Uma Ideia de Você

Certa vez Meryl Streep contou em entrevista que no ano que completou quarenta anos, recebeu várias propostas para interpretar bruxas. Já Anne Hathaway só notou quando recebeu o roteiro de  Uma Ideia de Você, que não recebia propostas de papéis românticos há algum tempo. Não é surpresa que ela tenha topado fazer o filme, que acidentalmente, ou não, acaba falando muito mais do que esperamos de uma simples comédia romantica.

Solène (Anne Hathaway) está prestes a completar quarenta anos, divorciada e meio estagnada na vida, precisa de ultima hora acompanhar a filha adolescente e os amigos ao Coachela. Lá esbarra no astro da boy band August Moon, Hayes Campbell (Nicholas Galitzine) de 24 anos. Um interesse mutuo surge, e consequentemente um romance óbviamente malvisto pela sociedade. 

É aí que realidade e ficção se cruzam, e o filme inspirado no livro homônimo de Robinne Lee, tem mais a dizer do que aparenta. Uma vez que a sociedade que critica o romance de Soléne e Hayes, é a mesma que decreta que mulheres de determinada idade não servem mais para mocinhas, ou romances.

Sim, uma relação com uma diferença de idade tão grande pode soar estranha à primeira vista. O que não significa que não possa ser real, sem interesses ou imposição de poderes. É isso que o roteiro do filme constrói. Ao mesmo tempo que relembra que mulheres maduras, com bagagem de vida, também tem o direito de se apaixonar, além de outros desejos, mais carnais, por assim dizer. 

Assim o filme segue como um romance mais realista, especialmente nas consequências deste namoro. Desde a relação da mídia, das pessoas que cercam Solène , e até desconhecidos, que refletem nas escolhas e atitudes da mocinha. Ainda que a imposição de um final feliz, fuja um pouquinho desse realismo. Afinal, ainda é uma comédia romântica.

Talvez com saudade dos romances que estrelava nos anos 2000,  Anne Hathaway abraça a protagonista e carrega o filme sem hesitar. Compreendendo os conflitos dessa mulher que também é profissional, mãe, esposa, mas ainda sim ciente de que é um individuo acima de tudo. 

Já  Nicholas Galitzine, já com experiência em mocinhos românticos, encarna com eficiência o astro pop. Ciente de sua real inspiração, Harry Styles, e da fanfic de realização de desejo que precisa atender. A autora Robinne Lee é uma mulher de meia idade que fantasiou em seu livro, uma relação com um astro na casa dos vinte. 

A direção de Michael Showalter é prática. Não traz grandes mudanças do tradicional do gênero, mas usa um tom honesto e genuíno para as interações cotidianas. Enquanto reforça as sensações nos momentos de "pegação" do casal, através de cores, closes e planos detalhes bem pensados, para serem sensuais, sem ferir pudores de quem buscava o romance mais leve. Vale apontar, a protagonista é uma mulher madura, seria bobo apostar na "pureza" de outras comédias românticas que só permitem que o casal divida a cama quando o felizes para sempre chega. Sexo aqui não é tabu. 

Uma Ideia de Você (título genérico, né?!) é uma comédia romântica gostosa de assistir, mas não faz inovações em torno da fórmula do gênero em si. Seu maior mérito está em apontar a hipocrisia em torno do amadurecimento feminino, e as restrições que a sociedade insiste em impor à mulheres após determinada idade. E isso sim, é uma boa novidade!  

Uma Ideia de Você (The Idea of You)
2024 - EUA - 115min
Comédia romântica

Uma Ideia de Você foi lançado diretamente no Prime Video

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem