Sr. & Sra. Smith - 1ª temporada

Acabei de perceber que ano que vem o filme Sr. & Sra. Smith, estrelado por Angelina Jolie e Brad Pitt,  completa vinte anos ano que vem. Logo, não é surpresa que Hollywood decida resgatar o blockbuster. A surpresa é que a série de mesmo nome do Prime Vídeo, pega muito pouco da premissa e constrói algo completamente novo. 

Jon e Jane Smith (Donald Glover e Maya Erskine) são agentes secretos de alto risco, recém reunidos em um casamento falso por sua organização. E conforme as missões ficam mais intensa começam a se envolver, primeiro sexualmente e depois romanticamente. O problema é que nesse ramo confiança, segurança e estabilidade são coisas raras.

Diferente do filme de 2005, onde o casal desconhecia o trabalho de seus parceiros, e isto os colocava em campos opostos de uma batalha, aqui Jon e Jane sabem desde o início a natureza de seu relacionamento. O que o transforma no foco da narrativa. Assistimos essa relação nascer, crescer, entrar em crise, em guerra, e se restabelecer, em meio a missões diversas.

Os diálogos inteligentes, evitam o excesso de exposição, incluem o humor no cotidiano da dupla, e faz graça com os clichês de filmes e séries de espiões. Quebrando arquétipos e expectativas, principalmente na personalidade de seus protagonistas. Jane e Jon não são nada que se esperam de uma mulher asiática e um afro-americano, mesmo quando agentes secretos. Personalidades essas que abrem oportunidades para explorar, e criticar os relacionamentos modernos, nos levando de volta à temática principal do programa, o casal título. 

O que não significa que o roteiro não traga missões interessantes e sequencias de ação. Traz sim, e tem de tudo um pouco, missões de resgate, interrogatório, eliminação, tiroteios, lutas corpo a corpo, explosões e perseguições de carro. Embora os mais exigentes talvez achem as coreografias de ação pouco inspiradas. Particularmente, senti que as sequencias atendiam ao que a história pedia, então tudo bem relevar um chute mal dado, ou uma mira mal feita. 

Tudo isso em episódios que apesar de resolverem em si, também impulsionam a história para frente. Resolvendo a missão da vez, ao mesmo tempo que evolui mais um aspecto na história compartilhada entre Jane e John. E trazendo uma invejável galeria de participações especiais. Paul Dano, Parker Posey, Alexander Skarsgård, John Turturro, Michaela Coel, Ron Perlman, Sarah Paulson e Wagner Moura, estão entre os destaques em cena. 

Mas são Donald Glover e Maya Erskine, quem comandam o show, com uma química tão improvável quando invejável. Rapidinho conquistam nosso interesse e torcida. Além de entregar com naturalidade a mistura de drama, ação e comédia que o roteiro propõe. 

Bastante diferente do filme de origem, mas ainda com breves e acertados acenos a ele, Sr. & Sra. Smith traz um humor bem característico de seu produtor, cocriador e protagonista Donald Glover. Inteligente, ácido, cheio de críticas costuradas à trama e diálogos. O único ponto fraco é o gancho gigantesco ao final. Com o desfecho da dupla em aberto, e sem uma nova temporada confirmada ainda. 

Fiquemos na torcida para que o casamento dos Smith dure mais algumas temporadas. Que a família cresça e se envolva em ainda mais confusões!

Sr. & Sra. Smith tem oito episódios, com cerca de uma hora cada, todos já disponíveis no Prime Video.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem