida pela beleza também no roteiro da obra.

Não me levem à mal, assim como muitos, aprendi a ler com os personagens de Maurício de Souza e admito, fico com um pé atras quando terceiros resolvem mexer com os personagens. Felizmente meus receios eram infundados pois os irmãos Vitor e Lu Cafaggi encontraram uma abordagem própria, bela e simples para a turminha.

Em Laços, Floquinho desapareceu. Mônica, Magali e Cascão embarcam em uma aventura para ajudar Cebolinha a encontrar seu mascote. Simples assim, uma aventura com os amigos do bairro. Eu não sei as crianças de hoje em dia, mas eu vivi várias. Durante a jornada as personalidades e características que tanto amamos, aparecem para ajudar esse time de crianças peculiares (a Srta. Peregrine que me desculpe, mas as primeiras que conheci foram essas) a enfrentar os perigos.

Referência à expo e livro
"História em Quadrões", quem viu?
É ai que os irmãos Cafaggi aproveitam para trazer as características mais marcantes (porque só o cebolinha usa sapatos?). Além de fazer referências a aventuras, e até à falas, de antigas histórias da turminha, que provavelmente povoaram suas infâncias, assim como a minha.

As referências não param por aí. É clara a referência a aventuras cinematográficas oitentistas como Goonies, Conta Comigo, ET - O Extaterrestre, entre outros. Se você se encantou com resgate da época feito pela recente Stranger Things, vai ficar apaixonado, quando o mesmo é feito com personagens que você já conhece e ama. De fato um dos possíveis nomes para a obra durante sua criação era o título de outro clássico cinematográfico dos anos de 1980, Garotos Perdidos.
Eu sei disso porque além da obra em sim, o volume ainda reserva um espaço para o processo de criação. Revelando de forma rápida como a Grafic Novel foi criada, desde a escolha dos artistas, até a criação do visual e roteiro. 

Foi pura falta de oportunidade que me fez demorar tanto para ler Turma da Mônica - Laços, segunda HQ do projeto Graphic MSP, lançada em 2013 (a primeira é Astronauta, ao todo já foram lançados doze volumes de diferentes artistas). Não pretendo cometer este erro novamente. A publicação é uma bela surpresa, que já ganhou até uma sequencia com o traço e história dos Cafaggi, Lições. Este, e as demais grafic novels entraram para minha lista de prioridades!

Turma da Mônica - Laços
Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi
Panini Comics

*Laços é a primeira história da Turma da Mônica a virar filme live-action (com atores), anunciado em 2015, sem data de lançamento prevista. Sim, existe receios quanto às personificações da turminha, mas no roteiro coloco fé!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem