5 filmes sobre o primeiro amor!

Dia dos namorados chegando, merchandising e cultura pop já inundados de amor, a obrigação de atender as expectativas do amado começa a assustar. Enquanto quem está sozinho, tenta não se sentir de fora da festa. Quando é que o amor ficou complicado?

Que tal diminuir a ansiedade por essa data romântica comercial, com uma maratona de filmes sobre quando o amor era mais simples? É hora de uma lista de "primeiros amores cinematográficos"! E para para ficar ainda mais simples e doce, vou trazer aqui apenas produções que foquem no romance infantil. Aqueles em que os personagens mal tem noção de que estão em um romance, estão apenas vivendo esse amor inocente. 

Meu Primeiro Amor

(My Girl, 1991)

Esse você já sabia que estaria na lista né? Clássico obrigatório da sessão da tarde, acompanha a amizade da voluntariosa Vada (Anna Chlumsky) com o doce e frágil Tomas J. (Macaulay Culkin), durante um verão de mudanças e crescimento. Com final de fazer marmanjo chorar, e uma música tema marcante, foi sucesso garantido. Que lhe rendeu uma sequencia não tão boa. 

My Girl 2, no Brasil ganhou o esquisito título de Meu Primeiro Amor 2! Enquanto você se pergunta porquê simplesmente não deram o título de "Meu Segundo Amor", corre para Netflix, que o original está disponível por lá(na época da publicação deste post).


Vivendo na Eternidade

(Tuck Everlasting, 2002)

O casal mais velho da lista de hoje já é adolescente, ou quase isso. No início do século XX Winnie Foster (Alexis Bledel), é retirada de sua bolha quando encontra Jesse Tuck (Jonathan Jackson), um rapaz com uma condição especial. Prestes a iniciar sua vida (leia-se sair de casa para ser educada como uma dama), o romance a leva a conhecer a si mesma, o amor, e principalmente a questionar o sentido da vida, a mortalidade e a forma como passamos nosso tempo na Terra.

Bem mais complexo que apenas um primeiro amor, consegue ser doce, reflexivo e inspirador. Está disponível no Disney+!


ABC do Amor

(Little Manhattan, 2005)

Gabe (Josh Hutcherson) tem dez anos, e se apaixona pela colega da aula de karatê, Rosemay (Charlotte Ray Rosenberg). Os dois desfrutam da companhia um do outro, passeando pelo pequeno pedaço de Manhattan onde vivem. O garoto completamente ciente de sua paixão, enquanto a menina talvez ainda não tenha alcançado esse estágio da vida. 

Com aquele sentimento de urgência que só a infância (ou a préoadolescência) tem, todo o romance é determinado por um verão fadado à acabar. Não está disponível em nenhum streaming no momento.

 


Ponte para Terabítia

(Bridge to Terabithia, 2007)

Baseado num livro escrito para ajudar o filho da autora a superar a perda de um amigo. Conta o romance inconsciente entre o contido Jess (Josh Hutcherson, sim ele novamente) e a sonhadora Leslie (AnnaSophia Robb). Com imaginação, a menina expande os horizontes do amigo, criando um mundo de maravilhas só deles. 

Outro que faz qualquer marmanjo chorar, explora com intensidade o sentimento de perda, e as marcas que as pessoas com que convivemos deixam na gente. Está disponível na Netflix!


O Primeiro Amor 

(Flipped, 2010)

O mais "diferentão" dessa lista, conta a história de amor entre os vizinhos Juli Baker (Madeline Carroll) e Bryce Loski (Callan McAuliffe), a partir dos pontos de vista individuais de cada um. Alternando entre as linhas narrativas dele e dela, enquanto eles se encontram e desencontram, até que seus sentimentos finalmente entrem em sintonia. 

Ambientada na década de 1960, doce e bastante realista com relação aos sentimentos adolescentes, os medos, inseguranças e até a negação dos sentimentos. É dirigido por Rob Reiner, de Conta Comigo e A Princesa Prometida. Está disponível na HBO Max.

Algum desses filmes te lembra seu primeiro amor? Seu romance juvenil favorito ficou de fora? Deixa aí nos comentários. Depois é só preparar as guloseimas e curtir uma sessão de cinema gostosa, esteja você acompanhado, ou não!

*Os filmes estavam disponíveis nos respectivos streamings na época da publicação deste post. Os títulos podem ter saído ou mudado de plataforma posteriormente. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem