Mistério em Paris

A primeira aventura do casal Spitz, Mistério no Mediterrâneo,  era um típico filme de Adam Sandler. Apesar da inédita (para ele!) temática de mistério, o longa era mais uma coleção de situações absurdas, que inspiram piadas que o ator/comediante explorava e repetia à exaustão. Cansando esta blogueira que vôs escreve ao ponto de nem ganhar uma resenha por aqui. Mas, agradando o público geral o suficiente para se tornar uma franquia da Netflix. E assim chegamos à Mistério em Paris, que para minha surpresa é superior ao original. 

Depois de resolver os múltiplos assassinatos durante suas férias no Mediterrâneo, Nick e Audrey Spitz (Adam Sandler e Jennifer Aniston) resolvem abrir sua própria agência de detetives. Os negócios vão de mal à pior, e o casal decide tirar uma folga e aproveitar o casamento do amigo Maharajah  (Adeel Akhtar). Mas o noivo é sequestrado durante a cerimônia e a dupla se vê dentro de um novo caso. 

Apesar do primeiro parágrafo desse texto, eu não sou o tipo de crítico que abomina o trabalho de Sandler. O estilo de comédia dele não funciona comigo, é verdade, mas eu até gosto das produções que ele faz em parceria com Drew Barrymore e Jennifer Aniston. É como se a presença das coestrelas equilibrasse a comédia repetitiva dele. O que não funcionou na primeira aventura dessa franquia, mas acontece neste novo filme. Não apenas pela divisão de tela com Aniston, mas também pelo excesso de eventos e reviravoltas que o roteiro escolhe abordar. 

Abraçando a falta de habilidade dos protagonistas, e jogando o máximo de pistas e personagens em cena, o roteiro traz dinamismo para a história, além de proporcionar ao público a chance de palpitar e desconfiar de todos. E claro, inúmeras reviravoltas, a maioria previsíveis, mas com um excesso que surpreende. Quando pensamos que acabou, mais uma maluquice muda tudo. Com mais coisa acontecendo, aumentam a diversidade de piadas, evitando a repetição e extensão à exaustão das mesmas situações. Característica marcante do humor Sandler.

A repetição está menor, mas o tom do humor continua o mesmo. Bobo, absurdo, e até infantil e muitos momentos, combinado com uma ação competente, dentro dos absurdos que este mundo propõe. Explosões, perseguições, tiroteios, lutas tem sequencias de ação cômica para todos os gostos.  

Sandler e Aniston continuam a boa parceria, explorando ainda mais a relação de seu casal que se conhece à muito tempo, e bem até demais. Já a produção como um todo segue a qualidade dos filmes da dupla. Nada de figurinos, locações e efeitos excepcionais, mas tudo crível o suficiente dentro desde mundinho proposto por eles. 

O elenco ainda conta com Mark Strong, Mélanie Laurent, John Kani, Jodie Turner-Smith, Kuhoo Verma, Dany Boon e Enrique Arce. Todos engrossando a lista de suspeitos e possíveis vítimas, e abraçando o tom necessário para dar vida as pataquadas em que o roteiro envolve seus personagens. 

É oficial, existe uma franquia de filmes de mistério estrelada por Adam Sandler e Jennifer Aniston para o bem e para o mal. Mistério em Paris vai continuar agradando quem já gostava do primeiro, e se diverte com o humor da dupla em geral. E surpreendentemente, talvez conquiste algum desavisado, que não esperava grande coisa, mas encontrou uma sequencia melhor que a original. O saldo é simples,. é bastante divertido, se for seu tipo de humor!

Mistério em Paris (Murder Mystery 2)
2023 - EUA - 90min
Comédia, Ação

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem