Uma Noite de Crime

O ano é 2022, e os EUA passaram por uma explosão de crime e pobreza tão grande que o país precisou ser "re-fundado". País novo, novas regras. E a criação da noite do "purgo" foi a solução para manter a criminalidade e pobreza sob controle. Uma vez por ano, durante 12 horas todo e qualquer crime é considerado legal. É claro, que quem sai perdendo são os pobres, sem ter como se proteger são exterminados pelos ricos.

Os ricos se escondem em casas que são verdadeiras fortalezas, graças aos sistemas de seguranças vendidos pelo personagem do Ethan Hawke. Este mesmo, passa sua noite de purgo em segurança com sua mulher (Lena Headey, a Cersei de Game of Thrones) e filhos, e os típicos problemas de classe média alta. Desta vez seu filho atende ao pedido de socorro e deixa um pobre em fuga entrar em sua pequena fortaleza. E como nenhuma boa ação fica sem punição, é claro, que os caçadores vem em busca de sua caça, encurralando a família em sua casa.

A proposta é de ficção cientifica, o clima é de terror e o discurso é político, assim  Uma Noite de Crime atira para todo lado, e não acerta em nada. Apesar de interessante, a proposta não explica como uma sociedade capitalista sobrevive com o crescente extermínio da classe trabalhadora. Considerando, que o governo celebra o crescimento do número de vítimas dessa noite como responsável de uma diminuição proporcional da violência durante o ano. 

Quando as luzes e apagam e a caçada labiríntica pela casa começa, o filme ensaia um clima de terror. Mas, este é baseado nos clichês, em geral sustos fáceis gerados pela dificuldade de ver o que acontece em um cenário escuro. Já a discussão política e os dilemas morais começam a ser explorados, e logo são abandonados em prol da "ação".

Moradores das classes mais altas apoiam a noite de crime, mas não estão dispostos a participar dela? Ignoram (ou fingem) o extermínio dos menos favorecidos? Eles repassam o conformismo para os filhos, sem se preocupar em como as crianças vão reagir. Vão se rebelar, ou tomar decisões impensadas para se aproveitar da situação? Ótimas questões, que poderiam ser melhor trabalhadas e resolvidas.

Em se tratando de um universo sem regras, onde tudo pode acontecer, Uma Noite de Crime, peca pelos clichês e pela previsibilidade. Ao menos, como já tem ideia de como vai terminar, sobra tempo para o expectador tentar descobrir porque os "caçadores" usam máscaras tenebrosas se o crime está liberado? Eu não descobri! 

Uma Noite de Crime (The Purge)
EUA/França - 2013 - 85 minutos
Ficção científica / Terror

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem